sábado, 30 de novembro de 2013

ROBERTA GOMES E A SUA TURMA ALEGRE

 














COBRANÇAS DERAM RESULTADOS: SETUR FAZ PROPAGANDA PARA ATRAIR TURISTAS NA BAIXA ESTAÇÃO






Os finais de semana em Triunfo, a 400km do Recife, estão cada vez mais animados, mesmo não sendo a temporada de inverno. A Secretaria de Turismo aposta nos preços dos hotéis mais em conta e nos atrativos locais para atrair ainda mais turistas nessa época do ano. 

Para isso foi lançada uma campanha com o tema "Triunfo: Viva este Clima, Sinta esta Beleza" com inserção de comercial em emissoras de rádio do Estado, distribuição dos novos catálogos turísticos e divulgação em outdoors veiculados em Recife.

O roteiro turístico dessa temporada mais quente inclui não só os atrativos naturais como o ponto mais alto de Pernambuco - o Pico do Papagaio - ou o passeio na caverna do sítio Lages. A Setur Triunfo está divulgando um pacote com foco no Polo Gastronômico e de Animação, inaugurado há três meses, e que fica às margens do Lago João Barbosa, na área central da cidade.

Cercado de árvores, o local tem uma estrutura com cinco quiosques que oferecem pratos da gastronomia regional, além de palco com música ao vivo. Ao lado do Polo fica a estação do teleférico que é um convite ao passeio até o alto da montanha onde está o hotel do Sesc. Também pertinho do polo são oferecidos os passeios nos pedalinhos do Lago.

"A expectativa é que a gente consiga, com essa campanha, um incremento de cerca de 20% no número de turistas nessa temporada" explica o Secretário de Turismo, Evanildo Fonseca. 

A distribuição dos mais novos catálogos turísticos da cidade é a estratégia da Secretaria junto às agências de turismo do Estado e das principais capitais do Nordeste. O material reúne informações em texto e imagens cinematográficas dos atrativos naturais de Triunfo, além do patrimônio arquitetônico, gastronomia, folclore e roteiro de eventos.

"A idéia é oferecer diversão para toda família em uma área central que é o Polo Gastronômico com diversas opções de lazer que estão mais em conta nessa época" informa o Diretor de Turismo da cidade, Thomas Malaquias. As ações da campanha acontecem até o início de dezembro.


MATÉRIAS PUBLICADAS PELO OPINIÃO COM ESSAS  SUGESTÕES: 


(Foto do acervo recente de Magno de Sá)

06/03/2013 - ALGUNS SONHOS QUE FORAM SONHADOS JUNTOS E TORNARAM-SE REALIDADE DEPOIS

Durante longa temporada defende-se que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Administração, procure. modificar o andamento da pasta e avance  investindo em ações diferenciadas, capazes de oferecer retornos satisfatórios em curto ou médio espaço de tempo,no sentido de encaminhar correspondências com propagandas, tipo: panfletos, folders, fitas, e-mails, vídeos, DVDs, para todas as emissoras de rádio, televisão e empresas cinematográficas, geradoras de novelas, filmes,seriados e mini séries especiais, na tentava  de  com o existente potencial e exuberante  beleza - atrair participação em alguma filmagem do gênero ser aqui rodadas...


19/03/2013 - REPERCUSSÃO NACIONAL EXIGE INVESTIMENTO TURÍSTICO


O sucesso do turismo de Triunfo depende do futuro de seu público-alvo, não tenham os leitores a menor dúvida. A equação, que parece simples, dá um trabalho danado para ser colocada em prática porque levou muitos secretários municipais da pasta que apostavam suas fichas na implantação lenta e gradual desse fabuloso setor rentável, ficarem depois do conhecimento básico, atentos às essas exigências da realidade para poder atuar com precisão, tentando impor projetos importantes a serem articulados.

Estiveram empenhados naquele setor: Janaína Gomes ,Cacau Ferraz, André Vasconcelos, Andréa Pádua(turismólogos); Diana Rodrigues, Vilani Costa, Clóvis Martins, Heloísa Cândido, Eliana Viana (técnicas) .A Setur não  possuía qualquer estrutura: espaço próprio, mobiliário, telefone, quadro definido, transporte, material de expediente, orçamento próprio, verbas específicas e os cargos comissionados eram ocupados por familiares marajás que jamais apareciam. Verdadeira esculhambação para um  município com reconhecida potencialidade.

