quarta-feira, 31 de julho de 2013

OPINIÃO DO LEITOR - SERÁ QUE A CULPA É DA FUNDARPE? WILLIAMS TERTO

Na verdade culpam a FUNDARPE de não conhecer ou mandar atrações para a recepção dos turistas e a satisfação do povo triunfense. Isso na realidade trata-se de influencia política que a gestão atual não tem com o Governo do Estado. Seu prestígio é pouco. Tenho conhecimento firme de muitas atrações que foram vetadas para o festival de Garanhuns e que foi mudada por iniciativa de produtores culturais que se reuniram no palácio e exigiram de Dr. Eduardo Campos uma melhor postura com relação a organização do evento.
 
É exatamente isso que Triunfo precisa, gente que saiba realmente o que é cultura. Ainda me pergunto qual teria sido a razão de ser criado o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação como se educação não fosse cultura e cultura não fosse educação. Não existem projetos para as festas que virão porque sequer sabem fazer projetos ou desconhecem tantas Leis de Incentivo à cultura como por exemplo, a Lei Rouanet. Claro, é difícil conseguir o mecenas incentivador, mas Triunfo, com seus mais de cinquenta anos de festa, de turismo forte, de tantos festejos e de tantos atrativos, certamente sensibilizariam as grandes empresas para serem os mecenas incentivadores das festas.
 
Não existe projeto, não existem programações, não existe estrutura, não existe respeito para com o povo da cidade. A secretaria de Turismo do município é de envergonhar. Fontes indicam que o secretário não é muito bem visto na FUNDARPE, ninguém quer manter contato com ele, porque será? Tenho certeza absoluta de que falta vontade, políticas públicas voltadas para todas as áreas e sobretudo com o turismo, com as festas que outrora deslumbravam o sertão de pajeu trazendo muita gente de fora. Lembro-me da cidade completamente tomada de barracas, atrações diversas, o que gerava divisas para o município.
 
A prefeitura não está preocupada em geração de divisas para o município pois acha muito mais fácil conseguir através de esmolas oferecidas ou por conchavos politiqueiros. Como pode uma cidade ficar sem arrecadação nestas festas e no turismo até mesmo para que se crie um fundo para a preservação do patrimônio e para futuros eventos. Engulam quem quiser, a administração é nociva, podre, sem estrutura, sem perspectivas e principalmente sem respeito aos munícipes.
 
Haja coração para aguentar tamanhos absurdos!
 
 
Williams Terto Carneiro - Advogado

"CAVALGADA DOS AMIGOS" - 55ª FESTA DOS ESTUDANTES DE TRIUNFO PE

A equipe responsável por costumeiros encontros de montarias animais, informa àqueles que desejam ainda participar da divertida brincadeira, antecipadamente incluída como parte integrante dessa vasta programação da tradicional 55ª Festa dos Estudantes Triunfenses - promovida anteriormente pela União Triunfense dos Estudantes - UTE e agora sobrevivendo da parceria Governo do Estado - Governo Municipal, entre outros colaboradores - será  mais uma vez realizada a "Cavalgada dos Amigos".



O satisfatório evento cultural iniciará nessa oportunidade, com degustação reforçada, pontualmente às 7h da manhã, (31/07), na sede da Sociedade Triunfense de Cultura - STC, situada na Avenida José Veríssimo dos Santos, Bairro Guanabara, saindo logo após o cumprimento previsto desfilando dentro do roteiro por algumas  artérias da cidade "Oásis do Sertão" com destino ao Quilombo das Águas Claras, onde acontecerá o almoço igualmente ao ano anterior.



A animada marcha de cavaleiros e amazonas, contará com a participação de triunfenses , amigos de Serra Talhada comandados pelo cirurgião dentista Hércules Lima e família, e demais participantes ativos da Região do Pajeú, além de outras localidades, todos apreciadores dessa interessante modalidade de esporte e do saudável turismo ecológico, vestindo traje padronizado que servirá ao controle da comissão organizadora. O editor Carlos Ferraz garantiu sua presença novamente.

