terça-feira, 30 de setembro de 2014

ESPAÇOS PARA VALORIZAR AS COLEÇÕES PESSOAIS



Tem-se plena consciência  de que  muitas  pessoas  possuíram ou ainda possuem alguma coleção de objetos que no passado fizeram sucesso ou foram moda, tipo: selos, cartões, telefônicos, postais, chaveiros, fotos, embalagens,  quadros,  discos, revistas, figurinhas, jornais, fitas, almanaques, que terminam por  significar um pouco de intimidade dos disponíveis colaboradores, compartilhando sonhos e paixões de cada um colecionador nos períodos áureos da cidade turística denominada "Oásis do Sertão"



Acredita-se que depois de realizar  ampla campanha divulgadora no município, visando arrecadar de forma consciente esses objetos pessoais em definitivo ou por empréstimo, o que deveria ser justamente feito, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria  de Turismo e direção do Complexo de Museus de Triunfo ( Cidade, Sacro, Engenho, Cangaço) visando naquele espaço onde funcionou a Escola Barbosa Lima, na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz, Centro,  instalar outro opcional destinado aos visitantes . 



A proposta sala temática  tem como fator principal a  preservação de  peças antigas que circularam entre a comunidade triunfense e deixaria patenteada a relação existente entre a memória afetiva e atitude elogiável de guardar verdadeiras relíquias,  promovendo assim maravilhosas exposições temporárias, além de valorizar o limitado acervo do mesmo, que encontra-se merecedor de ampliação renovada, sonho de muitos conterrâneos idealistas defensores da manutenção de lembranças dos personagens tradicionais e seus respectivos pertences que hoje significam tesouros em termos de atrativo...

Vários triunfenses contatados garantiram haver interesse de participar expondo suas coleções se a iniciativa  chegar a ser adotada, porque é um meio de lembrar pessoas, épocas e reforçar a tese de qualquer um poder transformar-se colecionador e protagonista ao mesmo tempo, invertendo papéis,  fazendo o museu ser agraciado nas peças caseiras que serão conferidas por familiares repletos de entusiasmo, aumentando mais a interação do público. Existe outros determinados objetivos a serem demonstrados e discutidos.Tratando-se por exemplo de mostrar que colecionismo não se restringe aos setores dos museus, educandários ou galerias.

6 comentários:

  1. Amigo Ferraz, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de manter durante esse tempo todo o Blog Opinião, gosto e leio as edições que são postadas com a maior atenção, com a comunicação pela internet fica mais fácil tomar conhecimento do que se passa sem nossa cidade .

    ResponderExcluir
  2. Carlos Alberto Oliveira17 de setembro de 2014 às 10:20

    CUIDAR DA ESTÉTICA URBANA E DOS ATRATIVOS DA CIDADE SEMPRE FORAM PREOCUPAÇÕES DO AMIGO CARLOS FERRAZ NAS CONVERSAS E NOS JORNAIS. ACHO QUE EM SE TRATANDO DE UM REFERENCIAL TURÍSTICO DO ESTADO, DEVE HAVER REALMENTE ESSA EXIGÊNCIA SOCIAL PARA ELEVAR A AUTO ESTIMA DOS HABITANTES E SATISFAZER OS FREQUENTADORES. AS PESSOAS DEVEM CADA VEZ MAIS INTERFERIR NO PRÓPRIO LUGAR, E MANEIRA INVASIVAS OU NÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Tenho várias pessoas amigas dispostas a ajudar com suas antigas coleções desde que tenham a garantia de segurança para que as peças não sejam extraviadas.

    ResponderExcluir
  4. Francisco A. Rodrigues19 de setembro de 2014 às 22:54

    Deus me livre de deixar minha coleção de disco e cartões telefônicos naquela bagunça, sei de muita coisa que foi levada, inclusive quadros com vistas da cidade.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!