sexta-feira, 31 de outubro de 2014

NOSSA ARQUITETURA NEOCLÁSSICA EM CONSTANTE AMEAÇA








Triunfo possui uma arquitetura que, mesmo infelizmente não sendo inteiramente percebida pela alheia e omissa parte da  população,  iludida com o superficial modernismo, tem uma grande riqueza histórica de  enorme relevância cultural. Por isso mesmo, quem estiver ocupando a administração pública municipal precisa ter como missão defender justamente essa parte da nossa história e apontar a influência do passado na paisagem urbana atual.
 
Observando nos  logradouros triunfenses é possível identificar,  ruas, avenidas, praças, travessas, prédios antigos com estilos neoclássicos demonstrando a importância do patrimônio. Há obras pioneiras, de relevância nacional, temos um riquíssimo acervo ainda não reconhecido, algumas já destruídas, outras em precário estado de conservação. Mas há ainda o que preservar. Precisamos  urgentemente de várias ações efetivas de conservação.

Essa produção é muito relevante pois coincide com os anos de glória do modernismo nacional. É uma obra arquitetônica com grande qualidade artística que precisa ser reconhecida pela historiografia pernambucana. Embora alguns trechos da cidade demonstrem claramente que hoje pelas óbvias transformações realizadas, nas fachadas, arabescos, janelas, terraços, jardins; ressaltam uma preocupação de chegar a ser secundarizada pelos técnicos especializados, perdendo o encanto.

14 comentários:

  1. Luiz Carlos Nogueira8 de outubro de 2014 às 10:13

    Ainda bem que pode-se contar com esse jornal na defesa do patrimônio de Triunfo que está na verdade muito ameaçado pelo desprezo recebido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Ivanildo José da Silva8 de outubro de 2014 às 13:19

      Estão destruindo a beleza arquitetônica da cidade em ritmo acelerado. Quando alguém tomará as providências?

      Excluir
    3. Onde se encontra o advogado Williams Terto para questionar essa falta de respeito com a cidade de Triunfo?

      Excluir
    4. Sra. Ana Lúcia, diante de tantos absurdos cometidos contra o patrimônio histórico da cidade, fiz a denuncia ao Ministério Público, juntei fotos e aguardo o posicionamento do MP acerca de todas as construções ilegais que acontece na cidade, principalmente quando umas favorecem a muitos aliados deste governo em detrimento as outras pessoas que estiveram contra o governo durante esses anos. Creio ser muito difícil lutar contra os poderosos que se dizem ser donos da cidade e principalmente com relação ao judiciário que está apenas com um juiz que está acumulando a Vara Única e o Termo que é Santa Cruz da Baixa Verde. Existem processos movidos pelo próprio Ministério Público contra o gestor em Ação Civil Pública desde o ano de 2007 e mais outros que se seguiram e que até hoje não se tem uma resolução. O engraçado é que pelo que vemos através da mídia onde se diz que os escândalos da Petrobras não correm em segredo de justiça, tenhamos um processo desde o ano de 2007 que não tramitava em segredo de justiça e que depois da ouvida das testemunhas, passou a tramitar em segredo de justiça. O povo triunfense, a sociedade, tem direito de saber como estão as coisas, como está o processo e porque até a data de hoje, após dois anos depois da ouvida das testemunhas não há ainda um veredicto. Parece incrível que somente aqui em Triunfo as coisas aconteçam desta forma. O processo é de interesse público, jamais deveria tramitar em segredo de justiça. Para se ter uma ideia, mesmo depois da audiência que aconteceu durante a campanha eleitoral de 2012, podia-se com o número do processo, ter acesso aos despachos o que agora é impossível e não se sabe porque. O povo Triunfense tem que fazer a sua parte, tem que protestar acerca de tantos desmandos, de tanta aberração não somente quanto ao patrimônio histórico mas de muitas outras questões desta gestão. Sou severamente criticado por anônimos que sem fundamentação, sem argumento legal, vivem a querer denegrir a minha imagem e a de minha família que não tem nada a ver com o meu posicionamento. Continuo na luta por uma Triunfo melhor, por uma justa administração que não favoreça somente os seus comissionados ou aliados que usufruem da máquina administrativa. Se não houvesse erro, não haveriam processos promovidos pelo Ministério Público, não acha? Vou continuar com o meu posicionamento e com as minhas declarações de indignação contra esta administração ineficiente, completamente perdida, cheia de vícios e de ranço.

      Excluir
    5. Parabéns Dr Terto , o senhor faz a diferença nessa terra de cego, é o nosso rei e representante maior. Povo covarde...

      Excluir
    6. Os prédios mostrados são pertencentes a um dos possíveis candidatos nas próximas eleições. Dá para acreditar num pessoal desse que somente enxerga o umbigo e se junta somente para tirar proveito?

      Excluir
  2. A prefeitura mantém procedimentos diferentes para cada um dos proprietários, Alguns fazem e desfazem e ela nem liga; outros por qualquer mudança realizada são ameaçados de punição.

    ResponderExcluir
  3. É oportuno e inadiável a institucionalização de um "Conselho de Cultura Triunfense" composto de conterrâneos cultos, voluntários, comprometidos e isentos de política para, no mínimo, cadastrar e fotografar o que resta de uma arquitetura típica, que faz Triunfo diferente do comum. Um cadastro, a qualquer tempo pode gerar uma publicação, um livro ilustrado onde será perpetuada não somente a imagem dos prédios , mas principalmente a história: Quem construiu? Quando? Quem ali morou? Para tanto um projeto precisa ser elaborado e apresentado às entidades que financiam cultura. Podemos fazer muita coisa sem o dinheiro da prefeitura. Podemos fazer muita coisa, até sem dinheiro. Vamos fazer alguma coisa além de cobrar dos outros. Louvemos a ação do Carlos Ferraz, que destaca o que precisa ser feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o senhor Antonio Timóteo Sobrinho na sua explanação, os triunfenses interessados como Williams Terto, Carlos Ferraz, Ana Lúcia Silva, Ivanildo José da Silva, Manoel Gomes Silva, Val Araújo, Luiz Carlos Nogueira,etc.., devem participar mais fazendo cobranças sensatas para preservação desse patrimônio semi-destruído.

      Excluir
    2. O doutor advogado Terto é um herói nessa terra sem lei

      Excluir
  4. O descaso em relação ao Lago João Barbosa já é uma constante e muitas publicações já foram feitas neste conceituado blog e até o momento nada foi feito. Muitas denúncias foram feitas como aquela que deixou o povo embasbacado com a morte de inúmeros peixes e patos. A poluição é visível e não se trata apenas desses banheiros químicos, esgotos são derramados constantemente no lago e por construções irregulares. A conscientização de preservação deste patrimônio deveria primeiro passar pelo crivo da gestão que é completamente irresponsável por deixar que detritos de construções irregulares e esses citados banheiros fedorentos continue a poluir ainda mais o cartão postal da cidade. É vergonhoso que as autoridades, os vereadores e a própria população que quando se cala passa a ser conivente com a situação, permitam tamanho absurdo. Até quando vamos conviver com o descaso, com a inércia, com a falta de respeito não somente para com os munícipes mas com todo o turista que vem para a cidade? Resposta: Libertar Triunfo dos malfeitores!

    ResponderExcluir
  5. Cristóvão Montalvão19 de outubro de 2014 às 20:31

    "É de grande contribuição social o informativo Blog Opinião Triunfo. Questiona as ações públicas, cobra providências, propõe alternativas...uns instrumento e tanto. Fora os "babados" que ele conta...kkk...abração Carlos Ferraz!!!"

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!