Existiam sugestões palpáveis repassadas criteriosamente aos prefeitos que faziam "ouvido de mercador", inclusive o atual (  jamais simpatizante com turismo, sendo agora forçado pela pressão popular e dimensão do empreendimento setorial no país e no mundo), tipo a promoção de "Triunfo - a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado de Pernambuco", "Oásis do Sertão", "Estação Climática","Estância Balneária","Paraíso Sertanejo".

Atuar nos grandes centros urbanos pernambucanos e nordestinos, através da atrativa  figura representativa tradicional dos "Caretas",fazendo organizada panfletagem convidativa ( divulgação da prefeitura)  e distribuindo folders  alusivos, videos, outdoor( patrocínio da cadeia de hotéis, pousadas, albergues, bares, restaurantes), em lugares  estratégicos  de Recife, Região Metropolitana, Caruaru, Petrolina e nas capitais: João Pessoa-PB, Maceió-AL, Natal-RN, Sergipe-SE, além de Paulo Afonso-BA e Juazeiro-CE. e demais localizações.


09/07/2012 - DESTACADO CRESCIMENTO TURÍSTICO

O  município de Triunfo desde o ano de 2008 está vivendo um grande momento no setor de turismo, na área de eventos e provavelmente em breve na área de negócios. Sempre atraindo para o ambiente agradável através da sua chancela de “Oásis do Sertão”, o turismo de lazer e aventura.Fato visível e naturalmente desencadeado graças à base construída em passado recente.

Agora, além do potencial natural inquestionável, também divulgamos a nossa imensa cultura, pelo trabalho dos envolvidos artistas e artesãos, aspectos que deixam o turista regional, estadual, nacional ou internacional, satisfeito relacionando com a estrutura gastronômica, importante fator capaz atrair o mundo de visitantes para a Cidade – mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco.


28/10/2010 - APOSTAR FORTE EM TRIUNFO

Depois da opinião sugestiva abalizada do turismólogo "Cacau", temos insistido incansavelmente através deste OPINIÃO, sobre a necessidade da gestão atual - com o seu propagado espírito renovador e de mudança no período eleitoral passado que até o presente infelizmente não aconteceu, frustrando muitos dos que acreditaram - produzir um material de divulgação para apresentar como peça publicitária pelas cidades circunvizinhas, depois: Região, Estado e todo o País, podendo ser tipo folders, fitas, panfletos, encartes, banners, ou um DVD com vídeo mostrando nossas potencialidades turísticas, econômicas, educacionais, naturais e estruturais, entre outras. Precisamos apostar firme em nossa bela e querida Triunfo. Falta o quê?


14/11/2009 - ALGUMAS DICAS DE CACAU FERRAZ

...Na visão abalizada do turismólogo Cacau Ferraz: "Triunfo desponta como um dos mercados de maior potencial turístico do Estado, tanto que precisa se investir nos próximos anos para promover o status de "Oásis do Sertão", "Cidade Maravilhosa", "Estação Climática", "Cidade Balneária", traduzindo todo material de divulgação existente em panfletos, folders, sites, banners, folhetins para os idiomas de inglês /espanhol, além de promover capacitações, disponibilizar imagens e videos, criar espaço virtual da internet, site: www.triunfo.pe.blogspot.com, que precisa ficar pronto em breve para iniciar importantes contatos. Para finalizar (torcendo entusiasmado para o sucesso do novo ocupante do setor; advento que jamais algum secretario anterior conseguiu realizar, por falta das condições satisfatórias ofertadas pelos desinteressados gestores), adianta que: "O maior meio de comunicação deve ser a internet, tanto para divulgar Triunfo, quanto para o público geral e instalar um influente escritório de representação na capital". Sem isso as chances serão bastante remotas, devido a forte concorrência ampliada." 


