segunda-feira, 28 de julho de 2014

FUNDO DO POÇO MORAL! - POR LUIZ SAUL

A torpeza de uns poucos brasileiros evidenciará doravante a estimulação da desconfiança dos eventuais doadores para as campanhas da Cruz Vermelha de arrecadação financeira para o provimento de assistência a vítimas de tragédias ou de necessitados de qualquer natureza.


Não me lembro de qualquer precedente envolvendo irregularidades no seio da Cruz Vermelha, instituição que se glorifica pela solida
riedade a qualquer decaído em tempo de guerra ou de paz. Neste momento, por exemplo, a Cruz está na Faixa de Gaza, como esteve no Morro do Bumba, na Normandia, em Fukushima, em Sri Lanka, e aonde mais se fez necessária. No Oriente, é chamada de Crescente Vermelho, com a mesma atuação. 


Pois bem, agora o noticiário aponta o desvio de importante valor financeiro (acho que ainda não totalmente definido), feito aparentemente por um conluio envolvendo o à época vice-presidente da Cruz, no Brasil, Anderson Marcelo Choucino, por intermédio do qual se transferiu as verbas para a ONG Instituto Humanus sediada em São Luís-MA (Ah, Maranhão!), pertencente à Alzira Quirino da Silva, mãe do mesmo. Outra parte teria sido aplicada no mercado financeiro para a produção de dividendos para o conluio. 


Segundo a auditoria internacional independente, o Instituto Humanus recebeu, entre 2010 e 2012, R$15,8 milhões, sem comprovação de haver prestados os serviços pertinentes.

Sendo verdadeira a informação, e tem tudo pra ser, significa uma ofensa maior do que um simples roubo, furto, ou crime assemelhado, especialmente porque as verbas em questão eram destinadas à proteção das vítimas do Japão, da Somália e do Rio de Janeiro, em 2011.

Difícil imaginar qual será o desfecho de mais esse infausto capaz de enxovalhar a imagem do país. Mas, o fato é que resulta estabelecida desconfiança do doador, e, mais que isso, uma enorme lente de fiscalização sobre futuras administrações da Cruz nestas terras de Cabral.
 
Fundo do poço moral!
Por: Luiz Saul Pereira

3 comentários:

  1. Todos os dias me deleito com as publicações do senhor Luiz Saul Pereira, sempre atualizadíssimas.

    ResponderExcluir
  2. É verdade que o blog Opinião tem colaboradores bastante qualificados que publicam assuntos da maior importância. Não sabe-se é quem tem disposição de exercitar a leitura nesse lugar.

    ResponderExcluir
  3. Afinal de contas de quem se trata o Luiz Saul ? Leio suas frequentes crônicas e desconheço sua origem. Deve ser mais uma das pessoas inteligentes de Triunfo que residem em outros recantos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!