quinta-feira, 10 de julho de 2014

TRIUNFO,UMA CIDADE CENTENÁRIA TENTANDO SOBREVIVER AOS DESMANDOS E ABANDONO DO PODER PÚBLICO.


Venho tentando há muito tempo descobrir quais os motivos que levaram o atual GESTOR PÚBLICO DE TRIUNFO, a abandonar a cidade, tratando-a como se fosse a sua própria casa, onde o pai detém o pátrio-poder, dá as ordens, dita as regras, determina limites sem ter que dar satisfação a ninguém.

Não sabe ele, ou se faz desentendido, que o cargo de prefeito é um cargo eletivo transitório e pertence ao povo, sendo assim, este cidadão escolhido pelo povo tem mais do que a obrigação de prestar contas dos seus atos, pois só a este deve satisfações.

O abandono da coisa pública por parte das anteriores e da atual gestão é nitidamente enxergado, não só pelos triunfenses, mas também pelos turistas do mundo inteiro quando vêem visitar triunfo.

Percebe-se claramente no semblante destas pessoas, reações de espanto e decepção ao se depararem com o estado de abandono e desprezo por parte do gestor atual em relação aos pontos turísticos, ao patrimônio artístico e cultural, ao acervo sacro, e porque não dizer, ao nosso casarios de arquitetura barroca.

Triunfo hoje sobrevive da fama que conquistou ao longo da sua emancipação até a década de 90, por ser considerada uma das cidades mais belas e pacatas do Brasil, pelos seus pontos turísticos ofertados pela própria natureza, a exemplo do Pico do Papagaio, das belas cachoeiras, das Furnas, da sua localização geografia privilegiada pela altitude e pelo clima maravilhoso, pelos engenhos de cana-de-açúcar.

A divulgação da existência de todo este patrimônio em Triunfo, é que tem mantido vivo o turismo, e graças a ele, a nossa cidade vem se mantendo em evidência, mesmo com todas as tentativas de destruição e desprezo emanadas dos gestores, no sentido de acabar com o pouco que ainda resta de belo e que mantém nossa guerreira Cidade viva.

Como bem disse o amigo Williams Terto no seu magnífico comentário feito sobre a matéria que publiquei o prefeito atual não vem apenas acabando com a cultura centenária dos caretas, vem acabando com todas as tradições culturais, como o que aconteceu recentemente, acabou com o São João, o nosso carnaval cada ano que se passa perde a sua beleza em detrimento de atitudes equivocadas em não prestigia a figura dos Caretas como um todo, e não apenas patrocinar uma meia dúzia de mercenários, fazendo sumir este que é o mais tradicional dos nossos atrativos, a festa dos Estudantes já não tem mais o mesmo brilho como as festas de antigamente, passando a conviver com as migalhas das outras cidades.

As atitudes do Prefeito atual, cujo cidadão só o conheço de nome, são atitudes que vão de encontro a todos os princípios norteadores de uma gestão exemplar, de um gestor escolhido pelo seu povo para comandar com ética, com isenção de perseguição a funcionários municipais, mostrando zelo pelos bens públicos móveis e imóveis, dedicando a atenção necessária exigida pelas comunidades mais carentes, usando o princípio da isonomia na distribuição e aplicação da renda municipal, coisa que há muito não vem acontecendo,

Publiquei há dias atrás em poesia de cordel, uma matéria na qual faço um comparativo sobre o Triunfo do meu passado e o Triunfo do meu presente e futuro, cujo conteúdo transcrevo a seguir:


O Triunfo do meu passado era muito diferente
Do Triunfo que hoje estamos convivendo
As pessoas eram muito mais patriotas
E não aceitavam pacificamente tudo que hoje está acontecendo
A juventude era muito mais participativa
Diferentemente da juventude de hoje
Que assiste inerte a sua cidade natal convalescendo

Os gestores políticos das décadas de 50 até 70
Época em que vivi minha adolescência e infância
Eram realmente pessoas filhas da terra
Que administravam com ética, competência e sem ganância
Diferente dos políticos de hoje
Que já entram no poder premeditados em aumentar sua poupança

Do triunfo do meu passado ainda hoje guardo
Na memória nomes de alguns prefeitos
Que trabalharam pelo desenvolvimento da sua cidade
E ainda hoje são lembrados pelos seus feitos
E para ratificarem as suas gestões anteriores
Candidatou-se a reeleição e foram reeleitos

Para os triunfenses que não conhecem a sua história
E vivem hoje politicamente alienados
Vou citar nomes de alguns desses gestores
Que governaram Triunfo por ideologia independente de Status
E deixaram para os posteriores sucessores incompetentes
Todas as benfeitorias e obras como legado

O grande administrador que marcou história em Triunfo
E que jamais poderia ser esquecido
Foi o Dr. Artur Viana Ribeiro
Cidadão humilde, competente e muito querido
Nas suas gestões demonstrou toda sua capacidade
E não frustrou seus eleitores por o terem escolhido 
Como grande político e administrador que foi
Durante os seus dois mandatos executivos
Trabalhou pelo desenvolvimento da sua cidade
E conseguiu atingir os seus objetivos
Elevou Triunfo ao status de patrimônio cultural
Despertando nos seus opositores o sentimento de inimigos


Gostaria que o prefeito atual colocasse a mão na consciência, e em tempo tentasse corrigir todas as decisões equivocadas que vem tomando, acredito serem, muitas dessas decisões, resultado da pressão imposta pelos aliados políticos, na intenção de se locupletarem político e financeiramente, impedindo-o de governar usando o bonsenso.

