segunda-feira, 15 de abril de 2013

VAMOS APRENDER A CONVIVER COM VEÍCULO DO PRAZER - "A VEZ DA MAGRELA"

Em tempos de sustentabilidade e saturação de veículos motorizados, a bicicleta ganha cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Em algumas cidades, ela representa o principal meio de transporte – e um meio atrativo sobre o qual os visitantes podem conhecer destinos. Levamos você para rodar por 10 cidades mais do que amigáveis das magrelas, onde o seu uso não é apenas amplamente adotado, como incentivado por medidas criativas para que elas nunca deixem de circular.


1. MONTREAL, CANADÁ Montreal faz jus à fama de ser ‘bike-friendly’: o governo da cidade investiu 134 milhões de dólares canadenses na reforma da pavimentação de ciclovias para manter viva e funcionando uma prática há muito difundida entre a população.A cidade se gaba por possuir 480 km de ciclovias, que já estão na mira para um plano de expansão. Outro grande trunfo de Montreal é o Bixi Bikesharing System (montreal.bixi.com), um sistema com 410 estações de bicicletas espalhadas pela cidade para você se ‘servir’ de uma e rodar por lá. Para devolvê-la, basta encontrar uma estação. O valor do aluguel é simbólico e é possível pagar uma taxa anual (80 dólares canadenses), que dá direito a viagens diárias ilimitadas, desde que cada uma seja de até 45 minutos. Para estender esse período, basta pagar uma taxa adicional.


2. PORTLAND, E.U.A – Portland sabe como recompensar seus ciclistas: a rede de ciclo faixas sempre movimentadas recobre a cidade e termina em belos parques e lagos, onde é possível relaxar do passeio. Você pode alugar uma bicicleta por US$ 20 para metade do dia em um dos postos da cooperativa Citybikes (citybikes.coop). São quase 500 km reservados para o ciclismo, que corresponde a 9% do transporte da cidade.


BARCELONA, ESPANHAAssim como o sistema de bike sharing de Montreal, Barcelona também disponibiliza, pelo menos, 100 estações para retirada e devolução de bicicletas, basta ter o cartão do serviço, que o usuário pode obter através do site do programa, chamado Bicing (bicing.com). O governo construiu um‘cinturão verde’em torno da área metropolitana da cidade só com ciclo faixas.Outras iniciativas como estacionamentos subterrâneos para a prevenção de roubos estão sendo estudadas e, enquanto elas não saem do papel, o ciclista pode contar com 3.250 pontos espalhados pela cidade para estacionar sua magrela. Outra iniciativa que funciona a pleno vapor em Barcelona são os eventos e as atividades em torno do assunto, como a Semana da Bicicleta, que mistura lazer e palestras na campanha pela adesão do transporte mais sustentável – e saudável – que existe.

4. AMSTERDÃ, HOLANDA – São os ciclistas que ditam as regras nas ruas de Amsterdã, que ostenta, merecidamente, o título da cidade mais amigável de bicicletas do mundo – e a mais bonita para se conhecer sobre duas rodas também. Toda rota tem um cenário fascinante, pontuada de casas de arquitetura típica europeia e cafés charmosos. As bicicletas são responsáveis por 40% dos transportes usados na cidade. Na estação central foi construído um estacionamento (na foto) para 7 mil magrelas para quem vai de bike até a estação. Se você não quiser se arriscar em uma rota sozinho, procure pelo serviço de guias, como o Mikes’ Bike Tour (mikesbiketoursamsterdam.com).
5. BERLIM, ALEMANHA – Surpreenda-se: menos da metade da população de Berlim possui carro próprio. Nada menos do que 13% de todo tráfego das ruas da capital alemã é composto por ciclistas, que totalizam 500 mil. Em um sistema organizado, as ciclovias têm espaço delimitado nas ruas e amplas calçadas da cidade. Além disso, quem decide sair de casa sobre duas rodas não corre o risco de se perder. O site BBBike (bbbike.de) traça a melhor rota de um lugar para outro, basta preencher o endereço de destino e o de chegada.

6. COPENHAGUE, DINAMARCA – A cidade de Copenhague investe altas quantias para melhorar a infraestrutura de ciclovias, que têm seu próprio sistema de sinalização. Todo habitante tem uma bicicleta e mais de 30% dos trabalhadores usa a magrela como meio de transporte. No bairro alternativo e autônomo de Christiania não entram carros, enquanto em outros locais, como no centro da cidade, é cobrada uma taxa de € 1,40 por hora para estacionar na rua. Sendo assim, andar de bicicleta passou a ser visto como uma forma de economizar.

