segunda-feira, 7 de abril de 2014

POR QUE O MEDO DA CPI? - COLUNA DE BRASÍLIA


Por que o governo tem tanto medo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as denúncias de corrupção na compra e venda de uma refinaria em Pasadena, Estados Unidos, pela Petrobras? O negócio causou um rombo de mais de um bilhão de dólares à nossa estatal do petróleo, que, por sinal, vai mal das pernas. Ora, em qualquer país civilizado o maior interessado em apurar denúncias é o próprio governo, que no mais das vezes pune os culpados e absolve os inocentes. No Brasil, não é assim. E não é de hoje.
Governo tem pavor a apurar denúncias contra seus amigos.


A tônica, consolidada de forma pétrea com a chegada de Lula ao poder, tem sido ignorar a roubalheira. Nunca na história do petismo o governo processou alguém por roubar o dinheiro do povo. E não deverá fazê-lo. Vale lembrar Itamar Franco, que afastou o seu chefe da Casa Civil, o correto Henrique Hargreaves, quando foi acusado de envolvimento em irregularidades. Mandou apurar tudo com rigor. Provada a inocência, ele foi reconduzido ao cargo, com a ficha limpa que já possuía. Mas, no petismo é diferente. Não tem nem aquela história de quem roubou, não rouba mais. Todo mundo é inocente, ainda que se prove o contrário.
 
Dona Dilma ganharia muitos pontos não apenas se apoiasse a CPI da Petrobras, mas se entusiasmasse para apurar as muitas denúncias de corrupção espalhadas por aí contra o seu governo e o do antecessor. Quem sabe ganharia a reeleição só com isso. Quem tenta sabotar a apuração de crimes fica na moita da suspeita. É verdade que a intenção dos nossos deputados e senadores na CPI não é uma Brastemp. 

 
Nada tem de patriótica, já que a maioria deles não é de brigar por coisas sérias, e aproveita a leniência do Executivo para faturar votos no ano eleitoral. Mas afastada a má intenção, vale o fim da proposta. Apurar, demitir, prender, tomar dinheiro de volta deveria ser uma iniciativa do próprio governo, mas este prefere deixar a cargo da maldade da oposição, por sinal das mais incompetentes do planeta, fazer pose de Catão e faturar eleitoralmente com a fraqueza do adversário.


Fonte: De Brasília/DN

Um comentário:

  1. MIGUEL FERREIRA LEITE7 de abril de 2014 às 17:33

    O PT QUANDO ESTAVA FORA DO GOVERNO FAZENDO OPOSIÇÃO A TUDO E A TODOS SEM A MENOR DISCRIÇÃO QUERIA CPI A TORTO E A DIREITO, AGORA É COMPLETAMENTE CONTRÁRIO.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!