quinta-feira, 3 de julho de 2014

SOCORRO AOS CARETAS, UMA CULTURA SECULAR TRIUNFENSE EM EXTINÇÃO - POR MARCOS ANTÔNIO FLORENTINO


Os triunfenses, durante todo sua existência, divulgaram e defenderam com unhas e dentes a cultura e perpetuação dos CARETAS, como sendo sua marca registrada, e por mais de cem anos a sociedade triunfense foi fiel às suas raízes, não só exercendo e praticando essa cultura fantástica, como também ensinando aos seus filhos a importância de se manter viva dentro de si esta herança dos nossos antepassados.

Durante muitas décadas, os CARETAS se mantiveram na sua forma mais original possível, ou seja, não exibiam os adereços da atualidade, que os transformaram em CARETAS ESTILIZADOS, produzidos com a finalidade de desfilarem para um público específico, atendendo interesses de políticos e empresas públicas e privadas, descaracterizando e desvirtuando totalmente a finalidade original dos CARETAS.

Antigamente, todos os Triunfenses faziam questão de desfilar de CARETAS, trajando fantasias idealizadas na época do surgimento dessa figura secular adorada, não só pelos Triunfenses de verdade, mas também, por todos os turistas do mundo inteiro. Percebemos com o passar dos tempos a substituição das fantasias originais por fantasias estilizadas, confeccionadas com a inserção de muito brilho e fitas coloridas.

Não sou contra o uso dos adereços utilizados na confecção das fantasias atuais, até por que, a combinação de cores e brilho exibida nas fantasias, transformam os desfiles num espetáculo digno de ser visto e transmitido para todo o Brasil sem dever nada a qualquer outro tipo de manifestação cultural.

Percebemos todos os anos uma redução significativa no quantitativo de pessoas desfilando de CARETA, e isto se deve ao fato de que, um grupo muito reduzido e seleto de participantes vem recebendo verbas de forma individualizada, deixando os demais participantes excluídos do evento público mais importante para nossa cidade.

PRECISAMOS URGENTEMENTE tomar uma decisão no sentido de coibir esta prática danosa e maléfica, que vem levando a figura dos CARETAS A EXTINÇÃO, fazendo com que toda a sociedade Triunfense volte a sentir orgulho dessa cultura que é só nossa, e retome imediatamente as rédeas do comando da nossa cidade exercendo sua cidadania plena.

LANÇO AQUI UM CONVITE A TODOS OS TRIUNFENSES, aqueles que amam sua cidade e não desejam ver os CARETAS sucumbindo em curto prazo em detrimento da influência de pessoas que só visam se auto promoverem, não se importando nem um pouco com a existência dos CARETAS.

Este manifesto está sendo encabeçado por um grupo de Triunfenses amantes dos CARETAS, COM O PROPÓSITO de resgatar esta cultura que durante mais de 100 anos vem sendo a marca dos Triunfenses, grupo este, formados pelos Triunfenses, “CARLOS FERRAZ, WALDEMAR FERRAZ JR, JOÃO CORREINHA, ROBERTO VASCONCELOS E MARCOS ANTONIO FLORENTINO LIMA.

Contamos com o apoio e adesão de todos, e pedimos aos triunfenses que postem mensagens em apoio a nossa iniciativa manifestando o desejo de participar efetivamente. Desde já agrademos.
Por: Marcos Antônio Florentino

5 comentários:

  1. Antonio Rodrigues Neto3 de julho de 2014 às 20:30

    Os Caretas de Triunfo com toda essa tradição apenas servem de representação ilusória lá fora, mas de apoio nunca receberam nada. Agora Prefeitura e da Associação Comercial valorizam com todo suporte financeiro e logístico um recente Bloco do Exército criado lá arrastando centenas de pessoas pela ruas da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JÁ ERA...ACABOU-SE, IGUAL AO SÃO JOÃO.

      Excluir
    2. Precisamos que as autoridades amenizem nosso sofrimento e angústia de ver as tradições serem acabadas assim, sem qualquer movimentação da população omissa desse lugar.

