quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PRINCESA ISABEL PB - PARABÉNS!

Praça Epitácio Pessoa - Princesa Isabel, a Redendora

Bandeira símbolo cívico de Princesa Isabel

Grupo Cultura Abolição
 
A pequena cidade que se tornou território livre em 1930, hoje completa 93 anos de emancipação política. Nossa querida Princesa, continua sendo destaque quando se fala em história política da PB, destacando-se curiosamente como único município brasileiro a proclamar, em meio a uma revolta, sua própria república – a República de Princesa.
A história de Princesa é marcada por violentos conflitos de repercussão nacional, que impulsionaram o movimento armado de 1930, pelo audacioso e incessante desejo de tornar-se um “Território Livre”.
A cidade, que comemora hoje os 93 anos de aniversário de Emancipação Política, é considerada uma das principais fontes de contribuição histórica e cultural da Paraíba, revelando-se como uma das mais belas vistas do Sertão do Estado, pelas inúmeras belezas naturais que a compõe.
A sua beleza arquitetônica sobrevivente até hoje também chama atenção. O município teve origens no início do século XVIII, em um local conhecido como “Lagoa da Perdição”, onde Dona Natália do Espírito Santo, ao construir a primeira fazenda de criação de gado da região, tornou-se fundadora da cidade.
Mas, o fato é que a fundação só ocorreu mesmo em 1859, quando seguindo as normas tradicionais da colonização portuguesa, que sempre começava com a edificação de uma cruz, o Padre Francisco Tavares Arcoverde construiu a capelinha de Nossa Senhora do Bom Conselho, dando origem ao seu primeiro nome – Bom Conselho, e cuja Santa ainda permanece como padroeira. Em 1875, o arraial, também chamado de “Fazenda de Dona Natália”, foi elevado à categoria de Freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Em 1883, tornou-se comarca, e finalmente em 1921, num intervalo de sessenta e dois anos desde sua fundação, Princesa atingiu o último degrau de sua ascensão administrativa, tornando-se cidade e se preparando politicamente para, em poucos anos, entrar para a história.
A Lei nº 540, de 18 de novembro de 1921, elevou a Vila de Princeza à categoria de cidade, em seguida, por Decreto-Lei nº 1164, de 15 de novembro de 1938, o Município e a Comarca passaram a denominar-se PRINCESA ISABEL.
Assim como entoa o hino, Princesa sempre foi e será terra de grande destino. Parabéns Princesa Isabel e Parabéns Princesenses.

MENSAGEM DO PREFEITO


Alegro-me com vocês nesta data festiva, 18 de novembro, em que Princesa Isabel completa mais um Aniversário de Emancipação Política e, como Prefeito Municipal, gostaria de parabenizar o Princesense, povo que, com seu trabalho diário, constrói todo dia um município, uma cidade melhor.
Muitos aqui nasceram outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade, em busca do bem estar comum. Temos orgulho de ser Princesense, de pertencer a esta cidade, de testemunhar formação de famílias e ver crescer seus filhos.
Desejo um Feliz Aniversário a nossa querida Princesa! Manifesto aqui primeiramente o orgulho que sinto de ser filho desta terra, a qual por nada trocaria, onde contribuo com o meu trabalho para fazer desta cidade um lugar ainda melhor para se viver. São anos dedicados a esta cidade e sinto imensurável orgulho de suas belezas, histórias incomparáveis e localização geográfica privilegiada.
Princesa é, acima de tudo, um lugar de gente de bem, acolhedora, amiga.
Feliz aniversário, querida Princesa Isabel
 
Prefeito Domingos Sávio Maximiano Roberto
 
 
Fonte: Blog Sabrina Barbosa
 

2 comentários:

  1. O vizinho município paraibano de Princesa Isabel está comemorando 93 anos hoje, a todos filhos dessa histórica terra parabenizamos pela magna data. Feliz aniversário!!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS Á CIDADE E AO POVO DE PRINCESA ISABEL. FELICIDADES!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!