.


O líder das cavalgadas triunfenses Hércules Lima

 




O PORTO DISTANTE - EDNALDO BEZERRA


Pistoia, quadra 28, o romance anterior do escritor Paulo Paiva, retrata a saga dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira – suas dificuldades, seus sofrimentos, suas emoções –, vivenciamos junto com os personagens os combates do nosso glorioso Exército em terras italianas, durante a 2º Guerra Mundial. Agora em O Porto Distante, Paulo dá ênfase a participação da Marinha e da Aeronáutica naquele evento. Dessa maneira, os livros se complementam, e, com isso, o leitor tem a oportunidade de visualizar melhor a participação das Forças Armadas, como um todo, na ótica dos que estiveram presentes nas batalhas, no dia a dia da guerra. São soldados, marinheiros, gente simples, e que merecem o nosso respeito e a nossa admiração.


E são, justamente, os relatos, os pontos de vista, de marinheiros e de um piloto da Força Aérea que vão formar a espinha dorsal desta obra – jovens amigos que saíram do interior de Pernambuco, deslumbrados, para servir à Pátria voluntariamente. São histórias de vida, de heroísmos; elas não deixam de fazer parte da história do Brasil, mas simplesmente são desconhecidas pela maioria dos brasileiros, e relegadas ao esquecimento.

Embora se trate de um livro de ficção, não se engane, grande parte dos acontecimentos narrados são reais. A carta do Almirante Alberto de Lemos Bastos ao Presidente Getúlio Vargas, por exemplo, é um documento histórico, primoroso, mostra-nos a situação de nossa briosa Marinha, na ocasião. E leva-nos, também, a refletir e a concluir que os problemas existentes hoje em dia na administração pública vêm de longa data – a sorte, meu amigo, é que a nossa Força Naval é abençoada por Deus, pois, em que pese as dificuldades para o cumprimento de qualquer missão, o homem do mar é safo, raramente fica na onça, esforça-se para não deixar nada pegar, e no final, quase sempre, dá tudo certo.
Mas, sem dúvida, o ápice do livro é o desvendar do que ocorreu, de fato, com o Cruzador Bahia, na manhã de 04 de julho de 1945. A verdade vindo à tona. Aliás, no meu entender, este foi o motivo principal pelo qual o marinheiro Fernando escreveu os manuscritos; e, no anoitecer da vida, pediu para que seu filho, Oficial de Marinha, esclarecesse o mistério que pairava sobre aquele navio.
Além desse enigma, o leitor saberá também por que nunca marco uma viagem de avião no dia 30 de abril. Não que eu seja supersticioso, é apenas precaução.
Enfim, O Porto Distante é um livro revelador, para ser degustado, capítulo a capítulo, saboreando devagar, com paciência; apesar de que a curiosidade nos atiça e pode nos impedir de proceder desta maneira; porém, em assim conseguindo fazer, o leitor compartilhará melhor as emoções sentidas por aqueles bravos homens. Não seria exagero dizer que sentirá gotas do oceano borrifar-lhe a face.
Convido-lhe, então, a embarcar nessa aventura. Vamos lá! O mar está sereno e, parafraseando um velho marinheiro: “Aí, campeão, tá um belo dia pra navegar.”
 


Ednaldo Bezerra é estudante de licenciatura em Letras da UFPE

DESTAQUES DA ALA FEMININA TRIUNFENSE

Kerlane Pires
Juma Araújo

Andreia Pádua
Isa Lopes

Maria dos Anjos (mãe) e Oriana Nunes (filha) 




Fátima (filha) Carminha Martins (mãe)




