sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PREOCUPAÇÃO COM A NATUREZA É MUITO POUCA





Em Triunfo, a paisagem urbana se torna cada vez menor arborizada e mais cercada de  cimento, tijolo, concreto, por isso defende-se a instalação de um Jardim Botânico no espaço junto à Ponte Manoel Gastão Cardoso, que foi doado pela família para a Prefeitura Municipal, podendo apresentar uma outra lógica de convivência com a natureza, onde crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de todas as idades  seriam convidados para uma  série de atividades lúdicas gratuitas. Além  de contribuir com a preservação da natureza.

Tudo dentro de um programa municipal que poderia ser criado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Nesse setor devendo ser lançado o ciclo temático de um programa a ser desenvolvido ao longo do ano que tenha a finalidade de abordar temas como: verde urbano, resíduos sólidos, água potável,  brincadeiras diversas,  biodiversidade, por meio de trilhas e orientações básicas outras, sempre com o intuito de salientar a importância da flora visando garantir o equilíbrio de vida para o planeta. Algo  da máxima  importância.

A melhoria na qualidade de vida do habitantes e o aumento dos atrativos para visitantes e turistas seria inegável, conforme  estatísticas realizadas pelos informativos locais Blog Opinião Triunfo e jornais A Verdade Escrita e Opinião, diminuindo considerável risco desses pontos serem transformados em loteamento particular - como  transformado foi parte do sítio do Convento São Boaventura, onde defendia-se outra opção (depois de perder o terreno público estadual do IPA para doações eleitoreiras) para o Parque de Eventos.

19 comentários:

  1. O respeito à natureza é um esforço cada vez mais necessário para melhorar a qualidade de vida de todos no espaço urbano ameaçado triunfense. Parabenizo o movimento que realizam favorável ao patrimônio ambiental da cidade. É notável o histórico de luta pela urbanização e contrário a depredação, exigindo cuidados permanentes pelo poder público e da comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edvaldo Rodrigues Filho22 de outubro de 2014 às 08:44

      É sempre inadmissível toda corrupção, feita por qualquer um, venha de que lado vier, é absolutamente de pasmar a corrupção praticada por partido que fazia justamente da denúncia e da luta contra ela uma de suas principais bandeiras. A pregação ética do PT, que encantou tanta gente, foi completamente renegada, não digo por todos os petistas, mas por parte substancial deles ( e parte altamente posicionada). Tanto que muitos dos melhores quadros do PT, enojados, se retiraram. Praticarem a corrupção mais verberavam contra ela é contradição que desmoraliza qualquer campanha.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Nunca será demais lembrar a luta heroica de vocês em defesa do açude desde seu registro histórico de tempos muto remotos, até a campanha através de matérias e protestos para impedir que ela fosse aterrada no começo dos anos 80 que terminou por reconhecido trabalho de recuperação pelo governo do Estado e prefeitura de Triunfo com ajuda de municípios vizinhos.

      Excluir
    4. AS ÁRVORES PLANTADAS NO TEMPO DO PREFEITO JÚLIO RAMOS NÃO EXISTEM MAIS, CORTARAM TUDO COM A DESCULPA QUE ESTAVAM ESTRAGANDO AS CALÇADAS.

      Excluir
    5. A preocupação não é muito pouca não, é nenhuma se você quer saber.

      Excluir
    6. O que vale é dinheiro. Isso que vocês pregam é em vão, não rende qualquer voto na eleição. Deixem de ser inocentes e deixem de ficar imaginando em conscientizar um povo que não quer nada com nada,somente se dar bem.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Maria das Graças Menezes22 de outubro de 2014 às 08:36

    A atuação do jornal chama mais atenção pela recorrência do problema e da solução que tanto insistem, como a ação voltada, tendo como cenário o Lago João Barbosa, um patrimônio destacado de Triunfo, onde as pessoas jogam lixo onde não deveriam despejar e vocês como defensores mostram a importância da conscientização ambiental e o problema parece mais jogado pra um futuro próximo devido a falta de punição da administração municipal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lição ecológica deve estar presente em todos os currículos escolares e nas ruas. Em torno do lago deveriam ser providenciadas ecológicas, apresentações artísticas, plantação de mudas, limpeza correta, deixando a certeza de que é preciso tudo isso e muito mais, como eliminar o despejo de esgotos.

      Excluir
    2. Maria José Bezerra da Silva22 de outubro de 2014 às 09:32

      É lamentável a constatação de que problemas crônicos persistem, no corte das árvores plantadas nas calçadas, deve haver uma determinação da gestão administrativa para permanecer viva a consciência cidadã que pode ser aprimorada a ponto de atitudes necessária que devem representar educação.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Acho que deve ser preservado sim, mas mesmo assim Triunfo ainda possui algum verde.

