sábado, 5 de abril de 2014

A FALTA DE AMOR PELA SUA CIDADE LEVA AS PESSOAS A DESTRUIREM SUA PROPRIA IDENTIDADE -



Sabemos que o progresso quando chega a qualquer lugar, traz efeitos devastadores do ponto de vista sócio-cultural e turístico e exige das pessoas, lugares e comunidades, renúncias de bens materiais como forma de compensação pelos resultados que este progresso tem a oferecer.


Quando as autoridades constituídas juntamente com a sociedade afetada pelos efeitos deste progresso, se unem em torno de um só objetivo, deixando de lado o egoísmo e os interesses meramente eleitoreiros, e desenvolvem estudos que possam detectar previamente os efeitos e impactos negativos que este progresso possa vir a causar, os resultados obtidos serão satisfatórios e deixaram toda a sociedade satisfeita.


 Não foi o que aconteceu com a derrubada do irmão gêmeo do prédio onde fica localizada a Sociedade dos Artistas Triunfenses. A falta de ingerência da Administração Pública na época do fato, se omitindo em atuar de forma eficaz contra a derrubada deste Patrimônio Histórico e Cultural da nossa cidade, evitando que se mutilasse de forma irracional e irresponsável uma parte dessa obra de arte que muito nos enchiam de alegria e prazer em vê-los erguidos, e sobrevivendo ao abandono e todo tipo de depredações por mais de 100 anos, deve ser qualificada como sendo crime de negligência administrativa e permissividade dolosa de interesses escusos.

 
O pior dos insensíveis e cegos quando passam pela Rua do Fiado, logo sentem que ali foi palco de uma grande tragédia cometida contra um marco centenário que durante toda sua existência esteve presente na vida de todas as pessoas sensíveis e apaixonadas pela sua cidade.


Este marco histórico foi testemunha das batalhas e conquistas, que não só a nossa cidade, mas também toda sua sociedade conquistaram ao longo dos tempos. Ali residiram famílias honradas, como por exemplo, a Família Moreira, que criou todos os seus filhos, netos e bisnetos, e hoje vêm parte da sua vida mutilada por interesses meramente comerciais em detrimento dos interesses artísticos, cultuais e turísticos.


Não devemos culpar de forma objetiva apenas as pessoas que adquiriram a propriedade deste imóvel e o transformaram num imóvel sem vida, sem beleza, sem harmonia arquitetônica com os demais imóveis da famosa Rua do Fiado, a culpa maior é dos gestores públicos que permitiram, assistiram e concordaram passivamente com o destino e finalidade dada ao irmão gêmeo do nosso patrimônio que chora a sua mutilação.


Na minha opinião, a sociedade deveria se unir em torno de um só objetivo e fazer valer a sua vontade política, exigindo da câmara legislativa a criação de uma lei de diretrizes que proíba a prática dessas atrocidades praticadas contra o nosso patrimônio. Chega de ficar de braços cruzados presenciando os inimigos da nossa cidade destruírem o pouco que ainda resta do acervo artístico e cultural da nossa cidade


Recife, 03 de Abril de 2014


Marcos Antônio Florentino Lima

7 comentários:

  1. Esse jornal abriu um novo capítulo nas história da cidade, com seu perfil inquieto e sua sintonia com a população menos favorecida, é leitura obrigatória para quem quer se manter bem informado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de total acordo....

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. José Everaldo Vieira5 de abril de 2014 às 11:01

    parabéns senhor marcos antonio florentino lima suas notícias fazem parte da nossa história. gostaria muito que todos conterrâneos tivessem a sua determinação e deixassem de ser omissos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessantes os artigos postados por esse senhor. Leio todos com a maior atenção e sinto falta de Triunfo não ter mais pessoas assim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza ele escreve muito bem e deve postar mais artigos pq são superinteressantes!


    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!