terça-feira, 22 de abril de 2014

HOJE 22 DE ABRIL, COMEMORAÇÃO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

O BRASIL EM ABRIL

18/04 - DIA DO ÍNDIO - PRIMEIROS HABITANTES
 
21/04 - DIA DE TIRADENTES - MÁRTIR DA INDEPENDÊNCIA
 
22/04 - DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
 
 
Em 22 de abril é realizada a Comemoração do Descobrimento do Brasil, quando os portugueses chegaram às terras de "Vera Cruz", nome pelo qual o país era chamado na época. Eles vieram à bordo da frota comandada por Pedro Álvares Cabral, em 1500. 
Na época do descobrimento do Brasil, o litoral era ocupado por nações indígenas, que falavam a língua tupi. Existiam duas tribos diferente, que eram os tupinambás e os tupiniquins. O processo de colonização do Brasil, pelos portugueses foi apoiado pelos tupiniquins, diferente dos tupinambás, que por serem rivais, apoiaram os franceses.

 
Polêmica: Descobrimento ou chegada?
 
Quando usamos o termo “Descobrimento do Brasil” parece que nossa terra não era habitada e os portugueses foram os primeiros a encontra-la. Desta forma, desconsideramos a presença de mais de cinco milhões de indígenas, divididos em várias nações, que já habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses. 
 
Portanto, muitos historiadores preferem falar em “Chegada dos Portugueses ao Brasil”. Desta forma é valorizada a presença dos nativos brasileiros no território. Diante deste contexto, podemos afirmar que os portugueses descobriram o Brasil para os europeus.

Principal fonte histórica 
 
A principal fonte histórica sobre o Descobrimento do Brasil é um documento redigido por Pero Vaz de Caminha, o escrivão da esquadra de Cabral. A "Carta de Pero Vaz de Caminha" a D. Manuel I, rei de Portugal, conta com detalhes aspectos da viagem, a chegada ao litoral brasileiro, os índios que habitavam na região e os primeiros contatos entre os portugueses e os nativos. 
 
 
Curiosidade:
 
- A esquadra de Cabral contou com aproximadamente 1400 homens. Eram marinheiros (maioria), técnicos em navegação, escrivão, cozinheiros, padre, ajudantes entre outros.



Fonte: Calendário BR

6 comentários:

  1. Parabéns meu Brasil, eu te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. O Brasil só vai melhor quando o PT for despachado. Basta de tanto elemento periculoso que veio apenas para roubar nosso País.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I felizmente ainda exautam os Portugueses q implantaram a escravidão. Temos q ter ideais voltados p a igualitariedade de direitos entre os povos...Isso só vimos com o maior estadista de todos os tempos, Luiz Inácio Lula da Silva! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

      Excluir
  3. Afonso Henrique Dias22 de abril de 2014 às 21:41

    Vale comemorar essas significativas datas: Dia do Índio, Tiradentes e Descobrimento do Brasil. Parabéns a todas representatividades.

    ResponderExcluir
  4. Nossa historia e linda e rica ,, creio que muitos de nosso povo ate desconhecem , e valorisam coisa IMPORTADAS ... de pais q. sonham e serem perfeitos..Uma pena...Tenho orgulho se ser brasileira sim....

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!