sábado, 26 de julho de 2014

CAMPANHA PARA MELHORIAS DAS CALÇADAS



Acredita-se na possibilidade urgente de componentes mais conscientes da sociedade triunfense provocarem debate público na Câmara de Vereadores, relativo a situação em que se encontram nossas calçadas um dos  principais pontos que mostram a dificuldade de inclusão das pessoas com  necessidades específicas e de idade avançada, sujeitas a tropicões e quedas devido o péssimo estado de conservação sem que as autoridades tomem qualquer providência, esquecendo que foram pensadas para garantir o direito de ir e vir seguro e confortável a todos indistintamente em suas chegadas e saídas para destinos diversos nas área urbanas.

Pelo que contata-se em costumeiras andanças, está ficando cada vez mais difícil circular na cidade e nos bairros de Triunfo, nas locomoções à igreja, escola, feira, banco, cinema, teatro, museu, barzinho, restaurante, trabalho, posto de saúde, serviços públicos privados ou voltar ao repouso merecido do lar, quando nesse caminhar, o acidente dos obstáculos das calçadas  mal cuidadas pode mudar o seu destino qualquer dia, qualquer hora, como se tudo isso foi algo normal e comum em outras localidades.

A nossa espera  estão sempre, os buracos, os degraus por vezes altos demais no meio dessas calçadas ocupando todo o caminho, tipo desníveis íngremes nas portas de garagens particulares, mesinhas de bares, estacionamentos provisórios, comércios improvisados, sem contar material ou  entulhos de obras, tirando seus proprietários um espaço de utilização pública para  os transeuntes garantido pela legislação vigente. Prejudicam ainda: gestantes, crianças, pessoas de visão limitada.

É legítimo que o poder público determine, cumpra e fiscalize o cumprimento das leis, colocando ordem no caos, disciplinando o que deve ser disciplinado sem jeitinho ou exceções. Disseminando por meio de campanhas educativas e informativas, as regras e as punições para quem não obedeça. Cobrando ainda a execução de obras e medidas que assegurem aos pedestres calçadas acessíveis e dignas, seria um bom começo. Melhor ainda seria não fazerem da calçada pedaço de uso exclusivo do interesse particular. Indignar-se e sonhar é preciso...





14 comentários:

  1. Acato a campanha mas sei que ficará apenas na postagem deste blog. Não há discernimento necessário da população e muito menos da gestão em conhecer as normas que já vigoram em todo país. O negócio aqui é construir sem autorização, sem alvará e principalmente em áreas pertencentes ao Estado. A própria prefeitura está construindo um PSF e está aterrando um riacho em total desrespeito ao meio ambiente. Fotos foram tiradas e já estão sendo entregues ao Ministério Público. Será que mais uma ação civil pública está prestes a acontecer?

    ResponderExcluir
  2. Todos os dias estou habituada a ler aqui sugestões maravilhosas para a cidade que infelizmente não são aproveitadas. Gostaria de saber a razão....

    ResponderExcluir
  3. Está mesmo precisando de uma boa reforma e leis para padronizar e responsabilizar os proprietários a conservá-las, pois devemos pensar nos mais velhos e pessoas com algumas dificuldades de locomoção, torna-se impossível andar nessas calçadas feitas para motos entrarem em casas, virando impedimento para o pedestre

    ResponderExcluir
  4. Ivonete Alves dos Santos24 de julho de 2014 às 22:18

    MUITO BOM! !!! COMENTEI OUTRO DIA!!!EXCELENTE! !!!

    ResponderExcluir
  5. O que seria Triunfo se não houvesse pessoas independentes como Williams Terto e Carlos Ferraz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferraz eu admito que tenha serviço prestado, mas o Terto não, porque vive somente de denegria imagem das pessoas de bem que ocupam cargos na prefeitura.

      Excluir
  6. Tereza Cristina Silva26 de julho de 2014 às 06:59

    Caso exista nesse município Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano ou algo correlato, é merecedora do título de pior secretaria da Prefeitura de Triunfo. A mesma tem a função de garantir o deslocamento das pessoas na cidade, principalmente através das calçadas, mas não é o que acontece, existem comércios impedindo a passagem de pedestres e portadores de necessidades especiais, isso foi possível constatar na minha estadia durante a Semana Santa com familiares a esse que é o meu lugar de origem. Gostaria de saber quando a prefeitura vai colocar em prática a Lei 16.890/2003, conhecida como lei das calçadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca, nunca, nunca, nunca.......

      Excluir
  7. CARLOS ALBERTO OLIVEIRA30 de julho de 2014 às 10:43

    TENHO LIDO MUITA GENTE RECLAMANDO PELAS REDES SOCIAIS OS NOTÓRIOS PROBLEMAS DE TRIUNFO CAUSADOS PELA ADMINISTRAÇÃO, MAS NINGUÉM FAZ NADA PARA MELHORAR.

    ResponderExcluir
  8. Como se observa pela foto, resta somente um espaço de poucos centímetros para os transeuntes continuarem a caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  9. Lamentável o que ocorre, comerciantes de bebidas e lanches montam suas tendas, colocam som alto no local e com isso os motoristas e motociclistas param, bebem e depois saem embriagados, com seus veículos. Como se isso não fosse suficiente, eles ocupam toda a calçada, forçando os pedestres a circularem no meio da rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cidade é uma zona, não tem qualquer ordem.....

      Excluir
  10. Infelizmente os pedestres têm que conviver com estes obstáculos ao caminharem pelas calçadas de Triunfo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!