PREVISTA NOVA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICPAL

Biblioteca Pública Municipal Marli Ferreira Veras
 - Triunfo PE

EXEMPLO A SER SEGUIDO
Biblioteca Pública Municipal em Carnaíba

Adiantaram alguns assessores diretos da Prefeitura Municipal, a satisfatória notícia de que a população local terá no próximo semestre de 2014, finalmente o anúncio oficial  da construção do prédio da Biblioteca Pública de Triunfo, situada na sede, além de correspondentes unidades menores nos distritos de Canaã e Jericó que estavam planejadas há muitos anos atrás, visando solucionar um problema reconhecido pela própria gestão pública, garantindo acabar com tantas mudanças de imóveis alugados durante a sua existência. Nada menos que 14 transferências. Absurdo!

Comenta-se que a Secretaria Municipal de Educação, pretende  instalar nessas sonhadas bibliotecas triunfenses, computadores que poderão ser utilizados. Não apenas para os estudantes da rede pública e privada, mas também para  o público em geral. A inauguração desses ambientes culturais, que deverão funcionar em espaços bastante saudáveis: amplos, arejados, ventilados, serão sem sombra de dúvidas, um marco importante para a área educacional, oferecendo cerca de 5 mil exemplares dos mais diversos assuntos e autores nacionais e estrangeiros. Espera-se!

EMBELEZAMENTO DA CIDADE COM PINTURAS DECORATIVAS







Toda a superfície pública urbana triunfense deveria ser suporte  para a pintura decorativa, desde que não aconteça interferência na arquitetura neo-clássica existente. A arte  - segundo ensinamentos superficiais de alguns competentes arquitetos e urbanistas triunfenses:  Luiz Teles, Elma Ramos,  Emanuel Almeida ( Maninho), Rochael Melo ( Rochinha), Thiago Paiva e outros profissionais que visitam o maravilhoso  recanto sertanejo - pode contribuir e muito para o embelezamento da tradicional cidade turística de reconhecido destaque nacional demonstrado pela Rede Globo de Televisão no famoso Programa Globo Repórter, no semestre anterior, chegando a repercutir no Exterior.

Entende-se  que essas pinturas se bem delineadas, poderão tornar-se cartões-postais, como acontece em outras cidades do País, de idêntica infraestrutura, a exemplo de Gramado-RS. Na Europa, por exemplo, existem passeios organizados, focando apenas sequências expostas de grafites nas paredes das cidades, onde todos desejam tirar fotos ou ser filmados o tempo inteiro. Existe pessoas querendo posar próximas às paisagens bonitas, combinando as introduzidas atividades que defende-se aqui através de habilitados conterrâneos, tipo: João Carlos, Abraão Almeida, Luciano Silva, Marcelo Rodrigues, Franklin Bezerra e outros.

Existe na cidade vários artistas qualificados para executarem essas decorações em paredes desgastadas pelo tempo e falta de conservação dos proprietários ou espaços atrativos :como por exemplo os extensos muros: Cemitério Luiz Maia,  Quadra Irmã Elizabeth,  Convento São Boaventura,  mansão de Dr Cordeiro, Cooperativa de Eletrificação,Estádio Municipal Centenário,  ex-residência de Dr. Severiano Diniz, antigo Matadouro Público,  Lavanderia do Surrão,  Escola Monsenhor Luiz Sampaio Monsenhor Luiz Sampaio,  casarão de Marinho,  Escola Alfredo de Carvalho, ex-curral de Manoel Gastão, oitões de Terezinha Patu e Lúcia Lima, fundos das residências vizinhas do ex-prefeito Artur Viana  e muito mais.

A VIAÇÃO PROGRESSO EM TRIUNFO FECHA SEU POSTO DE VENDAS DE PASSAGENS


Estacionado na PE-365 o ônibus da Empresa Progresso

Restaurante e Bar  Palhoção

Olha que cena lastimável da bancada da Viação Progresso sendo literalmente despejada por falta de pagamento do ponto.Quem quiser comprar passagens agora, que vá em Serra Talhada ou em Flores !!! (Cristóvão Montalvão)
Aqui jaz a Viação Progresso de Triunfo!
Hoje eu vi o sepultamento do único posto de vendas de passagens que existe na cidade, que era na palhoça de Assis.
A Viação Progresso, única empresa de transporte que faz a linha Triunfo-Recife/Recife-Triunfo, acabou de fechar por FALTA DE PAGAMENTO DO PONTO DE VENDAS!!! Acreditem...Se alguém quiser comprar passagens pra ir pra Recife em Triunfo, tem que se deslocar pra Serra Talhada porque simplesmente Triunfo não tem mais um ponto de venda!!! Dá pra tu?

