terça-feira, 30 de abril de 2013

PRESIDENTE DILMA COPIA O GOVERNADOR CAMPOS E DIZ SER POSSÍVEL " FAZER CADA VEZ MAIS"

Propagandas na TV buscam neutralizar discurso do possível rival em 2014


Com o objetivo de neutralizar o discurso do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a presidente Dilma Rousseff decidiu adotar na TV o slogan "é possível fazer mais".A frase pronunciada por Dilma é praticamente a mesma repetida nos últimos meses por Campos, possível adversário da petista na corrida ao Palácio do Planalto em 2014.
 
Desde ontem, o PT começou a veicular quatro propagandas de 30 segundos nos intervalos comerciais das TVsOs filmes serão transmitidos ainda no dia 30 deste mês e nos dias 2 e 4 de maio. Ao todo, serão 40 inserções na programação nacional de todas as emissoras.
 
O "é possível fazer mais" foi repetido por Campos -pelo menos oficialmente ainda é aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma- no programa de TV nacional do PSB veiculado na quinta-feira. O slogan tenta transmitir a ideia de que o Brasil está indo bem, mas há como melhorar. 
 
No caso de Dilma, ela aparece interagindo com Lula em um dos comerciais petistas. "Os brasileiros já aprenderam", diz o ex-presidente, "que é possível ter sempre mais", completa ela.Mais adiante, após o comercial mencionar que os brasileiros já têm "geladeira, a casinha, o carro" e "o curso médio, a universidade, depois, o doutorado no exterior", Dilma diz na tela: "É possível fazer cada vez mais".

A única nuança entre o slogan de Campos e o de Dilma é que ela inclui um "cada vez" na sua frase. É uma estratégia do marqueteiro João Santana, contratado pelo PT para fazer o lote de comerciais.A lógica de Santana é que o discurso de Campos tem alguma eficácia, ao se mostrar como algo novo e que pode avançar sobre conquistas do país. Era assim que o PT se apresentava no passado.

A tática do marqueteiro indica que o PT, para continuar no poder, terá de penetrar no imaginário do eleitor como o partido mais habilitado a fazer "cada vez mais".Há também a presença marcante de Lula nos quatro comerciais, até porque os filmes são para celebrar os dez anos do PT no comando do governo federal, completados em janeiro.

Nota-se a tentativa do marqueteiro de buscar alguma linguagem diferente da tradicional. Evita usar só as caras de políticos na tela da TV. Em um filme, imagens de Lula e de Dilma se projetam sobre corpos despidos. Os dois dizem: "Nosso Brasil vai ser cada vez mais o Brasil de todos os brasileiros". 

Num outro comercial é usada uma técnica de computação gráfica conhecida como "morphing". O recurso permite sobrepor imagens de várias pessoas enquanto suas faces vão se fundindo na tela, com naturalidade. O comercial com pegada mais eleitoral mostra pessoas correndo e saltando "obstáculos" cenográficos: palavras como "atraso", "miséria" e "discriminação". Dilma Rousseff é apresentada como a presidente que "ampliou o Bolsa Família" e está "moralizando o setor público".

Ao final, aparecem pessoas com bandeiras do Brasil e do PT enquanto o locutor diz: "O governo Dilma prepara o segundo grande salto brasileiro. O salto mais definitivo da nossa história". Fica subentendido que a referência é à possível campanha de reeleição de Dilma, em 2014. 


Fonte: Folha de São Paulo (28/04/2013)

2 comentários:

  1. A união agora se dissolve de vez, ninguém aguenta mais esse PT. Eduardo Campos já!

    ResponderExcluir
  2. Joselaide Vasconcelos1 de maio de 2013 às 01:45

    Será que ainda há tempo para moralizar este País?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!