sábado, 27 de abril de 2013

TIVEMOS GRANDE INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA








Exatamente aqui na terra da Baixa Verde, recanto abençoado por Deus e bonito por natureza, denominado "Oásis do Sertão", por volta dos anos 40 do século passado, passou a ser habitada por estrangeiros, sua colonização e construção foi  influenciada pelos alemães, os primeiros a chegarem, logo depois os  holandeses, italianos,ingleses, franceses, portugueses entre outros que habitaram a cidade muito depois da sua fundação. A cidade de Triunfo ganhou ares e  características que se assemelham com uma bucólica cidadezinha europeia.

Devido ao clima ameno ficaram todos deslumbrados e vislumbrados no território rico em produtos agrícolas naturais: café, cana-de-açúcar, frutas, verduras e agricultura de subsistência. Nessas incursões estrangeiras ocorreram bastante influencias desses progressistas habitantes,  sentidas até o presente, uma delas é o diferenciado bio-tipo restante  numa gama de habitantes residentes na área urbana e algumas localidades da zona rural triunfense.

Além da visível e previsível herança nos variados pontos básicos: costumes, arquitetura, vestimenta, culinária, escrita, sotaque, não podemos de forma alguma esquecer de um destaque muito marcante na nossa povoação, as comunidades quilombolas que marcam presença,  mantendo-se como tradicionais e festejadas comunidades negras, localizadas nos redutos especiais na parte alta da região rural, divisando com o Estado da Paraíba:, Livramento e Águas Claras.

14 comentários:

  1. E esse povo tá ligando nada disso. Querem se dar bem e pronto. Triunfo que se exploda! Não são daqui e em vieram para ficar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os franceses que residiram por muito tempo no Lar Santa Elizabeth ? Parece que foi ex-consul da França.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Pelo que eu me lembre os primeiros habitantes do brasil foram os índios, depois vieram os de outro países que so vieram a somar culturas que ao meu ver, como tudo isso que nosso amigo carlos falou o brasil e o pais da diversidade.

      Excluir
    5. Joselaide Vasconcelos30 de abril de 2013 às 12:34

      Sempre temos motivos para parabenizar e aplaudir Carlinhos. Grande abraço amigo!

      Excluir
  2. José Hélio S. Neto25 de abril de 2013 às 17:20

    Fatos dessa natureza enchem de orgulho todos os filhos dessa terra.
    Parabéns Carlos Ferraz pela sensibilidade das matérias publicadas, cada vez melhores e mais profundas em relação a Triunfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rinaldo Pereira Lima26 de abril de 2013 às 21:14

      O apanhado feito nos acontecimento passados é merecedor de elogios, relíquias que não tínhamos mais acesso.

      Excluir
    2. Solange Martins Diniz30 de abril de 2013 às 12:33

      Parabéns pela matéria sobre Triunfo, Carlos Ferraz. Os triunfenses agradecem e se sentem mais informados acerca de suas raízes, cultura e influência.

      Excluir
  3. Citem a família de ingleses seu Clarck esposo de dona Nicéia Raposo e outros seus patrícios , que em Triunfo residiram e utilizavam de charretes para passearem nas ruas da cidade. Eles tiveram como filhos: Diana Deise, Nicéia, John e Sidney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por falar nesse pessoal de Dona Nicéia, gostaria de saber onde anda Juca "Inglês"? Ainda mora em Recife?

      Excluir
  4. A primeira oportunidade em que estive com a minha esposa, em Triunfo-PE., sai com a melhor impressão possível. Estamos nos programando à uma nova visita,dessa vez para passarmos mais tempo. Felicito ao autor deste Blog, pelas úteis informações sobre essa receptiva cidade.

    ResponderExcluir
  5. Joselaide Vasconcelos30 de abril de 2013 às 00:16

    Trunfo é o retrato de todo o Brasil no que há de mais belo.
    Na sua mistura de raças, cores e credos, formou um povo culto e hospitaleiro.
    Eu amo o meu, o nosso Triunfo!

    ResponderExcluir
  6. É sabido que Triunfo também recebeu muitos holandeses quando estes foram eexpulsos de Recife, assim como a cidade de Flores, município vizinho.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!