sábado, 6 de julho de 2013

COMPARATIVO DOS MERCADOS PÚBLICOS

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO - (MERCADÃO DA CANTAREIRA)










Certa vez, alguém falou com determinação e sapiência  que "somente é possível saber da essência de um lugar quando se conhece o seu mercado público". A frase parece de imediato plausível, mas somente passa a ganhar sentido completo quando coloca-se os pés em São Paulo - Capital visitando o Mercado Público Municipal da Cantareira, próximo à movimentada Rua 25 de Março e Ruas Porto Geral, um espaço comercial e de lazer maravilhoso, dividido por opcionais abrangentes como a exposição e venda de produtos: hortefrutigranjeiros, industrializados, lanches, refeições, polpas, mercearias, artesanatos, bebidas, plantas ornamentais, ervas medicinais, artigos para presentes. Naquele local aplausível  sob construções antigas, encontra-se tudo que for comível ou de primeira necessidade.

MERCADO DA BOA VISTA - RECIFE PE




 MERCADO DE CASA AMARELA




MERCADO DO CORDEIRO




MERCADO DA ENCRUZILHADA




Não fazem exagero alguém quando afirmam alguns simpatizantes da prática, que os modelos dos mercados recifenses, embora muito inferior aos paulistas: Boa Vista, Casa Amarela, Cordeiro, Encruzilhada Madalena, no tocante aos seus ritmos e modas corriqueiras, poderiam ser introduzidos no Mercado Público de Triunfo, situado entre as vias Rua Clementino Diniz e Praça Pio X, no Centro. Porque mercados dessa natureza, expressam os hábitos do cotidiano nas comunidades e ao mesmo tempo, constituem a ligação capaz de atrair  pluralidade entre  seus frequentadores, enfatizando de forma singela as relações humanas, por meio do encontro entre conhecidos e desconhecidos, unindo partes ao todo, congregando confiança e movimento nesses ambientes.

MERCADO DA MADALENA







De acordo os triunfenses Wilson Costa, Carlos Ferraz, Joan Gomes, Alexandre Melo, Sales Souza, Juciê Soares ,Gedeilton Nóbrega, Flávio Costa, Ranieri Timóteo, frequentadores assíduos do Mercado da Madalena  nos finais de semana e feriados, não havendo como discordar da teoria pernambucana que ao adentrar naqueles corredores, parece o viver recifense se descortinar sem pudor ( Cristóvão Montalvão). Seja no  citado repertório de ingredientes nativos pouco conhecidos no restante do País, seja no efeito peculiar, conclui-se um misto de abordagem íntima e permissiva que as vendas barganham freguesias, nos boxes de alimentação ou produtos Aliás, o meio que a vida real se faz mais real.







 MERCADO PÚBLICO - TRIUNFO PE




22 comentários:

  1. Tenho toda simpatia pelas recentes reportagens que estão sendo publicadas com propostas urbanísticas para a recuperação e preservação dessa bonita cidade, todas com facilidade para serem concretizadas devido própria compatibilidade com a posição geográfica do lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange Martins Diniz5 de julho de 2013 às 23:07

      Realmente, os Mercados Públicos de nosso País, apresentados na presente matéria,merecem destaques,principalmente o de São Paulo.(Este eu conheço).Muito bem, gostei dos comparativos,embora ache o "nosso", o da terrinha, de uma singeleza sem igual que deveria ser melhor cuidado e reparado pelos nossos governantes e políticos desatentos, neste particular. Quem sabe, um dia, as coisas mudem por aí e teremos um Mercado Público à altura de nossa ilustre Cidade. Parabéns pela matéria,Carlos Ferraz, continue sonhando, pois, toda concretização na vida é proveniente de um sonho.

      Excluir
    2. Admiro muito as intervenções feitas nos comentário aqui postados pela senhora Solange Martins Diniz, a mesma demonstra imensa afinidade com sua cidade.

      Excluir
    3. Não tem jeito, isso já era para ter sido tomado providências. Esse mercado público de Triunfo é uma vergonha para uma cidade que se diz turística.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. o mercado público de triunfo parece um cemitério!

      Excluir
  2. Mostrando que não estão entendendo o que dizem as ruas e que, pior, não estão nem aí para as queixas do povo, transmitidas por Carlos Ferraz em suas postagens diárias, os políticos daqui não param de aprontar, a população acomodada também está pouco se lixando, recusa-se a protestar. A oposição amordaçada é de mentirinha....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SONHA BEM MUITO CARLOS FERRAZ QUE O MERCADO DE TRIUNFO VAI FICAR ASSIM...

      Excluir
    2. Ferraz vc é d +

      Excluir
    3. Não transformam o mercado público em ponto atrativo porque não querem e nem possuem qualquer interesse com a cidade, são uns tapados com esse turismo faz de conta. Vai-te!!!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Comparar esses mercados públicos com o daqui também é covardia. Acho que estão querendo demais.

      Excluir
  3. Francisco A. Rodrigues5 de julho de 2013 às 09:13

    Parece óbvio que, para produzir resultados, uma administração, precisa definir acordos, regras e prazos com a equipe, além de estabelecer limites para nortear a atuação dos subordinados. De tão evidente, esse princípio deveria ser um consenso, mas pelo que tomei conhecimento muitos gestores andam se queixando da reação negativa do grupo mantido pelo prefeito Luciano Bonfim, principalmente dos mais jovens que ocupam cargos comissionados de direção, que estão se achando o máximo e pouco dão atenção ás cobranças legítimas da população, como se fosse essa subordinada aos seus desejos e caprichos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Já sou frequentador do mercado da Boa vista e Encruzilhada, em breve irei conhecer o da Madalena, como disse meu amigo Sales você estará e, casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu brother tu sempre dando teus pitaquinhos, rsrsrs

      Excluir
  5. O Vereador Djaci Marques no uso da tribuna da Câmara falou da importância da Reforma do Mercado Público, pois é um dos atrativos turísticos da cidade e tem sua importância na economia. O Vereador apresentou Indicação para reforma do Mercado Público no dia 22 de fevereiro, porém até o momento nenhuma melhoria foi realizada.

    Segue Indicação.

    INDICAÇÃO

    Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal,

    O vereador que esta subscreve nos termos regimentais vigentes INDICA ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal – Luciano Fernando de Sousa, providências urgentes junto a Secretaria de Obras para reforma do Mercado Público.
    Desta Indicação dê-se conhecimento ao Prefeito Municipal – Luciano Fernando de Sousa, ao Secretário Municipal de Obras, aos comerciantes do mercado público e demais segmentos da sociedade.

    JUSTIFICATIVA
    O Mercado Público Municipal encontra-se abandonado necessitando urgentemente de reforma, pois é lamentável a situação atual, os comerciantes e visitantes tem reclamado do descaso, o que tem causado indignação e prejuízos. Faz-se necessário com a maior brevidade melhorias físicas e reforma em box, banheiros, iluminação, telhado, piso, instalação elétrica, entre outras.

    Sala das Sessões, 22 de fevereiro de 2013.

    Djaci Marques de Souza
    Vereador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. E os outros vereadores não se pronunciam pra nada? São um bocado de inútil, come e dorme. A culpa é do eleitor que não sabe e nem quer escolher o que presta nessa cidade.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Saudades do Mercado da Boa Vista e da Madalena. Saudade dos antológicos encontros c Wilson, Ferraz, Joan, Deito...
    Depois da Festa do Estudante estarei aí pra tomar umas geladas e tirar gosto com uns versos!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!