sexta-feira, 31 de outubro de 2014

"VOCÊ TEM DÍVIDAS? LIVRE-SE DELAS." - POR GUSTAVO MAIA

VOCÊ TEM DÍVIDAS? ENTENDA O PORQUÊ E LIVRE-SE DELAS.  PARTE I- DIAGNÓSTICO.





Por Eduardo Armbrust

Nossos leitores pediram e nós atendemos.  As dívidas são reflexos de gastos realizados no passado, sem a contrapartida de receita própria para quitá-las. 
Esses gastos podem ser emergenciais, portanto, pontuais, ou na grande maioridade relacionadas ao consumo para manter o padrão de vida.   Quem tem dívidas,principalmente fora de controle, acaba tendo problemas no trabalho, na família e na saúde.

Se o planejamento financeiro familiar pode ser comparado à rotina de atividades saudáveis e à dieta alimentar da família, associo as dívidas à gordura de nosso corpo. Podemos viver perfeitamente sem elas, mas um pouquinho de gordura não faz mal a ninguém; pelo contrário, é até sinal de que aqueles menos enxutos vivem uma vida mais indulgente e prazerosa.

Entretanto, o excesso de gorduras não indica maior nível de satisfação, mas sim de problemas. A obesidade financeira, se não diagnosticada e controlada a tempo, certamente resulta em sofrimento, seja na convivência com ela, seja na tentativa de eliminá-la.

O desafio maior não está em perceber quando passamos do limite, mas sim em agir e corrigir o problema. O uso do crédito passa a ser nocivo quando consideramos difícil ou desgastante honrar os compromissos assumidos no passado ou quando passamos a recorrer frequentemente a pequenas ajudas financeiras para manter as contas em dia. Se nossas contas já não estão em dia há muito tempo, a situação é considerada gravíssima.”  (Gustavo Cerbasi.)

A pesquisa nacional da CNC (Confederação Nacional do Comércio) aponta que 63,1% dos consumidores têm alguma dívida, as modalidades que concentram o maior número são respectivamente: Cartão de crédito; Carnês de Lojas; Financiamento de carro e Crédito pessoal. 
 
Recentes estudos do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que 60% das famílias que limpam o seu nome, voltam a situação de inadimplentes em um ano, o que podemos concluir que é claramente uma questão de comportamento.
 
Provável Causa:
 
O problema ocorre quando temos muitas dívidas de curto prazo, ou seja, vencem nos próximos meses, pois além de serem as mais caras, provavelmente não estão encaixadas no seu orçamento mensal.   
Já existem também no mercado as pessoas que acumularam vários consignados, e o somatório das prestações, mais as dívidas de curto prazo, mais a manutenção do mês, não conseguem serem pagas com a renda que essa pessoa ou a família recebe, e será muito difícil sair desse tipo de situação sem o esforço e comprometimento.
 
Esse desequilíbrio mostra a falta de planejamento, que ao longo do tempo foi acostumado a usar os instrumentos financeiros de forma errada, apoiando-se num crédito aqui e ali, e por não fazer o orçamento mensal, ou pelo menos um controle dos gastos, acabou utilizando o crédito do cartão ou do cheque especial para cobrir o que faltava de renda, mais para frente vem um crédito pessoal ou um consignado para cobrir o cartão de crédito ou cheque especial.
 
Com a cobertura do cheque especial e do cartão de crédito vem a sensação de que está tudo resolvido, daí abre espaço para começar tudo de novo, e já no primeiro mês utiliza algum cartão de crédito ou cheque especial novamente, e esse ciclo um dia leva essa pessoa ao super endividamento, ou até mesmo a falência.
 
Se o que está escrito acima é verdade para você, provavelmente seu padrão de consumo está acima da sua renda, por você estar enfrentando alguns dos cenários abaixo:
 
Sua renda encolheu, e você continuou gastando (ou aumentou) o que sempre gastou.
Sua renda permaneceu constante, porém seus gastos aumentaram
Sua renda cresceu, porém seus gastos cresceram mais ainda.
 
Existem dois grandes desafios para se livrar das dívidas e poder dormir sem pesadelo:
 
Equacionar a sua dívida para que ela fique sob controle, dentro do seu orçamento e com prazo definido para acabar.
Não gerar novas dívidas principalmente as de curto-prazo, como cartão de crédito e cheque especial, e esse será o maior e mais difícil dos desafios, visto que requer mudança de hábito financeiro, o que não ocorre da noite para o dia.

Para saber mais sobre finanças, acesse o site do Viver Planejamento e Finanças Familiar ou conheça os serviços da consultoria aqui.


7 comentários:

  1. Antonio Siqueira Lopes31 de outubro de 2014 às 20:32

    Tenho dúvidas sim, de como funciona tudo isso. O que vocês podem resolver em termos de orientação para quem está carregado de dívidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Antonio, boa noite. Você pode encontrar no link abaixo a continuação do artigo onde detalhamos melhor o que fazer para se livrar das dívidas.

    http://www.viverfinancas.com/#!VOCÊ-TEM-DÍVIDAS-ENTENDA-O-PORQUÊ-E-LIVRESE-DELAS-PARTE-II-O-QUE-FAZER/c1m0/6CF5A1E2-D895-41D7-8019-BF55A51CA602

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite que essa empresa faz milagre...

      Excluir
    2. Desde que seja uma empresa gabaritada e seu representantes identificados não vejo motivo para maiores cuidados especiais. Ninguém é obrigado a entrar de cabeça em todas as propostas que surgem na internet.

      Excluir
    3. QUEM TEM MEDO DE C.... NÃO COME....KKKKKK

      Excluir
  3. Desconfio das bondades que surgem na internet para atrair pessoas desinformadas e que se envolvem com esses tipos de propaganda.Quem quiser que acredite nisso.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!