terça-feira, 30 de abril de 2013

MORRE PAULO VANZOLINE, COMPOSITOR DE "RONDA" E "VOLTA POR CIMA"

O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini morreu na noite deste domingo (29), segundo assessoria do Hospital Israelita Albert Einsten.

Ele estava internado desde a última quinta-feira (25), dia de seu aniversário de 89 anos, para tratamento de pneumonia extensa. A causa da morte ainda não foi divulgada.O corpo de Vanzolini foi sepultado na tarde desta segunda-feira no Cemitério da Consolação, em São Paulo.
            
Nascido em São Paulo, o filho do engenheiro Carlos Alberto Vanzolini passou alguns anos de sua infância no Rio de Janeiro. Aos 18 anos foi aprovado em medicina na USP. Porém, o curso foi apenas uma porta de entrada para a zoologia, permitindo que Vanzolini fizesse doutorada em Harvard sobre o assunto.
Como compositor, é consagrado pela autoria de clássicos da música paulistana como "Ronda", "Na Boca da Noite" e "Volta por Cima".Vanzolini compôs várias canções que têm São Paulo como cenário, mas nenhuma é tão famosa quanto a primeira, "Ronda", composta em 1951. O ano também marcou o lançamento de seu primeiro livro de poesias, "Lira"
A música conta a  história de uma prostituta que mata seu gigolô ("cena de sangue num bar da Avenida São João") tem mais de 30 gravações. Uma das mais famosas é a de Marcia, lançada em 1977. Ouça:

O compositor, que as vezes demorava um ano para terminar suas composições, teve sua segunda música, "Volta por Cima", gravada em 1963, na voz de Noite Ilustrada. A música fez grande sucesso, e integrou a trilha sonora do filme de 1968 "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", de Glauber Rocha, que venceu como melhor diretor em Canner pelo filme.

Foi somente em 1981 que o compositor gravou suas próprias canções, em "Paulo Vanzolini por Ele Mesmo". Porém, ele afirmava que a música não passava de um hobby; pois sua carreira era como zoólogo.


Em 2009, Vanzolini foi tema do documentário musical "Um Homem de Moral", de Ricardo Dias. O diretor, que já havia trabalhado com o zoólogo em outras duas ocasiões - nos filmes "Os Calangos do Boiaçu" e "No Rio das Amazonas" -, mostra no filme os sambas, os amigos e a São Paulo do compositor. 

Fonte:Com Agência Estado              


5 comentários:

  1. Alfredo Jorge Nascimento30 de abril de 2013 às 11:04

    Grande compositor da Música Popular Brasileira, Paulo Vanzolini, autor de um verdadeiro hino que é Ronda, cantada por vários artistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não sabe, morreu um compositor dos maiores zoólogos do Brasil, Paulo Vanzolini que deixa uma obra pequena, mas consistente e de personalidade.

      Excluir
  2. Que música linda! Inesquecível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos da Silva30 de abril de 2013 às 19:49

      Basta citar duas composições suas - Ronda e Volta por cima - para atestar a dimensão de seu talento.

      Excluir
  3. Joel Henrique Vilaça30 de abril de 2013 às 19:58

    O paulista Paulo Vanzolini, que morreu na noite de anteontem, aos 89 anos, no Hospital Israelita Alberto Einstein, em São Paulo, foi um homem de dupla personalidade, ambas muito bem sucedidas. Zoólogo com especialista especialização na Universidade de Harward, foi um dos mais importantes do País nesta área, por 40 anos diretor do Museu de Zoologia de São Paulo(USP).Era compositor de Música Popular.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!