quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CELEBRAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (20/11), PELOS ARTISTAS BRASILEIROS

No dia 20 de novembro comemora-se em 1004 cidades brasileiras o Dia da Consciência Negra. O feriado ainda não é unanimidade entre os estados brasileiros. Há locais como o Acre, o Ceará e o Distrito Federal, em que a data não é comemorada oficialmente. O dia 20 de novembro foi escolhido por marcar a morte de Zumbi, último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Comemorada há 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional, e só em 2011 foi instituída uma lei em que transforma o dia 20 de novembro, oficialmente, em dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra.


Para algumas pessoas, o feriado é mais um no calendário anual brasileiro lotado de datas comemorativas. Para outras, principalmente para o movimento negro, é dia para celebrar o orgulho negro e combater o racismo.

Vinícius Romão posa na Lapa, Rio (Foto: Roberto Teixeira/EGO)

Quem viveu a experiência do racismo na pele foi Vínicius Romão. O ator foi preso em fevereiro deste ano acusado de ter agredido e assaltado uma mulher no Méier, Zona Norte do Rio. Cerca de duas semanas depois, a copeira que acusou Vinícius afirmou em novo depoimento que se enganou ao fazer o reconhecimento do ator como o suposto ladrão. Vinícius foi solto. Mas sua vida nunca mais foi a mesma.


ATORES QUE VENCERAM O PRECONCEITO



Com 19 anos de carreira, Taís Araújo se tornou uma estrela do primeiro time há uma década quando foi protagonista de "Da Cor do Pecado" (2004). Com o papel principal em uma novela global, a atriz quebrou um tabu: nunca antes uma negra havia estrelado um folhetim no canal carioca. Antes da produção de João Emanuel Carneiro, somente uma outra novela havia escalado uma atriz negra para o papel principal: "Xica da Silva". A trama exibida pela Manchete em 1996 cantava a famosa história da escrava que virou rainha e também foi protagonizada por Taís


 
Coincidentemente, o ator negro de maior sucesso no país, atualmente, é marido de Taís Araújo. Lázaro Ramos já estrelou dois seriados, "Sexo Frágil" (2004) e "Ó Paí Ó" (2008); protagonizou duas novelas, "Cobras e Lagartos" (2006) e "Lado a Lado" (2012); e interpretou personagens importantes nas outras três tramas que participou, "Duas Caras" (2007), "Geração Brasil" (2014) e "Insensato Coração" (2011). Nessa última, o ator foi surpreendido pela rejeição do público pelo fato de seu personagem ser um conquistador pelo simples fato dele ser negro. Caso de racismo, claro!
Camila Pitanga fazia parte do primeiro núcleo de negros não-esteriotipados em uma novela. Em "A Próxima Vítima" (1995), a atriz contracenava com Zezé Motta, Antônio Pitanga, Norton Nascimento e Lui Mendes. A família Noronha fazia parte do núcleo rico do folhetim de Sílvio de Abreu. Após conquistar o Brasil como a vilã Bebel de "Paraíso Tropical", Camila se prepara para viver a terceira protagonista de sua carreia. Em março, a atriz repetirá a parceria com os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares em "Babilônia"
 
Com oito novelas e três seriados no currículo, Aílton Graça coleciona tipos bem diferentes em sua carreira. Já foi presidiário, delegado, surfista, pescador, dançarino, trambiqueiro, dono de bar, vilão misterioso... Atualmente, o ator bate ponto vivendo um homossexual para lá de carismático em "Império". Xana Summer é mais um sucesso de Graça!
 
