sábado, 22 de novembro de 2014

DESEJADA INSTALAÇÃO DO HORTO NATURAL OU JARDIM BOTÂNICO








Depois de variados debates ocasionados ao longo dos últimos anos nos finais de semana e feriados - entre alguns triunfenses e também simpatizantes das causas relacionadas, comprometidos, idealistas, preocupados, no futuro e  melhoria do referencial turístico da localidade sertaneja mais destacada - de propósito foi citada a  ideia sugestiva que defende a necessidade urgente de instalar naquele território, diferente e abençoado, em específica área destinada, a criação de um  Horto Natural e  ou Jardim Botânico. Sabendo-se que as políticas de preservação do meio ambiente compreende  a delimitação de áreas, tais como: 
 

Horto Natural - constitui-se uma área de preservação de mata nativa próxima a centros urbanos. Por extensão, horto florestal também passou a designar-se em várias cidades brasileiras nos bairros localizados fora dos perímetros compreendidos das zonas centrais, sendo visivelmente demarcados pelo significativo índice de valorizada arborização.
 

Jardim botânico -  geralmente apresenta um setor  delimitado em meio ao espaço urbano, destinada ao cultivo, manutenção, conservação e divulgação de vegetação (autóctone e exótica), além de empreender pesquisas em Botânica. A maioria é administrada por uma instituição pública ou privada, ou mesmo de capital misto.Nestes espaços, as numerosas espécies e variedades de plantas selvagens e hortícolas cultivadas encontram-se estritamente identificadas e catalogadas.
 

Chegou-se à conclusão que bem poderia a Prefeitura Municipal de Triunfo aproveitar o clima satisfatório atual que vive o Estado, o  País e o Mundo -  procurando investir nos parques urbanos que possibilitem a utilização com limitado investimento financeiro. Nada melhor que estudar a interessante possibilidade e realizar uma antigo sonho triunfense, pretendido por muitos e reivindicado pela grande maioria de pessoas esclarecidas que visitam o "Oásis do Sertão" e terminam incomodados pela falta da sonhada e citada opção.

 
Entende-se que caso existisse algum interesse por parte dos administradores municipais e utilizados os procedimentos típicos para construir o atrativo representativo do meio-ambiente, sem sombra de dúvidas,  dentro de pouco tempo esse desejado projeto que visa instalar no ambiente saudável triunfense um Horto ou Jardim, poderia ser aberto ao público beneficiando habitantes, visitantes e turistas com tema relacionado. Tudo isso sem necessitar grande custo financeiro, mas  com previsão de sucesso.

5 comentários:

  1. Defendo desenvolver em todos educandários existentes no município maior interesse pela disciplina relacionada ao meio-ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei a razão do prefeito criar alguns obstáculos que terminam por obstruir a qualidade de vida da população.Caberia à Prefeitura resolvê-los.

      Excluir
  2. Para o leitor se sentir nas nuvens, basta logo cedo ter acesso a este jornal, que praticamente definiu como plano de ação trabalhar para transformar experiências aplicadas em outras localidades conquistando melhorias. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. CABE AO PREFEITO DECIDIR COMO ESSA INSTALAÇÃO SERÁ FEITA. PORQUE O TERRENO PRONTO JÁ EXISTE, DOADO PELOS FAMILIARES DO SENHOR MANOEL GASTÃO. SE VER QUE NÃO VAI DAR CONTA, ENTREGUE AO SESC, QUE É A SALVAÇÃO DA CIDADE, É BEM MELHOR.

    ResponderExcluir
  4. Ai que lindo, preciso fazer este passeio!!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!