terça-feira, 30 de setembro de 2014

TURISMO DEMONSTRA SER RESISTENTE ECONOMICAMENTE


Mais uma vez o turismo municipal deu demonstrações claras e evidentes da sua grande elasticidade e de quanto é estável como segmento econômico. O significativo número de turistas que chegaram oriundos das mais diversas regiões do Brasil ( Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão ) no período de 5 a 10/08/2014 na  7ª edição do maravilhoso e concorrido Festival de Cinema de Triunfo, terminou correspondendo ao tão desejado acréscimo de visitantes ao território do "Oásis do Sertão".

Essa crescente temporada competitiva chegou a lembrar os gloriosos e saudosos tempos do Circuito do Frio que conseguia aquecer bem a cadeia econômica. Embora o lugar estivesse saindo de duas frustradas realizações dos eventos tradicionais: São João e Festa dos Estudantes, propositalmente abandonados pela Fundarpe e Prefeitura Municipal de Triunfo, demonstração desrespeitosa aos frequentadores nativos, visitantes de localidades circunvizinhas e turistas. Não entende-se portanto, qual a motivação, pois trata-se da: "Cidade, mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado de Pernambuco".

De qualquer forma os ataques negativos aplicados pelos pseudo-gestores nas citadas festividades,  não agravaram seriamente a imagem local naquela parte do ano, porém chegou a causar momentos de indignação das pessoas independentes, livres, desimpedidas, que não engoliram o descaso e vários empreendedores ficaram temerosos de outra crise acontecer no setor, igual a tempos passados, quando investimentos foram deixados de lado. Na outra parte, foi possível constatar que existindo algum interesse a estabilidade pode retornar. 

Na realidade, acredita-se que cerca de muito mais da metade de toda a receita municipal é resultante do turismo e houve recentemente registro de declínio, segundo estatísticas financeiras de alguns hoteleiros, embora a temporada seja relacionada aos meses de maio, junho, julho, agosto, onde existe a predominância da maior procura devido o clima mais frio na Estância Balneária. Tira-se portanto a conclusão  que existindo o devido planejamento dá-se um passo notável sendo caracterizado por três ações típicas distintas: reconhecimento, eficiência e ímpeto.Espera-se assim alcançar maior visibilidade. 

 
















18 comentários:

  1. O Município a partir do Governo Jarbas passou a ser um dos grandes pólos potenciais para o Estado, mas se faz necessário mudar os focos de investimento no mercado.

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    1. Engraçado, o governador Jarbas Vasconcelos fez isso e muito mais, porém nunca teve o reconhecimento eleitoral que merecia em Triunfo.É sabido que em tempos de aperto, sem a procura do destino turístico como acontecia no Circuito do Frio, , devido a desorganização dos eventos, atrações inexpressivas e ausência de marketing , os consumidores reagem tipicamente não apenas reduzindo as viagens a esse lugar e evitam gastos, escolhendo, por exemplo, estadas mais curtas e acomodação em categorias mais modestas.

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    2. PQ POLÍTICOS DAÍ QUE ASSUMIRAM A PREFEITURA SOMENTE CITAM AS OBRAS DO EX-GOVERNADOR JARBAS EM TRIUNFO QUANDO LHES CONVÉM? ESQUECERAM DISSO QUANDO TENTOU OUTRA ELEIÇÃO DEPOIS DE DOIS MANDATOS..AGORA ELE É CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL Nº 1515 , PORQUE NÃO FAZEM O RECONHECIMENTO ? É RUIM... O ESQUEMA É DINHEIRO: QUEM DÁ MAIS!!!

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    3. O atual governo não investiu na melhoria da infraestrutura básica, mas há muito o que fazer em relação a saúde, educação, segurança , terminal rodoviário, estádio esportivo, lazer, transportes, iluminação.

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  2. Everaldo José Vieira2 de setembro de 2014 às 08:45

    Diante a polêmica causada pela demolição de alguns prédios antigos da cidade, procurei informações e soube que Triunfo agora possui um Plano Diretor para fundamentar a política de turismo da cidade. A ideia por trás do documento, é uma atuação de forma sistêmica e estruturada na promoção de atividades que contribuam para alavancar o desenvolvimento do município.

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    2. Um dos motivos para a baixa utilização dos serviços das agências de viagem pelos turistas que migram para Triunfo, estão associados ao fato de quem atua com o produto não ter hábito de procurá-las para a tomada de informações e elaboração dos roteiros de seu interesse. Além disso, a maioria dos turistas desconhece as vantagens obtidas com a utilização dos serviços prestados por essas empresas. Nesse cenário, faz-se importante uma reflexão sobre ações que possam ampliar a participação desse segmento na organização das viagens ao Município.

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    3. BELA VISTA FICOU UMA BELEZA SÓ FICOU FALTANDO BARCOS DENTRO DO AÇUDE IA FICAR PARECENDO UM CANAL VALEU

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  3. O Trade Turístico deve reunir-se para abordar temas como hospitalidade, gastronomia, hotelaria, agências de viagem, lazer, turismo público, empreendimentos e outros.

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    1. A queda de receitas foi maior do que a queda em volume, por causa da desativação do São João e o fracasso da tradicional Festa dos Estudantes que afastou visitantes e deixou quem hospedou-se na cidade decepcionados.

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    3. A iniciativa privada tem feito a sua parte, investindo e acreditando no potencial turístico do município. Nos últimos quinze anos surgiram novos hotéis, bares. restaurantes que transformaram recantos de Triunfo em produtos turísticos para serem expostos nas prateleiras das agências de viagem.

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  4. TRIUNFO É REALMENTE MUITO BONITO....

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    1. Carlos Alberto Ferreira Lima2 de setembro de 2014 às 12:46

      O turismo é prestação de serviço e envolve uma cadeia produtiva que impacta atividades econômicas diferentes, é um dos poucos segmentos capaz de absorver a mão-de-obra de baixa especialização e qualificação, é a troca de experiência , é cultura, é a aproximação entre as pessoas.

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  5. Rubens Queiroz de Barros2 de setembro de 2014 às 12:02

    O tempo de crise atemoriza qualquer segmento de mercado. No turismo não é diferente.As instabilidades econômicas já fizeram ruir muita empresa do setor e, a cada nova turbulência, o temor volta à cena. Apesar de tudo, é diante desse tipo de cenário que surgem grandes negócios.Não se deve no entanto deixar a qualidade dos produtos locais cair .

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  6. Elizabeth Pereira Carvalho2 de setembro de 2014 às 13:29

    O turismo pela sua força e potencial, não pode ser um assunto de segunda importância. Que o próximo prefeito desse município saiba enxergar essas qualidades e tenha como compromisso dar prioridade ao setor.

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