EDUCAÇÃO TEM O MAIOR CRESCIMENTO RELATIVO NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL*


Brasília – A área de educação no país teve o maior crescimento relativo no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM):  129% no período de 1991 a 2010. A informação, divulgada ontem (29), faz parte do Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O ranking mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região.
Segundo o estudo, o crescimento da educação foi impulsionado, principalmente pelo aumento de 156% no fluxo escolar da população jovem no período. O setor saiu do menor patamar, subiundo de 0,279, em 1991, para 0,637, em 2010. Apesar do avanço, o setor ainda tem o menor índice diante dos três indicadores avaliados: longevidade, educação e renda.
Para o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, o indicador de educação é o mais difícil de avançar. “A educação alavancou o IDHM. No entanto, mesmo com os fortes investimentos do país ao longo dos anos, educação é o [indicador] que apresenta o maior desafio. Apesar dos programas de educação de jovens e adultos, é difícil trazer essa pessoa acima de 15 anos para a escola. De toda forma, já estamos corrigindo isso”, disse Costa.
O estudo mostra que, em 2010, 41% da população de 18 a 20 anos de idade tinham ensino médio completo. Na população de 5 a 6 anos de idade frequentando a escola, o índice chegou a 91,1%, naquele ano. Em 1991, as crianças representavam 37,3% dos alunos na escola e os jovens, 13%.
No recorte educação, lideram o ranking três municípios paulistas: Águas de São Pedro, São Caetano do Sul e Santos. Em seguida, vem Florianópolis. Na ponta dos piores índices apurados na área, estão Melgaço e Chaves, no Pará, e Atalaia do Norte, no Amazonas.
De acordo com o atlas, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não têm nenhum município avaliado com IDHM muito baixo. Por outro lado, nas regiões Norte e Nordeste, não há nenhum município na faixa de muito alto. Pela escala, é considerado muito baixo o IDHM entre 0 e 0,49, baixo entre 0,5 e 0,59; médio de 0,6 e 0,69, alto 0,7 e 0,79 e muito alto entre 0,8 e 1,0.
A diferença entre o mais alto e mais baixo IDHM dos municípios aumentou de 0,577, em 1991, para 0,612, em 2000. Daquele ano para 2010, houve um retrocesso de 0,444.
No recorte renda, houve crescimento de 14,2% – com aumento de 0,647, em 1991, para 0,739, em 2010. A renda per capita dos brasileiros teve ganho de R$ 346,31 nos últimos 20 anos. São Caetano do Sul, em São Paulo, Niterói, no Rio de Janeiro, e Vitória lideram a lista dos municípios com renda mais alta. Na ponta, com índices mais baixos, estão três municípios maranhenses: Marajá do Sena, Belágua e Fernando Falcão.
O índice de longevidade é o que mais contribui, em termos absolutos, para o nível atual do IDHM do país – entre 1991 e 2010, o Brasil acumulou alta de 23,2%. O país saiu de 0,493, em 1991, para 0,727, em 2010. No recorte, três municípios catarinenses lideram a lista com os valores mais altos: Balneário Camboriú, Blumenau e Brusque. Com os piores índices estão Cacimbas, no Pará, Roteiro e Olho D'Água Grande, em Alagoas.
Esta é a terceira vez que o Pnud faz o levantamento da situação nos municípios brasileiros. Os dados já foram divulgados em 1998 e em 2003. Nas duas últimas décadas, o Brasil quase dobrou o IDHM, passando de 0,493, em 1991 – considerado muito baixo – para 0,727, em 2010 – que significa alto desenvolvimento humano.

Fonte: MSN/Noticias

terça-feira, 30 de julho de 2013

A FORÇA AÉREA PARLAMENTAR? - LUIZ SAUL


Agora se sabe que a Força Aérea Parlamentar foi acionada também pelo Ministro Aldo Rebelo. No Carnaval, o representante dos esportes brasileiros, certamente entediado com os repetitivos desfiles das escolas de samba brasileiras, lotou um jatinho da FAB, incluindo a esposa e filho, e se mandou prá Cuba.
 
