quinta-feira, 31 de outubro de 2013

AS BIZARRICES BRASILEIRAS - POR LUIZ SAUL PEREIRA



O Brasil é um país que jamais se cansará das bizarrices comuns aos homens de pouca inteligência. Pois, agora alguns dirigentes da CBF, useiros e vezeiros em práticas de falcatruas que se capitulam de A a Z em códigos penais e de postura, anunciam a tentativa de cassar a cidadania do atleta Diego Costa, que, tendo dupla nacionalidade, optou pela seleção espanhola.

Esquecem, primeiro, o conceito de democracia; também que, sendo nativo do Brasil, a nacionalidade não pode ser cassada, exceto se em regime de força como já aconteceu com o “Ame-o ou Deixe-o”, de péssima e triste memória, mas que, nem assim, houve cassação de nacionalidade.

Essa incontinência verbal desses péssimos e desinformados dirigentes somente revela como a voz de mando brasileira, também no esporte, está comprometida e em mãos e bocas erradas.

Perfeita a decisão do Diego Costa que optou por ser um na Espanha para não ser mais um no Brasil.
 
 
 
 Luiz Saul Pereira
E dá-lhe, Diego. Olé!!!!
 
 
 

CAVALGADA "BICHO DO MATO" - TRIUNFO PE


















CARTAS Á REDAÇÃO : O ASSASSINATO DO PROMOTOR - JÚLIO FERREIRA




Promotor Thiago Farias e a sua noiva Mysheva




A noiva Mysheva


Algo estranho acontece nos bastidores das investigações que envolvem o assassinato do promotor de justiça da cidade de Itaíba,localizada na Região Agreste de Pernambuco. Afinal, para um crime que aparentemente já estava esclarecido, inclusive com a Secretaria de Defesa Social divulgando declarações quanto prisão do autor dos disparos, e identificando formalmente o mandante do crime, ainda existem muitas atividades investigativas e/ou policiais em andamento.

Um ponto que chama à atenção é a postura da noiva da vítima, que em um período de poucos dias já foi convocada a prestar esclarecimentos em três vezes, sendo que em cada uma delas parece estar ainda mais assustada, inclusive deixando transparecer, deforma inexplicável, um comportamento típico de quem tem "culpa no cartório". Tomara que o futuro não traga surpresas desagradáveis.

O CASO  DA MORTE  DO PROMOTOR DE JUSTIÇA THIAGO FARIA SOARES

Itaiba: José Maria diz em vídeo para o Globo News que não mandou matar o promotor


DISTRIBUIÇÃO DOS "MAIS MÉDICOS" PELO ESTADO

Ministro Alexandre Padilha desembarcou no Recife com o
secretário Fernando Figueira (Foto: Reprodução / TV Globo)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve recentemente em Recife, para recepcionar mais 151 médicos estrangeiros que participam da segunda etapa do Programa "Mais Médicos"do Governo Federal .Com a chegada de mais profissionais, cresce para quase 200 médicos lotados no Estado de Pernambuco. Eles serão distribuídos em unidades básicas de saúde de 56 municípios, beneficiando 800 mil pessoas, depois de passarem um período de adaptação e treinamentos, em hospitais de referência, mas deverão iniciar no dia 4 de novembro a desejada atuação.

Tudo isso representa um significativo passo dado para que outras melhorias sejam implantadas no SUS ( Sistema Único de Saúde).Segundo o ministro relatou  na sua entrevista esse número deve crescer ainda mais até o princípio do próximo ano,porque existe a expectativa de  de que 13 mil médicos sejam distribuídos em todo o País, fazendo com que  46 mil brasileiros tenham acesso à atenção básica de saúde. Isso significa que as demandas dos municípios como o nosso e os circunvizinhos mais exatamente, serão atendidos e terão suas vidas preservadas.