      Excluir
    5. Em torno do açude mesmo não existe nenhuma, antigamente era todo arborizado com lindas castanholas que fazia uma sombra agradável. Por que não voltarem a plantar árvores naquele lugar?

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Adilson Alves Albuquerque22 de outubro de 2014 às 09:11

    Sempre será importante, porém, destacar ações igual a que tem sido realizada como sinais de que é possível, sim, contar com o exercício da cidadania como demonstram alguns moradores do Bairro Guanabara com vistas à preservação do açude público. No curso do trabalho em defesa desse lugar de destaque devem ser repetidos testemunhos de que se trata de uma ação a ser repetida sem cansaço, para que se instale um novo modo de pensar a natureza no diálogo e no exemplo que envolva crianças desde cedo, despertando nelas, inclusive, a tristeza e a indignação por ver acumular poluição naquele atrativo turístico.Nada de novo, mas que nunca pode ser considerado superado, pelo valor pedagógico, pela importância que exerce cada vez mais a consciência de que os recursos são escassos e o ambiente em que vivemos é o grande lar coletivo, para qual se devem voltar as atenções e a luta de conservação..

    ResponderExcluir
  4. A verdadeira degradação com o meio ambiente no município é uma constante. Não é somente o desmatamento desordenado, o assoreamento dos riachos que trazem água para o Lago Principal da cidade, dos esgoto que é derramado nos riachos e que por sua vez, polui desastradamente o cartão postal da cidade.Os mais diversos absurdos continuam a acontecer no município. PSF sem médicos, Unidade Mista Felinto Wanderley com a falta de médicos plantonistas,construções sem alvará bem nas barbas da prefeitura, ilegalidade de posse em área pertencente ao Estado e que seria para a ampliação do hospital, professores que recebem abaixo do teto, as tradicionais festas acabando, etc...Sabe-se o quão é devastador um governo sem projeto, sem iniciativa abarrotado de denúncias e de Ações Civis Públicas. O desordenamento vem bem antes do que se imagina e a cumplicidade de tantos que defendem a tacanhez destes que lamentavelmente se julgam donos da cidade é ainda muito mais nociva quanto se pensava. Triunfo está afogado em um mar de perseguição, de abuso de autoridade, de devaneios e de uma cúpula que vive a sugar dos cofres públicos com os velhos cargos comissionados e que não aparecem para trabalhar. Não é utopia, não é loucura, é o desrespeito que toma conta do velho torrão que outrora era conhecida como um paraíso. Como podemos chamar um paraíso infectado com uma verdadeira praga que fazem os munícipes assistirem a derrocada, o caos? Intrigante e porque não dizer avassaladora forma de dominar uma cidade, seus humildes habitantes com a falta de posicionamento, de ações que beneficiem a toda a população e não um camada da elite que usufruem de vantagens do protecionismo através desses famigerados cargos comissionados em detrimento ao funcionalismo público que não é valorizado como deveria. Pena, poderíamos estar em outro patamar, servindo de exemplo como tantas outras cidades potencialmente reconhecidas turisticamente. O que fazer se até mesmo o turismo na cidade está a cada dia ameaçada de tornar-se vazia, sem histórias porque ela, a história da cidade, está sendo escrita ultimamente com todas as aberrações que todos assistem e que, talvez por medo de serem perseguidos, calam-se e concomitantemente passam a serem partícipes deste mal. Talvez as próximas eleições possam definir uma outra trajetória de crescimento se o povo, o munícipe acorde e expurguem de uma vez por todas os cruéis poderosos do poder e passem a ser o poder. O povo é o poder e somente ele pode mudar esse episódio triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala quem entende do problema , ele defende na justiça lula baião e o irmão etinho que invadiram terreno público e construíram duas mansões sobre o riacho da maternidade. é a oposição de triunfo

      Excluir
  5. É só provar o que diz, Sra. Fátima Souza. O que a senhora comenta é a mais pura mentira. Nunca defendi quem quer que seja com relação a este episódio vergonhoso que é esta ação de reintegração de posse que foi distribuída no ano de 1990. Nunca defendi esta prática e a senhora levianamente aduz que estou advogando em favor de qualquer que seja o invasor. Muito pelo contrário, faço denúncias constantes acerca disso e continuarei fazendo. Seja quem quer que seja a pessoa que esteja na área irregularmente, eu não defendo. Portanto, Sra. prime pela verdade e não faça acusações falsas, impertinentes e sem fundamento.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!