sábado, 9 de agosto de 2014

RELÍQUIA TRIUNFENSE: MUSEU PARTICULAR FAZ IMENSO SUCESSO - UM LEGADO DO DR. ASSIS TIMÓTEO


 






Assis Timóteo fazendo brinde no seu casarão


Chegou-se à conclusão que dos pontos mais frequentados pelos turistas em visita a Triunfo é o museu" Casa Grande das Almas", propriedade do triunfense Francisco de Assis Timóteo Rodrigues, o popular "Assis Timóteo", juiz de direito aposentado, residente nesta cidade, tudo referente ao imenso e valoroso acervo pessoal e histórico, mantido pelo nosso conterrâneo que transformou o imóvel antigo onde na época do "Cangaço"  abrigava em rápidas temporadas o bando do temido cangaceiro " Lampião", naquele interessante espaço cultural.
 
A  tradicional área atrativa agora conta com maior estacionamento e recepção destinada aos inúmeros pesquisadores diário, recebidos com bastante fidalguia pelo elegante mordomo "Paulo Galeno", vestido sempre a caráter e destinando tratamento de primeira. De lá, o público segue a trilha interior dividida em sete ou mais espaços temáticos capazes de encantar os mais exigentes colecionadores devido a raridade das peças decorativas, recebidas por herança, adquiridas por doações e compradas.








1- Sala de fotografias antigas; 2- Sala de jantar com mobiliário e louças do século XIX; 
3-Sala de biblioteca com documentos, armas, objetos e lareira; 4 - Sala do sótão, mantendo a originalidade e pequena adega;  5 - Sala da culinária  tradicional, onde ninguém sai sem degustar suco, licor, garapa, com salgadinhos; 6- A aconchegante capela , palco de noivados, casamentos, batizados e aniversários, pagamento de promessas e orações, das pessoas do seu convívio; 7 - Cemitério decorativo particular, construído em arquitetura romana, aberto ao público.

Sugerimos aos gestores da atual administração, procurar incluir nos mais refinados roteiros, essa importante visitação, agradável em todos os sentidos e rica culturalmente, inclusive com a construção recente do castelo em estilo grego, próxima da conclusão.

Lamentamos portanto, pelo amigo Assis Timóteo que será obrigado encontrar um ambiente mais tranquilo, devido tantas caravanas da região, de outros estados brasileiros, além de estrangeiras. Até livro de presença existe aberto para acusar assinaturas. Sucesso total!

( Matéria publicada pelo Blog Opinião em maio de 2013)

17 comentários:

  1. Luiz Fernando Ribeiro22 de maio de 2013 às 09:02

    Ambiente de descoberta e difusão de conhecimentos estão expostos na Casa Grande das Almas que tive oportunidade de conhecer em janeiro próximo quando de férias com a família e hospedado no Hotel do Sesc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George Baptista Neves22 de maio de 2013 às 17:54

      Sou um amante do antigo, das origens,do castiço,dos símbolos materiais que formaram a espetacular decoração da Casa Grande das Almas com a sua proeminência tradicional.De parabéns está o proprietário daquele museu bem destacado de Triunfo, muito superior ao museu oficial da cidade que tive oportunidade de visitar por duas vezes não aprovando seu formato.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Depois desse impacto causado, será que vão procurar investir na reformulação do museu da cidade; pode-se detectar locais onde podem receber novas unidades.

      Excluir
  2. Com esta edição, o blog Opinião marca mais um tento importante reforçando a proximidade da cultura popular local; ao mesmo tempo que apresenta a novidade de informar esses pontos maravilhosos existentes aos quatro ventos do mundo. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez os que tenham muito passado sejam os que mais desejem o presente. Essa pode ser a razão para que tanto turistas adultos levem filhos e netos a visitarem esse local durante o ano. inteiro.

      Excluir
    2. Solange Martins Diniz22 de maio de 2013 às 15:05

      Ainda bem que algo de bom restou daquele espaço que, infelizmente abrigou o bando de Lampião.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. A Casa Grande das Almas passou a fazer parte sem nenhuma pretensão - e contribuir com as riquezas históricas de Triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Antonio J. M. Soares22 de maio de 2013 às 15:45

      Muito boa essa vista, fiz e comprovei. E tem muito mais do que se pode dizer apenas com alguns textos.
      Quando fui tinha o doce de laranja delicioso.

      Excluir
    3. que lugar mais arretado. fica onde, no centro mesmo? pode-se visitar sem problema? quanto fica o pagamento da entrada individual?

      Excluir
  4. Que lugar mais bonito!!
    Vou querer conhecer no Festival de Inverno.

    ResponderExcluir
  5. Joselaide Vasconcelos22 de maio de 2013 às 20:31

    Casa Grande das Almas!
    Ótimo lugar para se voltar à história, além de poder usufruir por momentos das agradáveis companhias dos nossos queridos Drs. Assis e Geraldina.Timóteo.
    Nada melhor que bater um gostoso papo com pessoas finas e inteligentes como eles.
    A Casa Grande foi transformada no belo Museu, com muito esmero, muita dedicação ao que é belo.
    Quando for concluída a construção do Castelo, teremos mais um motivo para aplaudir o nosso querido conterrâneo, Dr. Assis Timóteo, que verdadeiramente ama o nosso Torrão.

    ResponderExcluir
  6. Ivonete Alves dos Santos6 de agosto de 2014 às 19:35

    Muito legal todo esse respeito pela história! !!!

    ResponderExcluir
  7. COISA MAIS LINDA, FAZ PENA DEIXAR UM ACERVO DE TANTO VALOR E ESSE AMBIENTE ACONCHEGANTE PARA SER ADMINISTRADO PELOS OUTROS.

    ResponderExcluir
  8. A explanação acima de autoria do amigo Carlos Ferraz ficou simplesmente perfeita, devido relatar de maneira integral todos os componentes da Casa Grande das Almas que lembrará para sempre a dedicação do saudoso Assis Timóteo na preservação do histórico patrimônio.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!