Serão assim distribuídos o atual lote: 

- Abreu e Lima (3)
- Afogados da Ingazeira (2) 
- Afrânio (1) 
- Agrestina (2) 
- Águas Belas (2) 
- Altinho (2) 
- Barra de Guabiraba (1)
- Belém de São Francisco (2)
- Bodocó (2),
- Bom Conselho (1) 
- Brejo da Madre de Deus (2),
- Buíque (3), 
- Cabo de Santo Agostinho (2)
- Cabrobó (2)
- Caetés (2),
Calumbi (1), 
- Camocim de São Félix (2) 
- Capoeiras (1)
- Carnaíba (2)
- Caruaru (7) 
- Catende (2)
- Condado (1)
- Cumaru (1) 
- Exu (2) 
- Feira Nova (1) 
- Flores (2),
- Floresta (2), 
- Goiana (3),
- Ibimirim (2)
- Igarassu (4)
- Ipojuca (1)
Itambé (2) 
- Jaboatão dos Guararapes (13)
- Lagoa Grande (1)
- Macaparana (2) 
- Moreno(2)
- Olinda (2)
- Ouricuri (3)
- Palmares (3)
- Panelas (2)
- Paudalho(1)
- Paulista (7)
- Pesqueira (3)
- Petrolina (6) 
- Quipapá(2)
- Recife (21)
- Santa Cruz do Capibaribe ((1)
- Santa Maria da Boa Vista (2)
- São Bento do Una (3) 
- São Caetano (2),
- São José do Belmonte (2)
- São José do Egito (2)
- São Vicente Ferrer (1)
-Tabira(2) 
-Tacaratu (2,)
-Vitória de Santo Antão (5).

E  o município de TRIUNFO ? NADA !!!
Deve ser porque a saúde está 100% e existe número suficiente de médicos para o atendimento corriqueiro . As reclamações da população devem não passar de invencionice. A mortalidade infantil inexiste.O número de óbitos na unidade de saúde é praticamente zero. Resta saber que  devido á constante ausência desses profissionais ninguém mais procura a maternidade e o hospital,para nascer ou para morrer.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PROBLEMAS ESTRUTURAIS: AUSÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO E SEGURANÇA AMEAÇAM PATRIMÔNIO HISTÓRICO











Precisamos que as autoridades entendam que esta instituição é um patrimônio do povo de Triunfo, a cidade é conhecida nacional e internacionalmente. Recebemos todas as semanas, vistantes do Brasil e do mundo inteiro.Eles sempre dizem que trata-se de uma localidade de relevância, que seria ícone patrimonial em qualquer parte do planeta, devido abrigar imóveis da década de 1920, ainda preservando os traços da construção original, datada do século 19. Em 1988, parte do casario foi tombado pelo Município e ganhou reconhecimento do Patrimônio Nacional, por em cada parte do centro ou vias secundárias ser possível perceber a presença de artes principalmente neo clássicas e romanas,onde são retratados momentos marcantes da vida passada nesse território belíssimo.

Existiam aparentes azulejos em sobrados e casarões mas foram literalmente destruídos, eles despertavam literalmente encanto aos exigentes pesquisadores que acompanhavam caravanas diferenciadas. Por várias ocasiões procurou-se a prefeitura, mas sempre alegaram que não poderiam fazer nada por falta de recursos, evitando apresentar algum projeto e encaminhar aos governos federal e estadual. Na verdade o município passa por momentos de dificuldade generalizada e enfrenta problemas estruturais que colocam em risco a fama valiosa de "Oásis do Sertão" e o patrimônio cultural deixado pelos estrangeiros que aqui residiram: alemães, ingleses, americanos, italianos, portugueses.

