quarta-feira, 13 de agosto de 2014

EDUARDO CAMPOS MORREU NO MESMO DIA DO AVÔ MIGUEL ARRAES

Novembro de 1987 - Eduardo Campos (esq.) deixa a casa do deputado Ulysses Guimarães em São Paulo ao lado de seu avô, o então governador do Pernambuco, Miguel Arraes (centro) (Foto: Newton Aguiar/Estadão Conteúdo/Arquivo)
Em 1987, Eduardo Campos (esq.) deixa a casa do deputado Ulysses Guimarães em São Paulo ao lado de seu avô, o então governador do Pernambuco, Miguel Arraes (centro) (Foto: Newton Aguiar/Estadão Conteúdo/Arquivo)
O candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Campos tinha 49 anos e morreu no mesmo dia que seu avô, Miguel Arraes, que também foi governador de Pernambuco. Arraes morreu de infecção generalizada em 13 de agosto de 2005.
Miguel Arraes de Alencar, de 88 anos, nasceu em Araripe, no Ceará. Filho de pequenos agricultores, estudou direito no Rio de Janeiro, mas concluiu o curso no Recife. Começou a carreira política em 1947, como secretário da Fazenda de Pernambuco. Três anos depois, foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Democrático.
Assumiu novamente a secretaria da Fazenda em 1959 e, no mesmo ano, venceu as eleições para a prefeitura do Recife. Miguel Arraes chegou ao governo de Pernambuco em 1962, com o apoio do partido comunista brasileiro. Ele foi responsável, por exemplo, pelo acordo do campo, uma negociação entre os cortadores de cana de açúcar e os usineiros, que criou um salário acima do mínimo para os trabalhadores rurais.
Em 1964, Arraes foi cassado e preso pelos militares e se exilou na Argélia. Só voltou ao Brasil em 1979 com a lei da anistia. Em 1982, foi eleito deputado federal. Quatro anos depois, governador de Pernambuco, pela segunda vez. Em 1990, deixou o PMDB e criou o Partido Socialista Brasileiro. De 1994 a 1998 governou o estado de Pernambuco, pela terceira vez.

Foto: NE 10 PE

Um comentário:

  1. A surpreendente notícia da prematura morte acidental do ex-governador Eduardo Campos, candidato a Presidência da República, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) deixou-me bastante chocado pela proximidade que tivemos ao longo dos anos na militância política do PMDB-Jovem e depois nos governos do avô Miguel Arraes. Houve um ligeiro período de afastamento depois da sua travessia para o novo partido, mas sempre que nos encontrávamos era possível uma rápida conversa recordando o passado duro de combate ao regime ditatorial por nossa equipe idealista de vanguarda Inclusive tiramos foto juntos quando da sua passagem pelo vizinho município de Santa Cruz da Baixa Verde. Nossa última conversa deu-se no comitê do candidato a prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB) que saiu vitorioso em 2012, na Avenida Visconde de Albuquerque, Bairro da Madalena, onde fica o meu apartamento . Portanto ainda está difícil acreditar ser o fato uma realidade. Entre as boas recordações, as muitas viagens por municípios pernambucanos nas campanhas de Dr. Arraes e do mesmo. Apoiamos aqui em Triunfo Eduardo Campos ( federal) e Djalma Paes( estadual). Outro fato que marcou o seu reconhecimento foi quando estava reunido certa vez nas proximidades da bilheteria do Centro de Convenções, Olinda-PE, antes de um show da cantora Gal Costa, com a equipe de fiscalização da Decom a qual comandava - o mesmo ao entrar no espaço e avistar-me, deixou a esposa Renata Campos ( filha do ex-secretário de saúde Ciro Andrade Lima) e dirigiu-se gentilmente para cumprimentar-me. Sua partida deixará um vácuo na política de Pernambuco e do Brasil. Estou muito triste.....

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!