Por: Cristovão Montalvão

ADMINISTRAR OUVINDO A VOZ DAS RUAS

A satisfatória atuação de qualquer administração pública não  deve por hipótese alguma permanecer restrita à elaboração dos projetos confeccionados pelos técnicos burocráticos da sua definida equipe, mas também,  reconhecer e acatar quase  todas as interessantes sugestões vindas dos diversos setores municipais, desde que comprometidos na melhoria integral de vida da respectiva população.



Essa atitude sensata e muito utilizada nos momentos atuais  pelos modernos gestores do mundo inteiro, termina por motivar a participação popular nas decisões importantes e assim ocorrendo, passa a ser bastante positivo  para os chefes do executivo e os próprios municípios.A inovadora prática de consultoria é voltada para a valorização do ser humano, avanço da sociedade e preservação do meio ambiente.

Porque na verdade a ação democrática relacionada ao citado fator, consiste: confiar, investir, cuidar e crescer junto com as pessoas que de alguma forma são componentes integrais da sociedade alternativa e assim procuram integrar-se nos diferentes recantos deste imenso País,  visando conquistar mais rápido, novos empreendimentos nas pretendidas áreas, principalmente dentro do perfil  do projeto.


...O povo de Triunfo precisa participar!

NOSSAS RELÍQUIAS RELIGIOSAS

Igreja Matriz de nossa Senhora das Dores




Imagem do Senhor Morto

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes



Igreja de São Judas Tadeu (Capela do Colégio Stella Maris)



,Igreja São Luiz Gonzaga


Capela de Santa Clara - Casarão das Almas







PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA POR PORTADORES DE DEFICIÊNCIA: A QUESTÃO DA INCLUSÃO SOCIAL

 
CÂMARA DOS DEPUTADOS


 
Discurso pronunciado pelo Deputado  
GONZAGA PATRIOTA – PSB/PE 
Na Sessão do dia 22/11/2013.




 
Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

 

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA: A QUESTÃO DA INCLUSÃO SOCIAL




É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos de certa forma, ser culpados por tê-las.

Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de incluir.

A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, além dos idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

As sociedades antepassadas não aceitavam a deficiência, provocando uma exclusão quase total das pessoas portadoras desta. As famílias chegavam mesmo a escondê-las da convivência com outros, isolando-as do mundo. Felizmente, o mundo desenvolveu levando a uma maior aceitação da deficiência devido ao aparecimento de novos pensamentos e mentalidades. Estas transformações aconteceram, em grande maioria, no final do século XIX e começo do século XX na Revolução Industrial, com o aparecimento do interesse pela educação nos países desenvolvidos. Esse interesse provocou o início do atendimento aos deficientes, bem como o aparecimento da educação especial destinada a um movimento de inclusão escolar e social. Assim a sociedade aprendeu a ser mais inclusiva, compreensiva e solidária com a deficiência.

Vários países, Senhor Presidente, já criaram leis que protegem os deficientes e que os incluem na sociedade. Um deficiente deve ser considerado um cidadão, isto é, um indivíduo que pode gozar dos seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais de uma sociedade assim como deve cumprir os seus deveres para com esta. Um cidadão deve ter dignidade, ter honra e ser respeitado por qualquer outro, ou seja, todos os deficientes têm direito a ser respeitados, pois também são cidadãos.

A prática da desmarginalização de portadores de deficiência deve ser parte integrante de planos nacionais de educação, que objetivem atingir educação para todos. A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência. 
 

A inclusão social é, na verdade, uma medida de ordem econômica, uma vez que o portador de deficiência e outras minorias tornam-se cidadãos produtivos, participantes, conscientes de seus direitos e deveres, diminuindo, assim, os custos sociais. Dessa forma, lutar a favor da inclusão social deve ser responsabilidade de cada um e de todos coletivamente.









Deputado GONZAGA PATRIOTA
Membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados


_____________________________________________________________________________________________
Deputado Gonzaga Patriota 
Câmara dos Deputados – Anexo IV – Gabinete 430
Brasília-DF 
E-mail: dep.gonzagapatriota@camara.gov.br
Telefones: (61) 3215-5430/ (61) 3215-3430
(61) 3215-2430 - FAX

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!