sábado, 19 de abril de 2014

CRÔNICA: O EXÉRCITO BRASILEIRO SE RENDEU? - POR EDNALDO BEZERRA

A origem de nosso Exército remonta a 19 de abril de 1648, dia em que se deu a primeira Batalha dos Guararapes. Naquela época, portugueses e brasileiros – brancos, negros,  índios – se uniram para expulsar o invasor holandês do nosso território. De lá para cá, muitos foram os feitos da Força Terrestre em prol da nação e do povo brasileiro. Quem não sente um quê de admiração pelos nossos heróis do passado (Duque de Caxias, General Osório, Marechal Mascarenhas de Moraes...)?
 
Contudo, hoje em dia, a imagem do Exército vem sendo maculada, sobretudo pela mídia, ao relatar, entre outros assuntos, o episódio de 31 de março de 1964 de forma parcial, não mostrando, de maneira clara, as razões para a tomada do poder pelos militares e as atrocidades cometidas pelos terroristas. Aliás, eles – os terroristas – são enaltecidos, tratados como heróis da redemocratização do país. Nada mais falso! Pois aqueles guerrilheiros queriam implantar no Brasil um regime ainda pior: a ditadura do proletariado. Sem dúvida bem mais cruel. Basta comparar o quantitativo de vítimas de nossa “ditadura” com a ditadura de países comunistas.
 
Quem diz, por exemplo, que aqui no Brasil a tortura era a regra (e não uma exceção) com certeza não foi bom aluno de matemática, e ainda carece de noções de proporção. Ora, meu amigo, não precisa nem tomar como parâmetro as baixas astronômicas ocorridas em Cuba, na China, no Camboja, ou na antiga URSS, é só fazer uma comparação com as ditaduras argentina e chilena que se chegará à mesma conclusão. Quando fazemos isso, o neologismo “ditabranda” (utilizado por um jornalista da Folha de São Paulo, no editorial “Limite a Chávez”, publicado em 17 de fevereiro de 2009) não parece tão absurdo assim.
 
Pois bem, continuando, eu diria que uma reportagem imparcial é aquela que aborda várias facetas de um determinado tema. No entanto, o que vemos atualmente numa discussão sobre quaisquer assuntos, principalmente na televisão, são dois ou três debatedores com opiniões análogas.  Isso não passa de proselitismo barato. E convence... Para se ter uma ideia do problema, outro dia eu dava uma palestra a jovens do segundo ano do ensino médio; por curiosidade, perguntei-lhes se sabiam algo sobre o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. Praticamente, todos sabiam relatar a ocorrência, e até com um razoável nível de detalhes. Porém, quando lhes perguntei sobre a bomba que explodira no Aeroporto de Guararapes, em 25 de julho de 1966, apenas um estudante sabia vagamente algo a respeito. E olhe que esse fato ocorreu aqui no Recife...
 
Portanto, em suma, observa-se que os nossos militares ganharam a luta armada, todavia, perderam a ideológica. Porque o que vem sendo passado para a nossa juventude nos bancos escolares, da década de setenta para cá, é uma visão de mundo puramente marxista. Apenas anos depois, com o advento da internet, é que, em face dos esforços de alguns ilustres brasileiros (exemplificando: Olavo de Carvalho, Padre Paulo Ricardo, Leandro Narloch, Marco Antônio Villa, Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino...) a verdadeira história, lentamente, está vindo à tona.
 
Mas o momento atual – em que se está, desmedidamente, explorando temas relacionados ao regime militar; em que a ditadura do politicamente correto impera; em que a censura já se demonstra escancarada (Raquel Sheherazade e Paulo Eduardo Martins que o digam! Aliás, até eu mesmo posso afirmar isso, pois algumas de minhas crônicas não são publicadas em jornais de grande circulação; pressinto que foram censuradas) – este ano de 2014, para ser mais preciso, é propício para se esclarecer os fatos. No entanto, parece que o Exército Brasileiro se rendeu. Veja bem, eu disse “parece”. Isso porque, a julgar pela postura dos generais de outrora, nossos homens não se rendem tão facilmente.
 

Agora, meu amigo, uma coisa tem que ser dita: a história que perdura é aquela que é contada (verdadeira ou falsa); assim, a versão predominante e que está sendo difundida às novas gerações é a versão daqueles que posam como se tivessem realmente lutado pela democracia. Ficam, então, as perguntas: por que o Exército não se pronuncia? Será que o silêncio é a melhor estratégia? Particularmente, acho que não. Dá a impressão de concordância. Ou mesmo de rendição. Mas não se engane! O Exército é o guardião da pátria. Motivo de orgulho de nossa gente. Pode vir rebordosa por aí...
 
 
 
Ednaldo Bezerra é estudante de Licenciatura em Letras da UFPE

3 comentários:

  1. Apesar de ter uma participação no período da Ditadura Militar parte do Exército Brasileiro, esse órgão merece o respeito dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. ESTOU COM O EDNALDO BEZERRA COM SEU OPORTUNO ARTIGO POSTADO, ACHO QUE AS FORÇAS ARMADAS EM GERAL MERECEM RESPEITO.

    ResponderExcluir
  3. Admiro as matérias sensatas desse senhor colaborador, muito boas mesmo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!