O pretexto usado foi a assinatura de convênio de intercâmbio de atletas, e, que os seus parentes foram convidados pelo governo cubano. Não consigo atinar como o filho de 21 anos, ainda um estagiário de Direito, merecesse o convite de outro país, assim como a sua mulher Rita, uma mera integrante de uma secretaria no governo do Distrito Federal. 
 
Ademais disso, fica aquela sensação de calote nas normas de utilização das aeronaves ante o fato de que os nomes dos filho e mulher não haverem constado da relação de passageiros no voo carnavalesco.
 
Agora, descoberta a falcatrua, restará saber se o Ministro reembolsará os cofres públicos, já que demitido não será.
 
E bate o bumbo!


 
Luiz Saul Pereira

MAIS UMA ATRAÇÃO CONFIRMADA PARA 55ª FESTA DOS ESTUDANTES DE TRIUNFO PE - O TRIUNFENSE FABRÍCIO RAMOS


PALCO NAÇÃO CULTURAL
 Local: Pátio de Eventos


Quinta-feira, 01/08
 
22h – Ambrosino Martins


23h30 – Combo X

            _ Fabrício Ramos

1h – Quinteto Violado

PERNAMBUCO OCUPA O 19º NO RANKING NACIONAL DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL - IDH

  
 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO  NOS MUNICÍPIOS - IDHM GERAL
A maioria dos municípios no Sul e no Sudestes estão concentrados na faixa de alto desenvolvimento, com 64,7% cidades do Sul e 52,2% de municípios do Sudeste nesta faixa. No Centro-Oeste e no Norte, a maioria das cidades está com índice de médio desenvolvimento, com 56,9% e 50,3% respectivamente. Apesar da desigualdade entre os estados continuar grande, o percentual diminuiu 25,5% nas últimas duas décadas. Todos os índices analisados podem ser consultados no site do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013.
RANKING NACIONALIDHM Geral
Distrito Federal0.824
São Paulo0.783
Santa Catarina0.774
Rio de Janeiro0.774
Paraná0,749
Rio Grande do Sul0,746
Espírito Santo0,740
Goiás0,735
Minas Gerais0,731
Mato Grosso do Sul0,729
Mato Grosso0,725
Amapá0,708
Roraima0,707
Tocantins0,699
Rondônia0,690
Rio Grande do Norte0,684
Ceará0,682
Amazonas0,674
Pernambuco0,673
Sergipe0,665
Acre0,663
Bahia0,660
Paraíba0,658
Piauí0,646
Pará0,646
Maranhão0,639
Alagoas0,631
PERNAMBUCO - figura em 19º lugar no ranking nacional para o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) 2013, divulgado nesta segunda-feira (29). O Estado passou de 0.440 em 1991 para 0.673 em 2010. Em áreas pernambucanas, o arquipélago Fernando de Noronha é a unidade com o IDHM mais alto (0.788). Já no ranking nacional, Fernando de Noronha ocupa a 76ª posição, empatado com outros oito municípios brasileiros. Recife, capital do Estado, está em segundo lugar (0.772), seguido de Olinda (0.735). Manari (0.487), Jurema (0.509) e Itaíba (0.510) são os municípios pernambucanos com os menores índices.
O índice estuda diversas dimensões dos marcadores da educação, expectativa de vida e renda, em uma escala que varia de 0 a 1, considerando o número 1 como o mais avançado. A escala é dividida em cinco faixas - de muito baixo (0,000 - 0,499), baixo ( 0,500 - 0,599), médio (0,600 - 0,699), alto (0,700 - 0,799) e muito alto (0,800 - 1,000). O estudo foi realizado em uma parceria com o Pnud Brasil, Fundação João Pinheiro e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e leva em consideração s critérios da ONU (longevidade, educação e renda da população). os dados são referentes ao Censo do IBGE de 2010, mas foram compilados em 2013.
Com renda per capita de R$ 1034,14, Fernando de Noronha tem uma expectativa de vida de 75,36 anos e um IDHM educação de 0.748. A capital pernambucana tem uma renda per capita média de R$ 1.144,26, com expectativa de vida de 74.50 anos e IDHM educação de 0.698. A renda per capita média olindense é de R$ 640,13 e expectativa de vida de 75.16 anos. O IDHM educação para Olinda é de 0.675. Manari, município pernambucano com o menor índice do Estado, tem uma renda per capita de R$ 155.49, expectativa de vida de 65,89 anos e IDM educação de 0.354. A cidade é a única de Pernambuco com a faixa de desenvolvimento humano considerada muito baixa para os padrões da pesquisa.
TRIUNFO - ficou na 12ª colocação no ranking do novo IDHM entre os 187 municípios, conforme classificação abaixo.
12 º Triunfo (PE) 0.670

