terça-feira, 30 de setembro de 2014

BIBLIOTECA PÚBLICA NECESSITA DE MAIS INVESTIMENTOS

A recente transferência da Biblioteca Pública Municipal, para Rua Padre Ibiapina, Centro, ficou sem dúvida, melhor localizada, embora sem a adequada ventilação ou salas destinadas a leitura e pesquisa, na antiga Escola Paroquial  - onde funcionava o ensinamento das artes de corte/costura, bordados e culinária, sob a direção das irmãs Lita e Emília Barros. Está  retornando para o citado ponto pela terceira vez,  depois de percorrer absurdamente 16 imóveis na cidade, devido ausência de prédio definitivo...

Embora sem haver claridade necessária,   considera-se também não  ideal para atender o diminuto publico frequentador, atualmente variando somente entre duas ou três pessoas por semana; muito diferente do passado (anos 70/80) quando além da mesma, existiam as bibliotecas "Shaloom" e "Jovic" no prédio do Convento São Boaventura, sem contar as áreas determinados de leitura no Colégio Stella Maris e Alfredo de Carvalho, recebendo dezenas de interessados leitores diários.

Nesse prédio situado próximo à Praça Carolino Campos e  Cine Theatro Guarany com acervo, na grande maioria de livros ultrapassados, - esses exemplares deveriam ser transportados para o Complexo de Museus com a finalidade de expandir salas temáticas de novidades tratando-se
 de relíquias, ao invés de continuar na mesmice de sempre que causa insatisfação aos visitantes, mas infelizmente os gestores não conseguem enxergar e tomar as devidas providências, mais parecendo costumeiros propósitos.

A solução para o problema talvez seja criar espaço anexo, aproveitando a sala ao lado destinado ao Petti, aliviaria o salão destinado às estantes, onde importantes coleções são mantidas, enquanto não fica previsto a construção com verba federal da sonhada - sugerida há anos nos informativos - Biblioteca Pública de Triunfo. Existem recursos para obras desse porte destinados pela Fundação Biblioteca Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, porém inexiste empenho dos representantes..

Talvez a falta de adequação à legislação ambiental seja a justificativa da Secretaria Estadual de Educação não repassar as respectivas verbas - porém vários municípios celebraram convênios - por que existe uma série de restrições. Para funcionar na plenitude e ganhar o aval, necessitam várias mudanças no projeto inicial previsto, justamente visando atender às exigências das comunidades educativas. Por isso será necessário outra investida destinada para a Secretaria Municipal de Educação. E precisa-se utilizar a mídia visando conscientizar sobre a necessidade da leitura.

Vale alertar no entanto que, a Fundação Biblioteca Municipal não aceita renovar convênios expirados até o final do ano passado, sem relatório detalhando sobre o que aconteceu. Deve-se reivindicar por documento reconhecidamente oficial e aguardar a resposta. Não deixa de ser uma posição singular: a burocracia com os municípios é grande, principalmente havendo erro estratégico, por isso vale tomar decisões relativas com antecedência. Inclusive relatando a presença constante do público infantil

Nos repasses realizados pela Fundação Biblioteca Nacional , em Pernambuco, cerca de R $ 1,5 até o presente momento. foram para investir em melhorias nas bibliotecas: reforma dos banheiros, aquisição de mobiliário, equipamentos eletrônicos e de informática,
ampliação do acervo e consultoria, entre outros. Muitos compraram câmeras de desinfecção de fungos,  impressoras em braile, jogos educativos, projetores multimídia e alguns climatizaram espaços. A sofrida biblioteca espera receber igual sorte.

7 comentários:

  1. Elizabeth Albuquerque8 de setembro de 2014 às 08:39

    Deve a municipalidade reunir esforços para dar um salto de qualidade na educação, Triunfo já obteve os primeiros lugares no Estado, hoje perde para Quixaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PROCESSO CRIATIVO DE UMA NARRATIVA É COMPLEXO POR SI SÓ, MAS TEM FACILITADO BASTANTE A ADMINISTRAÇÃO COM SUAS BOAS SUGESTÕES.

      Excluir
    2. José Geraldo Freitas8 de setembro de 2014 às 23:31

      Nunca deram o menor valor para a biblioteca pública porque isso não dá voto e pode conscientizar as pessoas a não apoiarem aqueles que estão no comando da administração para somente tirar proveito pessoal.

      Excluir
  2. Patrícia Moreira Lima8 de setembro de 2014 às 09:06

    Pernambuco recebeu a 4ª melhor nota do Brasil entre as turmas do 3º ano do ensino médio das redes públicas e privadas, a porta para a universidade. Meta é alcançar nota 6 até 2022 no índice de Desenvolvimento de Educação Básica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Não percam o tempo publicando coisas imaginárias, porque se depender desse prefeito nada desses melhoramentos vão ser adquiridos para a biblioteca municipal.

      Excluir
  3. Como pode haver educação neste País se os políticos da base aliada de Dilma Rousseff estão envolvidos na lista da Operação Lava Jato da Petrobras denunciados pelo ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa que denunciou 61 deputados e senadores, um governador e três partidos.Tem que ser Marina Silva mesmo para mudar.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!