sábado, 22 de novembro de 2014

DEVE-SE INSISTIR NA CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO





Nos últimos anos, tem-se defendido com grande insistência a necessidade de viabilização do antigo  projeto Parque Ecológico de Triunfo, iniciativa capaz de trazer diversos benefícios para  a cidade turística "Oásis do Sertão" e toda sua população urbana e rural, além de visitantes rápidos  e turistas permanentes. Portanto, não se deve desistir de indicar a excelente área dotada de quase toda infraestrutura necessária para um funcionamento satisfatório, que poderá ser transformada em espaço público de grande importância, considerando que:

“Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma forma harmônica, com a finalidade de integrar o homem ao meio ambiente pela valorização da natureza.”

Os Parques Ecológicos são uma das categorias de unidade de conservação no Brasil. O principal objetivo dessa preservação é proteger os recursos naturais e culturais de uma área, preservando fauna, flora, sítios arqueológicos, além de proporcionar oportunidades para visitação pública, lazer, pesquisa e educação ambiental e ecoturismo. No caso dos Parques Nacionais a administração é realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão aliado ao Ministério do Meio Ambiente.

Sem qualquer sombra de dúvidas, existe condições básicas no valoroso setor pertencente ao Convento São Boaventura da Ordem de São Francisco (O.S.F.), devido oferecer qualificado ponto capaz de satisfazer todos, principalmente depois de receber uma série de equipamentos, transformando o setor em pontos de lazer, cultura e esportes. Além da possibilidade de surgir no valorizado trecho, hospedarias ( pousadas, hotéis e albergues) pequenas fábricas ( vassoura,  detergente, sabão, etc..), restaurantes, comércios e serviços oferecidos a todos os frequentadores.

A mobilidade urbana, sem dúvida ganharia importante reforço aliado e possibilitaria abertura de outras vias, tipo: passando pela Avenida Manoel Paiva dos Santos, Bairro Bela Vista concluindo no loteamento do empresário Adeildo  Pereira de Souza .Enfim, seria o empreendimento ao chegar não somente destinado a revitalizar a área quase degradada, mas também para disponibilizar à população um modelo diferenciado de entretenimento, além de convivência agradável, próximo ao belo cartão postal do lugar.

Há vários conterrâneos de caráter ilibado que imaginam o pretendido Jardim Botânico de Triunfo localizado no mesmo terreno particular da entidade religiosa ou nas suas proximidades na Zona Oeste da Cidade, consolidando-se de vez como outra opção atrativa no recanto sertanejo admirável. Esse satisfatório espaço ficaria repleto de frequentadores logo agendando visitas durante os finais de semana, abrindo as portas para visitações escolares e turísticas, a princípio apenas locais.

Toda a população  precisa logo  saber que esse lugar perfeito existe e possui grande valorização natural, cultural, desportiva e de lazer, constituindo-se uma verdadeira reserva ecológica municipal. Depois de receber essa informação precisa, número significativo de pessoas das diversas camadas sociais passariam a  marcar presença e frequentar mantendo perfeito contato e curtindo o meio ambiente. Sabe-se o ambiente ser arborizado com relativa manutenção evitando transformar-se em lugar semi abandonado.

9 comentários:

  1. Chocantes e deprimentes as alegações dos governistas de que esse é um projeto secundário.Será preciso fazer outras alegações para convencê-los?

    ResponderExcluir
  2. DUVIDO MUITO ISSO CHEGA ACONTECER NESSA GESTÃO TAPADA DE VISÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Ponto turístico do nosso Estado entre os conhecidos internacionalmente por isso merece mais abrangente apoio da administração em se tratando de opções de lazer.Essa ideia é ótima.

      Excluir
    3. Cremos não haver mais nada a dizer sobre essa administração trágica de Triunfo quando se nega a ampliar seus espaços de lazer.

      Excluir
  3. Gilberto Menezes de Souza18 de novembro de 2014 às 22:55

    Acompanhando diariamente o jornal, é possível o leitor conhecer as principais razões que tornaram um dos lugares mais disputados para se conhecer e curtir, atraindo mais visitantes.

    ResponderExcluir
  4. Não adianta se apresentar essas sugestões maravilhosas que o amigo Ferraz costumar publicar se o prefeito da cidade não tem a mínima sensibilidade de adotar essas providências citadas que de tão ausente no município, talvez nem conheça esses lugares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Esse conceituado blog está no caminho certo e conseguindo adeptos pela sua qualificação profissional, pois vem de uma origem de garra e pura competência com total independência.jornalística.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!