Atualmente existe um projeto que contempla a reforma dos espaços urbanos, através de convênio com as "Tintas Coral", representadas hoje pela empresa Akinolk e a implantação de um sistema de segurança com câmeras de monitoramento para  garantir maior preservação. Mas  a entidade pública executiva procura minimizar o efeito reivindicativo alegando não possuir recursos e nem contar com o relativo apoio dos órgãos vinculados, demonstrando completo  desinteresse  de atuação nessa empreitada.Entretanto, necessário se faz manter vivas as lembranças dessas obras. Difícil é fazer os pseudo- representantes entenderem os minuciosos relatos escritos e repassados através dos informativos defensores da justa causa.

PARQUE DONA MARIZETE NECESSITANDO REPAROS




Infelizmente o que poderia ser um espaço saudável, bastante alegre com arborização abundante, ideal para o convívio social diário das pessoas que residem nas proximidades do setor, além de outras partes da cidade e minimamente humanizado, serve como verdadeiro depósito de lixo, abrigando dezenas de entulhos que contribuem para desordem urbana. O canal central, localizado no Parque Dona Marizete, situado no antigo loteamento do  Bairro da Encruzilhada e agora denominado Bairro São Vicente.

 
Vez por outra fica quase que entupido tamanho a quantidade de esgotos com água apodrecida que escorrem no seu interior e desce em direção ao tradicional ponto turístico "Poço Dantas". Sem as devidas providências, por mais que seja reclamado, não se constata solução. É para ser lamentado uma obra recente viver  no quase abandono: exalando mau cheiro e apresentando bagunça nos canteiros;  e uma atração turística da periferia: considerada ponto crítico mais crítico ainda.

Segundo moradores do trajeto, é possível encontrar animais mortos , fezes, misturados com restos de comida estragada, entre sacolas de lixo doméstico, o que intensifica o odor insuportável. Não entendem de onde vem tanta sujeira assim, uma prova de que falta fiscalização contínua. É uma baderna, tem sido assim desde  a inauguração há anos. No local era para funcionar exclusivamente: pista de corrida, uma Academia da Cidade ou até mesmo um parquinho decente para as crianças brincarem, mas é possível encontrar com relativa frequência animais soltos ou amarados pastando

Na verdade a valorizada área atualmente apresenta-se um misto de tristeza e surrealismo. A arborização também é escassa e a frequência limitada, onde foi construído para ser uma praça dos moradores, visitantes e turistas. É triste demais presenciar um lugar tão interessante, tão grande e tão esquecido. O órgão executor prometeu quando de uma das eventuais limpezas paliativas, fazer balanço das ações necessárias para recuperação, mas ficou  nisso.

CHAMADA PARA TRIUNFO - EDITOR CARLOS FERRAZ











Nossa inspiração vem de Triunfo... 
Portanto nada melhor do que convidar você pra lá...
Visando curtir uma cidade saudável ,menos agitada e mais verde.
Onde pode-se levar as crianças para manter contato direto com a natureza de corpo inteiro.
Temos a proposta natural de: caminhar, correr, nadar, sorrir, pular...
Faz parte de momento infantil sem igual, enquanto os pais passeiam pelos diversos pontos atrativos do "Oásis do Sertão".


Por: fotos de Heloísa Helena

TRANSFORMAR PARTE DA ESTRUTURA EXISTENTE NO CENTRO - POR CARLOS FERRAZ

Depois de muita cobrança e grande especulação, agora espera-se que seja oficial o anúncio de revitalização de parte do Centro de Triunfo com as seguintes providências a serem executadas através de investimentos prioritários e iniciais na área do Lago João Barbosa Sitônio, Bairro Guanabara, visando melhorias na recuperação parciall do seu entorno:

 
01- Instalar ciclovia  na orla do cais do Lago João Barbosa Sitônio que interligue o Polo Gastronômico à Academia da Cidade, promovendo com a interdição necessária nos finais de semana e feriados, diversão de crianças, adultos e idosos , no setor. 

 


 

02- Novos acessos para pedestres e veículos na Avenida José Veríssimo dos Santos e Avenida Pompílio Wanderley, Bairro Guanabara, com a desejada abertura das artérias impedidas  pelas localizações mais que equivocadas  do parque de eventos e monumento do avião.