Desde quando surgiu em "Esperança" (2002), Sheron Menezzes tem feito uma novela por ano. A atriz bateu ponto em sucessos como "Celebridades" (2003), "Duas Caras" (2007), "Caras e Bocas" (2009) e "Lado a Lado" (2012). Em 2015, a musa viverá uma advogada rica que se apaixona por um rapaz branco que mora em uma favela em "Babilônia"

Fazendo bonito na "Dança dos Famosos", Marcello Mello é um dos favoritos a faturar o título de campeão do quadro do "Domingão do Faustão" e vem despontando como novo galã global. Cria do "Nós do Morro", o ator tem sete novelas no currículo e roubou a cena como o Jairo de "Em Família". Em um folhetim repleto de erros, o ator se destacou como um dos poucos pontos positivos da última novela de Manoel Carlos. Em 2015, é mais um nome confirmado no elenco de "Babilônia"

Juliana Alves começou a carreira como bailarina do Faustão e teve uma passagem inexpressiva pelo "Big Brother Brasil 3". Após o reality, se dedicou a carreira de atriz e se deu bem. Com quatro novelas no currículo, a Rainha de Bateria da Unidos da Tijuca terá sua grande chance de estourar em 2015. A atriz foi escalada para viver a rival da mocinha de "Babilônia", próxima novela das 21h
Rafael Zulu estreou na TV como um mergulhador em "Prova de Amor" (2004), na Record. Na emissora paulista, o ator bateu ponto em "Os Mutantes" (2009) e "Balacobaco" (2012). Na Globo, Zulu fez parte do elenco de "Sete Pecados" (2007), "Caras e Bocas" (2009), "Ti Ti Ti" (2010), "Fina Estampa" (2011) e "Em Família" (2014). Atualmente, o bonitão pode ser visto em "Sexo e as Nega"


Entre os atores mirins, J.P. Rufino é um dos destaques. Revelado em "Além do Horizonte", o menino foi incluídos em todas as listas de melhores do ano entre as crianças e retornou ao ar em "Alto Astral", seis meses após o fim da problemática novela das 19h .

Isabel Fillardis e filhos (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

Isabel Fillardis 
"Esse é um dia em que a gente tem que comemorar os avanços e vitórias, independente de ainda não estarmos satisfeitos. Hoje temos algumas manifestações estereotipadas do preconceito, é inademissível saber que ainda hoje uma pessoa não quer contratar uma outra para determinado emprego por ser negra. Como a pessoa não enxerga tua capacidade mas vê a cor da sua pele? As pessoas acham que o negro não é capaz. Em 2014 ainda convivemos com o preconceito e intolerância, apesar disso, tivemos avanços em aspectos políticos, sociais e temos que comemorar. É dificil ser negra no Brasil, mas difícil ainda é o fato de ser mulher. A mulher negra ainda fica atrás do homem negro. Se você é artista, piorou, porque a batalha é louca, temos que matar um leão por dia".

Thiaguinho se apresenta em São Paulo (Foto: Thiago Duran/ Ag. News)
Thiaguinho (cantor)"Acho importantíssimo o Dia da Consciência Negra. Até pra lembrar o sofrimento dos negros ao longo da historia do Brasil, desde a época da colonização do país, e a importância do nosso povo negro para a construção desse Brasil. No mundo artístico o negro sempre teve seu destaque...E continua tendo! O talento vem no sangue. Culturalmente, crescemos com muita arte ao redor. Acredito que cada dia mais o negro ocupa posições melhores na sociedade, mas ainda está muito longe do que sonhamos! Precisamos de muito mais oportunidades pra mostrar nosso valor.  Todo negro no Brasil já sofreu preconceito e ainda continua sofrendo. Mas nunca fui impedido de realizar algo por isso".
Tati Quebra Barraco (Foto: Reprodução/Instagram)
Tati Quebra Barraco (funkeira)"Eu nasci assim, tenho muito orgulho da minha cor. Só de ser reconhecida e respeitada, não só no Brasil como no mundo já é um orgulho e um privilégio. Acho que o racismo sempre vai existir, todo dia a gente sofre preconceito. Acho que devem existir leis mais severas não só contra o racismo, mas contra todos os tipos de preconceito. Vou comemorar o dia da consciência negra com os meus amigos reunidos e uma bela de uma feijoada"
Fonte: MSN/Estadão;  G1 RJ

 

3 comentários:

  1. O negro passou a ser visto neste País com outros olhos, bem diferente de antigamente quando servia apenas como escravo e depois elemento social discriminado, só tendo valor aqueles que apesar da pele escura, possuíam recursos financeiros e posição social.Mas essa não foi atitude liberal do PT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Parabéns para tdos principalmente a tda minha família que faz parte dessa geração que tenho orgulho

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!