      Excluir
  2. Boa noite meu prezado..é temos que cuidar para que isso não ocorra, e todos os trriunfenses, tem que chamar os politicos da e o secretario da cultura a atençao, pois é o dever deles cuidar deste ponto, pois uma cidade sem cultura e turismo não tem futuro, e cuidar das estradas que dão acesso ao pontos, pois estao em pessimas condições, para se chegar aos pingas,as grutas e a torres de microndas, tem que fazer rapel. E mais revier o maracatu e os blocos e as(cambinas). e outras culturas regional.

    ResponderExcluir
  3. Conte com a minha adesão a preservação desta cultura centenária Sr. Marcos. Triunfo não vem apenas acabando com os CARETAS, aqui acabam-se com todas as tradições como a Festa de São João, Carnaval, Festa do Estudante, patrimônio histórico e tantos pontos turísticos que estão em condições lastimáveis. Observemos o que acontece na zona urbana com construções indevidas, sem alvará de construção, riachos contaminados com dejetos de casas que invadiram terrenos pertencente ao Estado, a destruição do Matadouro Público, a reforma do Estádio que até hoje, mesmo já tendo recebido a verba ainda se encontra entregue às moscas. Quem era Triunfo, Terra conhecida como a terra da Rapadura, dos seus engenhos, de suas festas de final do ano onde barracas enchiam a praça da Matriz com alegria, dos inferninhos, da Festa da Primavera, dos quitutes regionais servidos para os turistas que desde aqueles tempos já se encantavam com o clima e com a cidade acolhedora.
    A resposta deste despautério nada mais é que uma administração que somente pensa em levar vantagem para aqueles que ocupam algum cargo junto à prefeitura. A secretaria de Turismo já demonstrou que é inoperante, que sequer sabe escutar aos anseios da sociedade e isso não é novidade pois o próprio gestor pouco se incomoda com isso. Ele foge as suas responsabilidades e vai se divertir em outros lugares nas festas porque não tem coragem de enfrentar o povo nas ruas. A cidade Triunfo tem que dar uma resposta séria aos que se acham poderosos e que ainda querem continuar no governo indicando outros sucessores para garantirem mais anos de vantagem. Temos que acabar com este imperialismo, com esta ditadura, com o abuso de poder, abuso de autoridade. Vemos ruas escuras, saneamento básico inexistente, um hospital que não tem condições de atender uma emergência para qualquer turista ou munícipe com um mal súbito. Temos a impregnação de indivíduos que comem às custas do dinheiro do povo em muitos cargos comissionados e que não dão um dia de serviço. Ou tomamos às rédeas da situação ou teremos uma cidade fantasma. Fantasma mesmo é o pátio de eventos que neste São João ficou completamente abandonado e os comerciantes que pagam para estarem em seus boxes foram prejudicados. As quadrilhas, as manifestações culturais e isso sem falar da Semana Santa em que tínhamos uma Paixão de Cristo de não fazer vergonha a qualquer Nova Jerusalém. A vergonha está estampada no rosto de cada um dos munícipes que recebem críticas dos turistas porque sequer programação para uma festa é divulgada e quando é, sempre em cima da hora. Quem é turista, quem não vive na cidade e quer vir conhecê-la, desfrutar do pouco que resta, precisa se organizar, fazer reservas em pousadas, escolher as caminhadas por trilhas onde os guias competentes da cidade se viram em mil desculpas pois nem mesmo isso é visto além de que tais guias ainda pagam à prefeitura pelos seus serviços. O museu da cidade, ah! se não fosse o SESC para dar apoio!
    Marcos, estou nesta luta e em minhas publicações e comentários tenho externado o mesmo sentimento que você tão brilhantemente divulgou mas deixo-lhe um alerta: O poder público, a gestão desta cidade pouco se importa e quem quer mudar tais coisas é perseguido como sou constantemente. Não tenho medo de ameaças ou de comentários impertinentes de quem não quer enxergar a situação. Conte comigo!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!