Posição Lugar IDHM EM PERNAMBUCO

 

1 º Fernando de Noronha (PE) 0.788
2 º Recife (PE) 0.772
3 º Olinda (PE) 0.735
4 º Paulista (PE) 0.732
5 º Jaboatão dos Guararapes (PE) 0.717
6 º Petrolina (PE) 0.697
7 º Camaragibe (PE) 0.692
8 º Cabo de Santo Agostinho (PE) 0.686
9 º Carpina (PE) 0.680
10 º Abreu E Lima (PE) 0.679
11 º Caruaru (PE) 0.677 

12 º Triunfo (PE) 0.670

 

CONQUISTA QUE NECESSITAM SER FEITAS

ANTERIORMENTE, COBAL

ATUALMENTE, CONAB


CAPRINOCULTURA EM MUNICÍPIOS PERNAMBUCANO

Quem está habituado a acompanhar ao longo do tempo nossos informativos ou participava das sessões legislativas da Câmara de Vereadores, pode muito bem recordar e constatar, sem quaisquer ressentimentos, os variados avanços conquistados na época através de reivindicações encaminhadas com relativa frequência aos órgãos públicos e privados sendo em quase todas oportunidades solucionadas e a comunidade agraciada dentro dos seus muitos anseios. 

Cita-se por exemplo o benefício adquirido com o saudoso vice-governador Carlos Wilson Campos, depois assumindo o governo em substituição a Miguel Arraes de Alencar, que mantinha o irmão caçula André Campos na superintendência da COBAL e facilitou a vinda duas vezes por mês, nas feiras livres do sábado de Triunfo e algumas oportunidades na segunda-feira no então distrito de Santa Cruz da Baixa Verde do mercado volante daquele órgão, vendendo gêneros alimentícios por preços bem inferiores. A carreta ficava estacionada frente à Emater, na Praça 15 de Novembro, Centro.

Atualmente com a denominação de CONAB ( Companhia Nacional de Abastecimento ), deveria essa atividade continuar funcionando, caso houvesse interesse das representações políticas municipais, que deveriam procurar manter contato na tentativa de instalar algum módulo, armazém, mercado ou unidade, fundamental para a execução de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, assim como Arcoverde, Petrolina e outros.

Não é tão fácil assim, mas também não se trata de coisa do outro mundo, muito mais difícil foi no passado e conseguiu-se manter por quase dois anos  esse abastecimento. A medida faz parte do Plano Nacional de Armazéns, anunciado durante a divulgação do Plano Agrícola e Pecuário. Com esse investimento, a expectativa é das melhores em todos os sentidos porque a instalação ficaria  disponível a receber principalmente estoques  contra seca .

segunda-feira, 29 de julho de 2013

FUNDARPE LIBERA MAIS DUAS ATRAÇÕES PARA 55ª FESTA DOS ESTUDANTES DE TRIUNFO PE


PALCO NAÇÃO CULTURAL


Sexta-feira, 02/08/2013

22h – Edição Extra

23h30 – Liv Moraes

Forro das Antigas 

01h00 - Adilson Ramos             

   

Jorge de Altino - Chevrolet Hall

Sábado, 03/08   

22h – Banda Rua

23h30 – Orquestra do Sucesso 

               Jorge de Altino

1h – Fafá de Belém      

         


