domingo, 12 de janeiro de 2014

CASA ONDE NASCEU O PINTOR TRIUNFENSE ELEZIER XAVIER - "O MESTRE DAS AQUARELAS"



 

Pernambucano de Triunfo, Elezier Xavier nasceu em 5 de fevereiro de 1907. Em fins da década de 20, mudou-se para o Recife, época em que já pintava. Interessado em ampliar o conhecimento na arte, investiu em curso de desenho no Liceu de Artes e Ofícios, do Rio de Janeiro. Mas foi basicamente um criador autodidata. Pintava em óleo sobre tela, mas sua técnica preferida sempre foi a aquarela.

Reconhecido como um dos maiores aquarelistas brasileiros, Elezier era viúvo e deixou cinco filhos, netos e uma bisneta.

O artista imortalizou paisagens de Pernambuco e do Recife. "Os casarões, os jardins, tudo que pudesse ser a memória do Recife, ele pintava", disse Cristina Xavier, filha do artista. Segundo ela, a família do pintor ainda não se definiu sobre o que fazer para preservar as obras e o trabalho dele. Na casa onde morava, mantinha um instituto cultural, onde mantinha ateliê e dava aulas de pintura e desenho geométrico.

O acervo do artista guarda mais de 300 telas. Pintor de nome nacional e internacional, Elezier fez escola e sempre lembrado como um mestre da aquarela no estado. Sua obra está espalhada por vários países, a exemplo da França, Estados Unidos, Áustria, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Suíça e Japão. "O nome dele vai continuar vivo", garante o filho Paulo Xavier.


Para o amigo Luís Pessoa, restaurador, Elezier Xavier era um grande artista. "Ele gostava de retratar o Recife. Pintava jardins e fez a ilustração do livro Apipucos: O Que Há Num Nome?, do sociólogo Gilberto Freyre. Era, sobretudo, um grande caráter", conclui Pessoa. Durante o governo Sarney, o pintor recebeu a comenda Barão do Rio Branco, da Presidência da República, na mesma cerimônia em que foi agraciado Pelé.

3 comentários:

  1. O pintor ganhou o mundo mas não tem recebido o devido respeito na sua cidade natal. Vejam mesmo a situação em que encontra-se o seu painel na lateral do imóvel.

    ResponderExcluir
  2. Maria do Carmo Lacerda13 de janeiro de 2014 às 14:36

    Eu conheço esse lugar

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!