segunda-feira, 6 de outubro de 2014

AS BIZARRICES DO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES ... - POR LUIZ SAUL

Fiquei “encantado” com algumas bizarrices que observei nesse primeiro turno das eleições brasileiras.
 
 

Primeiro, tem a questão da identificação biométrica, que, como se sabe, baseia-se nas informações coletadas no ato do recadastramento recente, e, na impossibilidade de um indivíduo repetir a impressão digital de outrem. No entanto, quem sabe se, por excesso de zelo, por insegurança ou por medo mesmo, dispensou-se a apresentação do título eleitoral no ato da votação, com a ins
tituição da exigência da apresentação de um documento oficial com foto.Podemos concluir então que o título de eleitor está reduzido ou reclassificado como mero comprovante de recadastramento. Mas, certamente há explicações mais sábias e técnicas para a medida. Eu é que não entendo de nada.

Mas, seria bem mais bonito se o Brasil mostrasse ao mundo haver dominado a técnica da utilização da impressão digital como meio de escolher, ainda que mal, os seus governantes.



O pleito, em alguns aspectos, se assemelhou a um campeonato de herdeiros. Primeiro foi a Marina Silva, por motivos óbvios. Depois, aqui em Brasília, o senador Rodrigo Rolemberg deve a sua ida ao segundo turno diretamente ao afastamento do José Roberto Arruda, de quem herdou a preferência dos eleitores candangos. E, ainda na área da herança não há que se negar que, em Pernambuco, o candidato Paulo Câmara se beneficiou do espólio deixado por Eduardo Campos. Sem demérito, imagino que em condições normais dificilmente alcançaria o índice de primeiro turno sem a comoção posterior ao desaparecimento do candidato de então. 
 
 


Outra coisa: o surpreendente renascimento do Aécio, ostentando uma votação superior ao esperado, há de acender outro tipo de luz na turma da tal da Dilma, na medida em que a sua votação se deu em percentual menor ao esperado.
A campanha será dura, e poderá ter como novo fiel justamente a Marina Silva, que foi desidratada, desconstruída pelos outros dois. Por isso, ela será o nó górdio a ser desfeito.

No passado, ela posou de estadista e manteve-se neutra com um partido que lhe pertencia. Agora, não. O partido apenas a hospeda. Assim, ela terá que se manifestar ou se recolher a fim de que os cardeais realizem as negociações em benefício próprio para o lado de um ou de outro litigante. O fato é que depois dessa campanha com tanta ambivalência pessoal, com tantos sinais de fraqueza e incapacidade de reação, parece muito possível que ela se divorcie do PSB, passando a falar somente em nome da Rede para a realização ou não de acordos de sua conveniência. Acredito ainda que, no caso, o PSB respirará aliviado ao encerrar uma coligação mula sem cabeça. 


Enquanto isso, a Dilma que se cuide.
 
 
Por:  Luiz Saul Pereira

2 comentários:

  1. Por todo o País, de Norte a Sul, as Bibliotecas Públicas estão fechadas ou funcionando de modo precário, inclusive a Biblioteca Nacional. Este é o retrato do descalabro em que está mergulhado o Brasil após o maravilhoso governo da mudança: mais corrupção, mais mentira, mais inflação, mais ministérios desnecessários, mais produtos chineses de baixa qualidade, mais traição aos aposentados, e um consolo: mais bolsas famílias. Ler faz a pessoa pensar, raciocinar, o que não é bom para nossos atuais governantes.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Antonio Florentino Lima17 de outubro de 2014 às 15:16

    INDIGNAÇÃO COM O DEPOIMENTO QUE ACABEI DE LER DO CONTERRÂNEO TOINHO DE TRIUNFO
    Caro amigo Toinho de triunfo, lendo as suas postagens sinto-me no direito de discordar da sua posição de conivente com toda esta corrupção que o PT instituiu no nosso país. Muita gente como você não precisa dos benefícios que os impostos que pagamos poderiam nos dar, mas ao nosso lado existem milhares de pessoas de menor poder aquisitivo, pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, pessoas que vivem na dependência das drogas, pessoas que colocam seus filhos nas ruas para ganharem algum dinheiro sem se importarem como vão conseguir, pessoas jogadas nos hospitais públicos dependendo da presença do poder público investindo o dinheiro que pagamos de impostos exatamente com estas finalidades. É muito cômodo abrir a boca e falar tanta bobagem, coloque a mão na sua consciência e veja que amanhã você poderá ser um desses abandonados pelo poder público, quando cair num desses hospitais e ver suas pretensões negadas, quando você tentar colocar um filho numa faculdade pública e vê-lo sendo barrado por um resultado de vestibular fraudado em benefício dos seus comparsas, quando você tentar uma aposentadoria depois de contribuir durante 35 anos e na hora de receber um benefício que é de direito se defrontar com as políticas desenvolvidas por este governo que você apoia, ou então fecha os olhos para a sua corrupção aplicando um fator previdenciário que reduz a sua aposentadoria em mais de trinta por cento do ganho real. Nada contra o amigo desconhecido, mas tudo contra a sua opinião de conivência com estes bandidos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!