segunda-feira, 21 de abril de 2014

COMEMORAÇÕES DO FERIADO DE 21 DE ABRIL NO BRASIL

Segunda - feira, feriado. O revolucionário Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, será lembrado neste dia 21 de abril e muitas pessoas acabaram aproveitando um pouco mais a folga do trabalho, sequenciado pelos feriados da Semana Santa.
 
Mas você sabe por que teve essa 'folginha' nesta semana? Por que lembramos todos os anos de Tiradentes?
 
 
 
O MOTIVO - 21 de abril é feriado nacional devido a uma homenagem à morte de Tiradentes, que foi esquartejado  por causa de seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos do Brasil no intuito de conseguir a independência em relação a Portugal.
 
No século 18 o Brasil gerava grandes lucros para Portugal por meio da extração de ouro e diamantes. No  momento em que o governo português achou que a diminuição no volume dos lucros era devido à sonegação de  impostos dos brasileiros, aumentou as taxas, decretando uma derrama e tomou medidas repressivas contra os brasileiros.
 
Revoltados com o abuso da Coroa, um grupo chamado Inconfidentes elaborou um plano contra o governo. De acordo com a historiadora Juliana Sampaio, Tiradentes só foi morto porque foi delatado. "Todos os componentes foram presos, mas apenas Tiradentes foi morto por ser o mais pobre e o que mais de destacava.  Sem medo, assumiu a coordenação da revolta. Esquecido depois disso, ele se transformou num herói brasileiro logo após a Proclamação da República, 1889", disse a professora de História.

 
 
OUTRO MOTIVO- Também neste 21 de abril  comemoramos o aniversário de 54 anos da capital federal do Brasil, BRASÍLIA.

 
Com o tema “Brasília, capital de todas as artes”, a festa preparada para celebrar os 54 anos da capital federal promete agradar a todos os gostos com uma programação bastante diversificada. Neste ano, o aniversário será comemorado em 11 locais diferentes.

O evento vai contar com várias estruturas montadas para atender o público local e turistas durante o período e principalmente no fim de semana. No total, R$ 12,6 milhões serão investidos para a realização de todos os eventos, incluindo gastos com infraestrutura e contratações artísticas.



Diversidade

O cantor Thiaguinho e a dupla sertaneja Humberto e Ronaldo são algumas das atrações mais aguardadas da Esplanada dos Ministérios. Eles subirão ao Palco Principal, no domingo (20/4), das 20h às 2h. A estudante Rebeca Marques, de 26 anos, está ansiosa para os shows. “Eu sempre aproveito o aniversário de Brasília para descansar, mas neste ano quero curtir todos os shows. Sou fã das bandas”, revela. 

Já na segunda-feira (21/4), dia em que Brasília comemora aniversário, se apresentarão no palco principal as bandas Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi, das 17h30 às 0h.

Além dessas atrações, os brasilienses poderão aproveitar outros ritmos como gospel, rock, blues, forró, axé e sertanejo. No Palco Brasília capital de todos os ritmos, montado ao lado da Biblioteca Nacional, haverá músicas nos dias 20 e 21. No domingo será a vez dos amantes do rock e blues. Já na segunda-feira as atrações vão envolver forró, sertanejo e axé.

A programação também dedica espaço para o público gospel da cidade. O aniversário de Brasília contará com apresentações de Damares e Thales Roberto, na segunda (21), em uma estrutura montada ao lado do Ginásio Nilson Nelson. O assistente de negócios Paulo Silva Alves, de 30 anos, garante que estará presente. “Eu vou levar minha esposa e filhos para ouvir os shows de música gospel e celebrar o aniversário da cidade em que nós nascemos”, afirma.

Palcos destinados ao hip hop, dança, intervenções de grafite, música eletrônica, teatro e audiovisual também terão espaço. No Cine Brasília, por exemplo, haverá mostras de cinema sobre os 50 anos do golpe militar, feira de vinil e apresentação de DJs. No Cine Drive-In haverá uma estrutura montada especialmente para os fãs de música eletrônica. Doze DJs irão se revezar das 18h do dia 20 às 6h do dia 21. Já para os adeptos da música clássica, no Parque da Cidade, sempre no fim de tarde, haverá um palco instrumental.
 
 
Fonte: Correio Brasiliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!