Recuso-me a acreditar que um cidadão que adotou Triunfo como seu domicílio residencial e político, transformando esta cidade maravilhosa na sua cidade natal, possa continuar governando na contramão dos interesses dos triunfenses, transformando o OASIS DO SERTÃO,NUM CEMITÉRIO, ONDE ABRIGARÁ PARA SEMPRE TODAS AS LEMBRANÇAS DAQUELA QUE FOI CONSIDERADA PATRIMÔNIO CULTURAL.

Ainda tenho esperança em mudanças, ainda tenho esperança que os triunfenses acordem para a eminente necessidade de transformação, e façam mudanças já, não deixando para o dia de amanhã.



Recife, 06 de Julho de 2014-07-06
Redator: Marcos Antonio Florentino

6 comentários:

  1. O senhor está perdendo seu tempo ao se posicionar sozinho contra a administração dessa cidade, porque a população é extremamente satisfeita com o gestor que tem e já reconduziu o mesmo três vezes ao cargo com expressivas votações e ainda se dará o luxo de fazer o sucessor seja que for.

    ResponderExcluir
  2. Francisco de Assis Lima10 de julho de 2014 às 14:02

    Disse muito. disse tudo. Disse bom. Receba minha solidariedade senhor Marcos Antônio Florentino Lima, o que foi transcrito no texto é do conhecimento da população omissa do município que vive eternamente de biquinho calado. Isso da classe mais baixa à mais afortunada. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. DESISTA AMIGO, VOCÊ PASSOU MUITO TEMPO FORA E NÃO SABE ONDE ANDA PISANDO, ALI É LUGAR DE GENTE RUIM, FALSA E COVARDE. SÓ VALORIZA QUEM NÃO PRESTA.

    ResponderExcluir



  4. Silvio Romero10 de julho de 2014 22:08

    Alguns políticos dominam o povo com rédeas curtas sem usar armas, tiram a comida, a saúde para que as pessoas não tenham força para lutar. A demagogia reina nesse município.

    ResponderExcluir
  5. É um absurdo o que se vê de errado por toda parte que se olha é possível encontrar desmandos, os triunfenses precisam acordar e tomar providências para acabar com essa bagunça de uma vez por todas.

    ResponderExcluir
  6. Como se pode duvidar ainda de tantas tramoias de tantos absurdos que acontecem nesta cidade? Nada de bom parte desta administração deplorável que instiga a população a ficar cada dia mais convincente de que os desmandos, do protecionismo aos que recebem dinheiro público em cargos comissionados e que não trabalham, apenas recebem o dinheiro suado do povo nos bancos e viajam o tempo todo para outros lugares para ganharem mais dinheiro pois se sustentam do que recebem sem trabalhar. Com isso, os jovens da cidade se entregam as drogas por falta de oportunidade, de perspectiva de vida, de cursos tecnológicos, e a polícia nada pode fazer pois nem mesmo um delegado fixo temos. Sabemos que existe uma delegada maravilhosa na cidade mas que está como plantonista em diversas outras cidades e olhem que a pobre coitada acabou de ser mãe e mal tem tempo para embalar em seu colo a sua criança. Temos apenas um juiz uma vez por semana porque também acumula diversas outras comarcas e com isso, tanto Triunfo quanto o seu termo, Santa Cruz da Baixa Verde, ficam a espera de que sejam solucionados até mesmo problemas tão simples. Não existe um promotor fixo na cidade, mais um promotor que somente aparece uma vez por semana e que não consegue dar conta das demandas e do atendimento as pessoas que precisam daquele órgão e fica até mesmo difícil de se fazer qualquer denúncia. Enquanto isso, mais casas são construídas sem alvará nas barbas da prefeitura e ainda hoje vi uns tapumes o que sugere que mais uma construção será erguida em terra do Governo do Estado que já tem uma ação de reintegração de posse desde o ano de 1990. Temos utópicas construções de um matadouro público já que o outro foi indevidamente destruído e seus equipamentos foram parar sabe-se lá onde, a reforma do Estádio Municipal que já recebeu a verba para que se concretize o sonho dos desportistas, a reforma do Mercado Público que pelas fotos editadas por este blog demonstram a situação de miséria. Temos que dar um basta nesta situação. Encorajo aos que ainda estão a fraquejar que possamos nos unir, que façamos denúncias, que vamos às ruas para protestar, sem violência, sem vandalismo, com vontade de que esta cidade volte a ser a Triunfo que um dia conhecemos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!