7. TRONDHEIM, NORUEGA – Você já imaginou um elevador para bicicletas? Pois em Trondheim, na Noruega, ele não só existe (trampe.no/english), como evita que os ciclistas cheguem suados ao trabalho. Instalado em ladeiras, o sistema permite que o usuário não precise descer da bicicleta, basta apoiar o pé sobre um suporte preso a um cabo, que empurra o ciclista montado até a parte mais alta da rua.

8. DAVIS, CALIFÓRNIA. E.U.A. – O logo dessa pequena cidade de 65 mil habitantes é uma bicicleta. Para completar, por ali circulam mais magrelas do que veículos motorizados – incluindo as das crianças que usam bikes para ir à escola. Davis foi uma das primeiras cidades nos Estados Unidos a incorporar a bicicleta no sistema de tráfego da cidade e dispõe de túneis para os ciclistas não precisarem desviar de suas rotas. E para coroar todas as iniciativas anteriores, a prefeitura planeja construir um museu dedicado apenas à bicicleta, que se tornou símbolo de transporte saudável, tanto para o corpo como para o planeta.

9. BEIJING, CHINA – A necessidade criou uma boa ocasião para a capital chinesa se tornar mais sustentável: o congestionamento intenso. Como alternativa, os chineses de Beijing passaram a adotar a bicicleta para se locomover sem atrasos ou estresse. Embora a convivência com os veículos motorizados não seja ainda de todo pacífica – o que se torna ainda mais visível pelo alto índice de acidentes envolvendo motoristas e ciclistas – Beijing conta com uma estrutura consistente de ciclovias e oficinas para pequenos reparos na magrela, além de ser plana e ter fama de comercializar bikes a preços imbatíveis.

10. BOGOTÁ, COLÔMBIA – Para representar os países da América do Sul entre as cidades ‘bike-friendly’, escolhemos Bogotá. Pioneira na iniciativa de interditar vias trafegadas por carros um dia por semana em favor do ciclismo, de caminhadas e de outros esportes – modelo que foi seguido por São Paulo ao fechar o popular ‘Minhocão’ aos domingos –, a capital colombiana conta com 300 km de ciclovias, que ligam o centro aos bairros do subúrbio em três circuitos diferentes. Desde a construção das ciclovias, o número de ciclistas aumentou em cinco vezes.
Velaia Parispeking/ Flickr


11.RECIFE/ PE, BRASIL, o hábito de pedalar tem sido estimulado com a criação de uma malha ciclo viária. Atualmente, a cidade conta com cerca de apenas 20 km de pistas para a prática do ciclismo, distribuídos entre as ciclovias Centro, Orla e Tiradentes. Vale ressaltar que esta malha ainda não está integrada ao sistema de transportes da cidade, dificultando a integração entre a bicicleta e os outros meios e inibindo o consequente uso da bicicleta como meio para se deslocar diariamente.


12- TRIUNFO/PE, BRASIL - Quem acompanha nossos informativos pode confirmar que há anos sugerimos o aluguel de bicicletas para facilitar a mobilidade dos moradores, visitantes e turistas no Centro de Triunfo, através da Secretaria Municipal de Turismo - SETUR. Agora essa importante, moderna e necessária prática encontra-se virando prioridade por tudo que é cidade, de grande médio e pequeno porte. Antes defendemos a instalação ciclovias em vias planas como na Avenida Pompilio Wanderley e Avenida José Veríssimo dos Santos, ambas no Bairro Guanabara e circundado o Lago João Barbosa Sitônio cartão postal da cidade e estação estratégica na Estação Teleférico.

4 comentários:

  1. Esse blog está em todas....kkkkkkkk

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  2. Gostei da criatividade que tiveram ao encaixar Triunfo na relação dessas outras cidades importantes do mundo.

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  3. Achei um dez a postagem sobre a nova onda que é a bike o sucesso do momento em todos os recantos do país e do mundo.Triunfo incorporado foi o máximo.Parabéns!

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  4. Fernando Vasconcelos16 de abril de 2013 às 09:18

    Neste século a bike será o meio de transporte mais usado pela sensação de prazer que provoca ao condutor.É Massa demais!!!!

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