segunda-feira, 8 de abril de 2013

NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE O GOVERNO FEDERAL ANUNCIA VERBAS PARA REDUZIR O FUMO

Governo anuncia verba para reduzir número de fumantes
 
Após caminhar da Avenida Paulista até o Parque Ibirapuera como parte das atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07/04/2013), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou hoje a ampliação do programa de combate ao tabagismo no País.O governo federal vai investir R$ 12 milhões em medicamentos, ações preventivas e treinamento de pessoal, mas a verba pode chegar em R$ 60 milhões, dependendo da adesão das unidades de saúde. A meta do ministério é reduzir de 15% para 9% a proporção de fumantes até 2022.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, 15% das pessoas com mais de 18 anos fumam. Dessas, 14% (cerca de 2,3 milhões de pessoas) querem parar de fumar, segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad). Em 2012, 175 mil pessoas foram atendidas em unidades credenciadas ao programa de controle do tabagismo. Desde 2005, 304 mil largaram o vício. Hoje em dia existem 3 mil unidades de saúde e serviços do SUS que oferecem tratamento antitabaco.
 
A partir de agora, a expectativa do ministério é aumentar esse número em até 10 vezes, pois a habilitação das unidades de saúde acontecerá por meio do Programa Nacional de Acesso e da Qualidade (PMAQ), que já atinge 30 mil unidades de saúde no País."Esse é um investimento programado para esse ano, mas ele pode crescer à medida que as unidades de saúde forem incluindo mais pessoas e pacientes que venham buscar encerrar esse vício", disse o ministro.
 
Segundo Padilha, não há um registro oficial sobre o tempo que as pessoas que querem parar de fumar esperam para conseguir ser atendida em alguma unidade de saúde especializada.  " A atividade física é decisiva e fundamental para a pessoa parar de fumar. O SUS investe meio bilhão de reais por ano só em tratamento de doenças relacionadas ao sedentarismo e obesidade", afirmou o ministro. "O bom vício é a atividade física e se alimentar bem."
 
 Academias da saúde. O ministro disse ainda que o ministério tem investido nas academias da saúde, que englobam um programa em que o governo libera recursos para os municípios montarem academias ao ar livre, comprar equipamentos e contratar profissionais da saúde para orientar a população sobre a prática da atividade física."Nas cidades onde essas academias já funcionam, há casos de redução de até 80% no uso de medicamentos para hipertensão e diabete e até de antidepressivos", afirmou Padilha.
 
Hoje existem pelo menos 1 mil academias desse tipo em funcionamento em todo Brasil.Na cidade de São Paulo ainda não existe nenhuma academia da saúde nesse modelo, mas, segundo o secretário municipal da Saúde, José de Filippi Jr, a prefeitura está mapeando locais que poderão receber esses equipamentos para depois solicitar a verba do ministério.
 
 
 
Fonte: Fernanda Bassette - O Estado de S.Paulo

3 comentários:

  1. Na hora que o usuário mais precisa a saúde pública não funciona, é uma zona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ministério da Saúde suspendeu em todo o País em todo o País a transferência de incentivos financeiros a municípios com cadastro irregular de profissionais.Em Pernambuco são 38 punidos, sendo 18 no Sertão, Triunfo deve estar no meio.

      Excluir
  2. Gilvaneide Maria da Silva9 de abril de 2013 às 10:11

    A PEC dos Enfermeiros tramita no Congresso há 13 anos e que trata de 40 h para 30 h semanais a carga dos enfermeiros. A aprovação trará um bem maior para a categoria, que possui jornada de trabalho exaustiva, bem como para a sociedade, que terá uma melhoria na qualidade da assistência à saúde.Entretanto não foi aprovada porque contraria os interesses do setor de saúde.O que mais espanta é a conivência da presidente Dilma.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!