quinta-feira, 11 de abril de 2013

MEXA-SE! PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA - FUJA DO SEDENTARISMO



CACAU FERRAZ - Educador Físico

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Saúde, cujo tema escolhido para marcar a data é a HIPERTENSÃO, ou seja as chamadas doenças do coração e o  que pode causar AVC (acidente vascular cerebral), veja o que diz  e preconiza os "experts" no assunto quanto a prática saudável de atividades físicas:

Você já experimentou a sensação de completar uma CORRIDA de rua? Já alcançou seus objetivos na MUSCULAÇÃO? Já se desafiou superando a distância que NADOU anteriormente na piscina? Já PEDALOU uma distância que nunca imaginou ser possível? Se sua resposta foi SIM, tudo fica mais fácil, mas se foi NÃO, não temos tempo a perder! Não é o momento de sentir-se mal, a grande maioria das pessoas sequer tentaram iniciar uma atividade física ou desistiram antes mesmo de desfrutar dos resultados. É hora de agir! É preciso ter uma EXPERIÊNCIA que lhe mostre o quão é prazeroso atingir uma meta através dos exercícios.  

Informação não é problema, jornais, televisão, revistas, internet, todos falam da importância do exercício para a sua vida... Atenção! Para a sua vida, não apenas para vestir o biquíni no verão, para se olhar no espelho antes de sair para balada ou para vencer uma competição. O foco é a qualidade de vida.
Assim, fica implícito que quem não faz exercícios deixa de colaborar com sua própria saúde. Não é verdade?


A atividade física aliada a um planejamento alimentar equilibrado poderia salvar/evitar 260.000 mortes por doenças cardiovasculares e cânceres, apenas no Brasil. Outros dados de uma pesquisa internacional, publicados no The Lancet, estimam que uma em cada 10 mortes tenha relação com o sedentarismo*. Conclusão: exercitar-se evita mortes! Estudos apontam que 10% das mortes por câncer de mama e cólon, 7% de diabetes tipo II e 6% de doença cardíaca coronariana têm relação com a inatividade. Para quem gosta de números, isso significa 5,3 milhões de mortes a mais por ano.


*É classificado sedentário quem realiza menos de 150 minutos de exercícios moderados por semana (equivalente a treinar 5X por semana durante 30’) ou quem treina menos de 3X na semana de maneira intensa por 20’ ou mais.

Se as pessoas sabem que o exercício faz bem à saúde, por que elas não incorporam a mensagem? E se a atividade física faz as pessoas se sentirem tão bem, por que elas simplesmente não começam a praticá-la? Na verdade, não deveria haver argumentos para justificar que 26,3% da população brasileira sejam totalmente inativos, ou seja, não praticaram qualquer atividade física nos últimos 3 meses, não realizaram esforço físico intenso no trabalho, não se deslocaram para o trabalho a pé ou de bicicleta e não eram responsáveis pela limpeza pesada da casa.

Talvez, por este motivo, as campanhas anti sedentarismo estão focando na relação entre este estilo de vida e as mortes. Certamente, uma tentativa mais radical de conscientizar a população.Chega de desculpas, como que não tem tempo, que você não leva jeito para isso ou até mesmo que é muito difícil iniciar. Se você já teve uma experiência prazerosa ou que o conduziu a um resultado positivo para sua saúde/estética não precisamos argumentar mais nada, você sabe até onde pode ir e como essa atitude lhe fez bem.
O desafio que propomos é para quem nunca teve essa oportunidade maravilhosa de sentir-se “mais vivo”, mais disposto, melhor com o seu corpo, com uma autoestima mais elevada, com menos ansiedade e outras doenças. Assuma a responsabilidade de cuidar do seu corpo, ele é a sua “casa”, como não investir nele? Faça da atividade física uma parte de seu plano de VIDA e de SAÚDE. EX-PE-RI-MEN-TE! 
Fonte: Revista Mensch 

18 comentários:

  1. Cláudia M. Cavalcanti11 de abril de 2013 às 12:41

    Quero E-X-P-E-R-I-M-E-N-T-A-R!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que gato danado, quero ele como personal,au au au...

      Excluir
    2. ARRASANDO SEMPRE ESSE GATÃO PERSONAL. ONDE PASSA DEIXA O RASTRO DE BOA GENTE.

      Excluir
  2. Esse meu ex- personal e amigo é um pedaço de mal caminho...Adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo Sport tudo Cacau...kkkkkkk

      Excluir
    2. Boa matéria! O Personal da foto é dedicadíssimo! Sempre pesquisando! Esta imagem foi feita pela manhã! Que bom seria que as pessoas descobrissem o quanto é importante movimentar o nosso corpo!

      Excluir
    3. pra vc miau... miau... miau...

      Excluir
    4. Vixe....Ele é um gatão!!!

      Excluir
    5. NÃO TENHO ESSA SORTE DE TER UM PERSONAL DESSE, ACHO QUE NÃO O DEIXARIA JAMAIS. KKKKK

      Excluir
    6. Eu sendo sua aluna não perderia uma aula, ficaria curtindo o tempo inteiro esse monumento.

      Excluir
  3. Esse pela cara já dá pra ver que é filho de Carlos Ferraz.kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu fujo do sedentarismo, mas só se for com um treinador físico feito Cacau, visse Carlos Ferraz? Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. miau, miau, miau, desejo esse cacau show

      Excluir
    2. Meu Deus do céu...isso existe? Eu quero!!!

      Excluir
  5. Amigo,nem publique isto que vou escrever kkk , você sabe quem sou, se quiser usar outra pessoa para me representar , tudo bem , porém aqui, vejo um bando de peruas carentes de homens e não querendo mudar seu estilo de vida e sim ,querendo atacar seu menininho novilho Cacauzinho,kkk! AFF! Bjinho Carlos ferraz ♥ Te ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fanzinha mais declarada, fique sabendo que eu queria ele dando personal aqui em serra talhada. duvidava sair maisrsrs

      Excluir
  6. Aliar uma boa alimentação com a prática de atividades físicas regulares só pode fazer bem para saúde. É importante entender que é difícil sair da zona de conforto e deixar de lado o sedentarismo. Mas para ter mais saúde e qualidade de vida todo esforço é necessário e bem vindo.

    ResponderExcluir
  7. Que homem!!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!