BADERNA INJUSTIFICÁVEIS - ROGÉRIO MOTA


Os acontecimentos recentes na cidade do Rio de Janeiro dos arruaceiros, baderneiros, vândalos e por que não dizer marginais, é altamente injustificável. Fazer uma manifestação de reivindicação para melhoria disto ou daquilo, para protestar por um determinado ideal é sim justificável, agora quebrar o patrimônio publico que todos os cidadãos utilizam e destruir bancos, destruir e roubar lojas de pessoas que com muito sacrifício implantou para os seus sustento, é coisa de bandido e a policia tem que agir com rigor e, não ficar nesta de: “não agimos por que houve um acordo para não lançar bombas de gás e não bater nos vândalos”. Não, marginais tem que ser tratado como marginais no cacete, no rigor da lei e serem presos.



Rogério Mota

SPORT FAZ BELA HOMENAGEM A ARIANO SUASSUNA NO LANÇAMENTO DA NOVA CAMISA

"Felicidade é torcer pelo Sport". "O Sport para mim é - e sempre foi - uma das coisas mais importantes da minha vida". Essas são duas das três frases que estão estampadas nas novas camisas do clube rubro-negro, que foram lançadas em um evento bastante movimentado no salão de festa da Ilha do Retiro.

O autor das frases estava no evento. O escritor Ariano Suassuna, secretário de cultura do Governo do Estado, nunca escondeu sua paixão pelo time da Ilha do Retiro. Por onde andou, sempre deixou claro esse sentimento. Por isso, a diretoria do Sport acertou em cheio ao fazer a homenagem.
Ariano Suassuna entrou no local da festa acompanhado de diversos representantes da cultura nordestina: bacamarteiros, bonecos gigantes, Mateus e Caterina. Emocionado, o escritor assistiu a um curta metragem produzido pelo clube em sua homenagem, recebeu uma estátua do Leão do Norte e um quadro com o escudo do clube.
Durante o evento, o apresentador convocou uma torcedora para cantar o hino do Sport. Ela se equivocou e acabou puxando o tradicional Cazá-Cazá, acompanhado pela torcida. Mas Ariano Suassuna não ficou satisfeito. Pegou o microfone e cantou: "Com o Sport eternamente estarei, pois rubro-negras foram as cores que abracei...".
Depois, aconteceu o desfile dos novos uniformes. O elenco rubro-negro participaram o goleiro reserva Mateus, o lateral-direito George Lucas e o volante boliviano Chumacero, que foi a sensação do desfile.
A camisa mal foi apresentada e já deu sorte. No dia em que estreou o novo uniforme para o restante da temporada, o Sport não decepcionou e venceu o Oeste por 2x0, na Ilha do Retiro, na noite desta sexta-feira, na Ilha do Retiro, pela décima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Lucas Lima e Tobi marcaram para o Leão ainda no primeiro tempo. Claro que não foi só o manto rubro-negro o responsável pela vitória.

A marcação dos donos da casa foi o grande diferencial na partida fazendo com que Magrão fosse um mero expectador. Por conta disso, os leoninos tiveram mais posse de bola e levaram a melhor, mesmo cometendo alguns erros na criação no primeiro tempo e perdendo muitos gols no segundo. Para felicidade do escritor Ariano Suassuna, torcedor ilustre do clube e que recebe uma justa homenagem no padrão vermelho e preto.



Foi a quarta vitória seguida do Leão na competição. Desde a volta da Copa das Confederações, os rubro-negros estão 100%. Com o resultado, o Sport chega aos 21 pontos e assume a vice-liderança provisória da Segundona. Na próxima rodada, encara o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte. Já o Oeste fica em 12ª com 12 pontos, mas também pode ser ultrapassado. Os paulistas recebem o Guaratinguetá em casa.


Fonte: Blog do Torcedor/NE 10 PE

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!