03- Execução do antigo projeto urbano que promove a interligação das vias públicas aproximadas: Rua Joaquim Timóteo de Lima Neto ( Bairro São Cristóvão) com a Praça da Bandeira ( Bairro Boa Vista),  não realizado por desinteresse das administrações que não indenizam  o imóvel responsável pelo impedimento do acesso; 






04- Criação de passarela viária de pedestres sobre o açude ( obra ornamental de 100 metros que serviria de atrativo e  transformaria o cenário ainda mais bucólico), ligando a margem na esquina da Sociedade Triunfense de Cultura- STC à via próxima à residência do casal Expedito Viana e Consuelo Inácio, Bairro Guanabara;


 
05- Instalação de chamativo Parque de Esculturas, com peças diversas dos vários artistas plásticos locais ( Beto Patú, João Carlos, Tadeu Lino, Abraão Nino, Agamenon Lima,, Totonho Cabral, Luciano Silva, Chico Santeiro, Marcelo Rodrigues e outros, no topo do "Lajedo da Cachorra", acima do Lajedo de D. Lídia Feitosa, Bairro São Cristóvão;


06-  Construir uma estrutura satisfatória para transferência do significativo monumento do avião da FAB- empenho do ilustre conterrâneo Cel Yone Castilho Campos -  para  o Lajedo de D. Lídia Feitosa (por trás da residência do senhor Francisco Félix de Oliveira -"Chico Leite"), onde deveria ter sido instalado pela vontade da população, visando ser ponto de maior visibilidade e atração turística diferenciada da Academia da Cidade;




07- Montar uma estátua de frei Damião ou criar parque religioso para peregrinações futuras, nas imediações do "Lajedo de Seu Marinho", próximo ao Alto do  Cruzeiro (onde existe um campinho) ponto mais alto do setor, aproveitando como acesso a existência das escadarias do Sesc abaixo da linha do teleférico;



08- Introduzir novas faixas de rolamento para o  trânsito fluir mais na cidade e facilitar o acesso de pedestres, ligando a Rua José Pereira de Souza ( Zezito da Celpe), Bairro Guanabara, passando sobre o Riacho de Dona Sara , Bairro Bom Jesus





09- Fazer a implementação do discutido complexo viário a iniciar pela área urbana, abrindo acesso  entre o antigo Curral de Manoel Gastão (Avenida Frei Fernando) passando pela Pousada Baixa Verde( Rua Manoel Paiva dos Santos) e saindo no novo loteamento por traz da Arruado Dr. Cordeiro Lima ( Bairro Encruzilhada);




10- Estipular prazo para aproveitamento dos vários terrenos baldios ao redor do açude adquiridos a título de especulação imobiliária, de serventia não comprovada e que estejam sem a devida proteção, evitando assim depósitos de lixo e crescimento de mato, prejudiciais para estética urbana.


11- Exigir daqueles que usufruem do Lago João Barbosa com barcos, jet ski, pedalinhos, jangadas, a obrigatoriedade de contribuir na manutenção da limpeza do mesmo, uma vez adquirirem lucros  e serem  inexplicavelmente dispensados de taxas públicas.






12- Investir na tão reivindicada iluminação externa e interna do Lago João Barbosa Sitônio - cartão postal da cidade que nunca recebeu o merecido tratamento por falta de visão administrativa e vontade política - visando proporcionar a multiplicação da claridade através do reflexo das águas, assim como Recife aproveita seus rios;





13- Proibir terminantemente a pesca com redes de arrastro, tarrafas e anzol que ocorrem abertamente durante os turnos diversos, afrontando como sempre as portarias baixadas pela administração e promover oficialmente, de forma organizada - todo primeiro domingo de cada mês - uma  pescaria pela manhã como opcional para moradores, visitantes e turistas.


NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!