quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DIA DOS PROFESSORES É CELEBRADO COM "DOODLE DE GOOGLE", ENTENDA A DATA

 Dia dos Professores é celebrado com Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)
O Dia dos Professores, data comemorada no Brasil nesta quarta-feira (15), recebe homenagem em Doodle do Google. A arte na página inicial do buscador traz seis disciplinas escolares, representadas por uma letra cada. A data de 15 outubro, Dia do Professor, é comemorada no Brasil desde 1947, mas sua origem se deu ainda no período de Império do Brasil. Conheça a história e veja dicas de apps.

A comemoração começou no ano de 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, criou o Ensino Elementar, decretando que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas "Escolas de primeiras letras". Em tal decreto, o Imperador defendia a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e como professores deveriam ser contratados.
Já a data, 15 de outubro, foi escolhida por influência da Igreja Católica. No mesmo dia celebra-se Santa Teresa de Ávila, religiosa e escritora espanhola, Padroeira dos Professores.
A primeira comemoração ocorreu apenas 120 anos depois do decreto de Dom Pedro. Em 1947, na cidade de São Paulo, quatro professores se reuniram para tirar um "dia de folga" após um longo período de aulas. Naquele ano, o semestre durou do dia 1 de junho ao dia 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o tempo.
O responsável pela festa foi o professor Salomão Becker. Ele sugeriu que o encontro fosse dia 15 de outubro, quando, em Piracicaba, sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para confraternizar. A festa no Ginásio Caetano Campos contou com a presença de alunos e pais. Neste dia decidiram realizar o encontro anualmente. O discurso do professor Becker ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão".
A celebração se espalhou pela cidade até ser oficializada pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, que define a razão do Dia dos Professores: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
O Brasil não é o único país que comemora o Dia do Professor. A data é celebrada em outros dias do ano pelo mundo. Na Tailândia, dia 16 de janeiro; no Paraguai, dia 30 de abril e nos Estados Unidos e no México é em maio, o primeiro comemora na primeira terça-feira do mês e o segundo no dia 15. A maioria das festividades acontecem em setembro, como é o caso de Índia, China, Argentina, Uruguai e Taiwan. As datas, respectivamente são, 5, 10, 11, 22 e 28. Em outubro, além do Brasil, a Unesco e o Chile parabenizam os mestres, no dia 5 e 16. 

Dia do Professo Hi-Tech
Para parabenizar os mestres pelo seu dia, o TechTudo preparou uma lista de apps que auxiliam a vida em sala de aula. As dicas valem para professores de todos as esferas e níveis. Confira!
A tecnologia permite uma maior interatividade e acesso à informação chegue às salas de aula. Já é normal professores utilizarem recursos audiovisuais e tecnológicos em suas aulas. Por conta disso, empresas do ramo estão investindo em áreas dedicadas à educação.
 A tecnologia pode ajudar professores e alunos no processo de aprendizagem (Foto: Reprodução/Futurecom) (Foto: A tecnologia pode ajudar professores e alunos no processo de aprendizagem (Foto: Reprodução/Futurecom))
Mas o uso de tecnologia pelos educadores não é nenhuma inovação. Vários professores já adotaram-na como prática recorrente em sala de aula.  Montamos uma lista de serviços que podem auxiliar ainda mais o aprendizado dinâmico nas salas de aulas. Confira abaixo:
1. YouTube: o portal de vídeos do Google tem uma parte específica para Educação. 
2. Udutu: Editor e publicador de cursos online, o site permite criar e organizar uma sequência de aulas, sem a necessidade de grandes conhecimentos sobre programação. Além disso, todo o arquivo gerado pela página pode ser salvo em um CD.
3. JClic: Os professores podem desenvolver materiais de estudo, quebra-cabeças, palavras cruzadas e até testes e provas, tudo isso por um conjunto de ferramentas em Java.
4.GeoGebra: O objetivo desta ferramenta é facilitar e aproximar os alunos da matemática. Por isso, o site reúne recursos de álgebra, geometria, gráficos e tabelas.
5. Tríade: Plataforma para professores de História ensinarem sobre a Revolução Francesa. O jogo, produzido no Brasil, e de download gratuito, faz uma viagem ilustrada ao século XVII, com gráficos em 3D, e permite o aluno se aventurar pela história da revolução.
6. ENEM: Aplicativos que ajudam alunos a estudarem para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e auxiliam professores que participam de preparatórios.
7. Voicethread: O site auxilia a prática do inglês e do espanhol. Basta ter um microfone e se cadastrar. Na página é possível gravar áudio com a voz do aluno e associar a gravação a uma imagem de preferência do mesmo.
8. Educador.Net: É um software gratuito que facilita o trabalho do professor. O gerenciador permite uma maior organização, gerando gráficos e relatórios, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e por turma. 
9. Kit do Professor: O kit do professor é um kit lista do TechTudo dedicado ao mestre. São diversos softwares que serão de enorme ajuda para a preparação de suas aulas e de sua própria organização.
10. Professor Tech II: Dedicado a professores de todos os níveis, desde a educação infantil aos professores de pós graduação, o software gera provas, trabalhos e exercícios, já com gabarito. É possível imprimir ou exportar os arquivos em diversos formatos. 
* Colaborou Anna Kellen Bull

4 comentários:

  1. Nada mais justo e merecedor.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. SALVE O DIA DO PROFESSOR
    Tenho imenso orgulho de ter sido professor, e continuar sendo, após aposentadoria, apesar dos salários indignificantes.
    Acredito que a categoria dos trabalhadores da Educação estão evoluindo a consciência das suas responsabilidades sociais.
    O Ensino Básico está a merecer mais atenção e capacitação docentes.
    Como defensor de uma escola pública, laica e de qualidade, abraço todos os(as) colegas docentes que conheci na minha caminhada. De todos(as) guardo lembranças imorredouras.
    Abjuremos as ações vocacionadas para as coisas inúteis. E abandonemos os preconceitos e dogmatismos de todas as categorias, assimilando sempre a declaração exemplar de Gunnar Myrdal, economista sueco de nomeada, já eternizado: "O pior subdesenvolvimento é o mental".

    ResponderExcluir
  3. Acacy F. do Nascimento16 de outubro de 2014 às 14:00

    Sou professora do ensino fundamental II com pós-graduação e após concluído meu estágio probatório, solicitei à Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes o aumento do meu salário de acordo com minha titulação. Acontece que, até agora, a prefeitura não fez a alteração. Agindo assim, a gestão municipal mostra que não quer que o professor estude e, assim, melhore suas aulas.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS AOS PROFESSORES
    Amanhã, dia 15 de outubro, merecidamente, comemora-se O DIA DO PROFESSOR.
    Gostaria de parabenizar a todos esses heróis que, por pura vocação tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso país, abrindo os horizontes mentais de gerações. Dos que tiveram honrarias de destaque em suas profissões aos simples alfabetizados da selva amazônica, todos um dia começaram a enxergar o mundo de uma maneira especial por conta da dedicaçäo dos seus mestres...
    Tenho esperanças que o nosso Brasil possa um dia demonstrar o seu nível de desenvolvimento ao honrar seus professores proporcionando-lhes condições dignas de desempenho e aperfeiçoamento profissional.
    A todos o meu agradecimento e carinho nesta data, em especial à minha saudosa mãe, a minha filha Larissa Melo, aos amigos professores com dedicação exclusiva Arthur Senna Filho, Jorge Azevedo, Ana Ana Célia Gastão... vocês podem dignamente representar os demais. Que Deus os proteja.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!