terça-feira, 30 de setembro de 2014

SUGESTIVO DESFILE DO SETE DE SETEMBRO TRIUNFENSE



Banda Marcial da Escola Alfredo de Carvalho


Banda Marcial da Escola Monsenhor Luiz Sampaio
 
Desfile da Banda Marcial do Ginásio Diocesano Pio XII 

Carlos Ferraz ( Antonio Conselheiro) - Desfile Sete de Setembro


 

Parte significativa da população possui ainda a nítida lembrança de Triunfo no passado, participando de memoráveis comemorações da Semana da Pátria,  principalmente na data maior de Sete de Setembro, apresentando seus arrojados desfiles, abrilhantados pelos tradicionais educandários: Colégio Stella Maris, Convento São Boaventura, Escola Alfredo de Carvalho, Colégio Diocesano Pio XII (Escola Monsenhor Luiz Sampaio), Escola Barbosa Lima, Escola São Vicente de Paulo, Escolas  Reunidas de Santa Cruz, Jatiúca, Canaã e Jericó, além da Banda Musical Isaías Lima, todos disputando com intenso fervor a classificação dos primeiros lugares.

Cada educandário primava na apresentação apostando nas mais diversas opções de figurantes, graças aos esforços redobrados e a criatividade dos corpos docentes e discentes das instituições, sempre empenhados na busca de homenagens, investido no instrumentos, ritmos, figurantes, e inovações outras a cada ano. Entretantos, os simbólicos personagens da respectiva história: D.Pedro II, Princesa Isabel, José Bonifácio, Tiradentes, Jesuítas, Índios, Escravos, desfilando sob calorosos aplausos vindos da numerosa e disciplinada platéia - embora houvesse naquele período a concorrência da "parada" na vizinha Serra Talhada, no idêntico horário, o que foi posteriormente contornado.

No entanto o tempo foi  passando e as festividades sofrendo  enormes e consideráveis abalos devido ao conjunto de desinteresses das administrações públicas mais recentes, somando-se à insensibilidade de parte dos habitantes e a ausência de recursos das escolas. Chegou-se quase a acabar em definitivo o encontro cívico. Tem-se  ao longo dos anos sugerido o incremento e o providencial resgate na forma de empenho conveniado entre: prefeitura municipal, educandários locais, repartições públicas, associações representativas, órgãos outros diversos e demais segmentos sociais, visando organizar  o brilhante evento, o  não vem ocorrendo nos últimos anos.

Aconteceu por exemplo, o incremento no evento citado, apresentando vasta programação, anos passados, que culminou no sucesso total algumas despretensiosas ideias publicadas nos informativos foram acatadas na época. Houve a transferência para a Rua Manoel Pereira Lima, promovendo desfile organizado como nunca visto, marcando presença educandários, autoridades constituídas, figuras representativas da sociedade, destacados componentes como: Polícia Militar, Polícia Civil,  Tiro de Guerra de Serra Talhada, Corpo de Bombeiros, Pelotão da Saúde,  Repartições Públicas, Escolas Infantis, Grupo da Terceira Idade, Sindicato dos Trabalhadores Rurais,  Membros da Maçonaria, alguns desses reforçados por suas unidades móveis.
Espera-se (caso exista vontade política, determinação e providencias antecipadas) poder melhorar novamente o "Desfile da Independência", com as presenças extraordinárias citadas e ampliadas de pelotões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra do Exército, da Saúde, da Bolsa Família,  acompanhados por respectivos veículos Polícia Civil, Celpe, Certri, Sucam, Laranjeira, UMFW, ECT, IPA, entre outras, além de mototáxistas. todos de sirenes e buzinas abertas, abrilhantando ainda mais a cerimônia histórica e capaz de atrair o comparecimento de significativo número de moradores, visitantes e turistas que geralmente participam da concentração.

Que convidem para participar também: Fetape ( Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Terceira Idade, Petti, Escola Higyno Bezerra de Coroas, Escola José Lopes Tomáz da Encruzilhada, Escola Crescer, Escola Nova Geração, Jardins da Infância, Atletas (Masters FC, Seniors EC, Canaã e Jericó), Grupo Renascer, Orquestra Edição Extra, Grupo Ambrosino Martins, Maracatu Nação Serra Grande da Baixa Verde, Radiola Serra Alta, Banda Musical Isaías Lima, representantes das diversas igrejas, tudo devidamente uniformizado,  além dos artistas diversos da terra.

Imagina-se que a presença marcante dessa necessária e abrilhantadora estrutura representada pelos triunfenses, não causaria grandes custos, e garantiria enorme aglomeração presente, determinada a prestigiar apresentação de familiares. Após encerramento da reunião cívica , que seja montado na extensão da Praça Carolino Campos e Pátio de Eventos, feirinha típica, disponibilizando aos presentes peças artesanais, comidas  e bebidas regionais, sob a animação dos grupos musicais, culminando na saudável festividade..Essas palpáveis soluções são capazes de soerguer o acontecimento marcante na cidade, basta utilizarem a criatividade.

20 comentários:

  1. Outro evento que já foi muito animado em Triunfo, mas que deixaram acabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó, Deus! Quando é que teremos uma vacina eficaz e eficiente, para sanar esses males?

      Excluir
    2. Eu lembro desse moço da direita, só não sei o nome dele. Eram lindos os desfiles de 7 de setembro, hoje de manhã estava lembrando que lá em casa nesse dia, éramos obrigados a comer muito no café da manhã, pai dizia que não queria saber de filhos desmaiando de fome no meio da rua Kkkkkkkkkkkkkkkkk, lindos tempos!!!!!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. O amor dos componentes deste blog por Triunfo é seu grande trunfo.Parabéns!

      Excluir
    5. ANDA ISAIAS LIMA? SE FOR, SÓ POSSO DIZER: TRADIÇÃO QUE ADMIRO! FOI LINDO! ESTA FAZ BEM A ALMA!

      Excluir
    6. O texto é uma viagem no tempo e tudo isso poderia ser organizado fazendo acontecer no desfile de Sete de Setembro.

      Excluir
    7. Era na verdade muito lindo o desfilo cívico de Triunfo no dia 7 de Setembro. Saudades!

      Excluir
    8. Saudades desse tempo....

      Excluir
  2. Enquanto isso existe desperdício de dinheiro na compra de votos pela prefeitura daqui para seus candidatos a deputados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta saudade desse tempo!

      Excluir
    2. O positivismo tem suas vantagens,era tempo de ditadura,mas existia ordem para que houvesse progresso!

      Excluir
    3. Velhos tempos que não voltam mais, com Frei Epifânio, Chico Pádua, Frei Miguel, Dr João Antas, Mendonça.

      Excluir
    4. Nenhum deles se elegeu pra nada, o povo de Triunfo é ingrato.

      Excluir
    5. Belas lembranças que não voltam mais!

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. ALGUÉM JÁ PENSOU EM REVITALIZAR ESSE DESFILE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Joselaide Vasconcelos9 de setembro de 2014 às 00:52

      Saudades da época em que havia o verdadeiro patriotismo! Nada mais é como antes.

      Excluir
  4. Pense que é difícil o pessoal que está no comando se preocupar em organizar desfile de 7 de Setembro. Não está nem aí, pode se acabar o mundo, somente interessa a grana que recebe numa boa.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!