sexta-feira, 12 de abril de 2013

LIMPEZA IMPORTANTE MAS INSATISFATÓRIA - POR CARLOS FERRAZ






Quem costuma permanecer sem caminhar pelas vias públicas  ou  frequenta Triunfo alternadamente somente em:  férias, eventos, finais-de-semana, passeios ou feriados,  talvez não tenha a ideia do que representa a bagunça ocorrida na orla do Lago João Barbosa Sitônio, situado entre as avenidas José Veríssimo dos Santos e Pompílio Wanderley, ambas no Bairro da Guanabara, com as visíveis e revoltantes agressões promovidas de forma acintosa ao desgastado meio - ambiente, decorrente aparecer diversos tipos de sujeira escorrendo para o  seu leito.

A diferença  na cidade "Oásis do Sertão" é o poder público passando a ser encarregado pelas atitudes ilegais e imorais, dentro de grau superior aos irresponsáveis moradores  e conhecidos vândalos, tornando-se  pedra no caminho da natureza e no  bem-estar da população, quando permite  obras sem qualquer planejamento e possuidoras das mais duvidosas intenções. Absurdos como o sistema de esgoto existente ao redor do açude estourando  constantemente, sendo obrigado funcionários da municipalidade quebrarem e refazerem o calçamento quase todos os meses.

Tudo devido obra de fachada construída sem qualquer interesse de beneficiar a população, utilizando  tubulação imprópria,  destinada a economizar, exalando  insuportável odor, grande incomodo aos transeuntes e residentes da localidade. Além das fezes  derramadas nas águas do  mais significativo ponto de atração turística  através das bombas sem proteção de tela, onde detritos são levados na chuva ou  vento, deixando acúmulo de: garrafas plásticas, restos de papelão, embalagens de alimentos, pontas de cigarro,  sandálias velhas e muitos outros objetos imprestáveis.

Infelizmente a obra de revitalização daquele setor quase todo assoreado, demorou bastante iniciar sob a desculpa esfarrapada da inexistência de firmeza no terreno. Houve também pouca estrutura  para  desenvolver trabalho eficaz :  utilizarem a máquina retroescavadeira transportando terra para uma caçamba apenas, diante o volumoso material. Faltando a parte posterior onde poderiam retirar caminhões de areia e pedra no trabalho braçal; assim realizados nas oportunidades que efetuaram  limpeza ,. sem maquinário adequado.

Devido  surgimento das precipitações chuvosas mínimas, foram  suspensos trabalhos; várias pessoas não acreditam  na possibilidade do retorno visando beneficiar  importante ponto turístico. Alguns perderam  a data  quando começou e das promessas de conclusão. Mas analisando por ângulo diferenciado, prejudicial seria  existência em dezembro das trovoadas, porque jamais poderiam subtrair nada. Resta agora torcer por implantação da" rede de saneamento" e  "estação de tratamento" não implantados com aquisição de máquina especial na parte faltosa. Aguardamos o melhor.... 


15 comentários:

  1. Como se já não bastasse o mau saneamento, a cidade passou a conviver com depredação de lixeiras, bancos, luminárias, paredes e sujeira da água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triunfo precisa de controle urbano, deflagrando uma faxina no entorno do açude.

      Excluir
    2. Algo semelhante já foi realizado pela prefeitura no tempo que havia administração de verdade, com várias máquinas e caçambas do estado e municípios. Aquilo sim foi limpeza, agora somente enrolação para dizer que fizeram obra no açude.

      Excluir
    3. Antonio Paulo Vilaça10 de abril de 2013 às 13:30

      O jornal parece fazer um diagnóstico relacionado aos pontos fortes e fracos desse belo lugar, sugerindo projetos que prometem adequá-lo ao que o público precisa.

      Excluir
    4. Ednaldo José da Silva10 de abril de 2013 às 14:15

      A cidade precisa passar por mudanças para tentar as expectativas da população,com base num questionário a ser respondido.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. ta bom demais o povo merece isso

      Excluir
  2. Deixa o homem trabalhar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que esta sendo feito você não mostra! o lago João Barbosa já foi limpo esse ano!Pena que os moradores de nossa cidade não tem educação suficiente pra não suja-lo mais!

      Excluir
    2. obrigação é fazer
      ta certo cobra as falta

      Excluir
  5. De que adianta limpar se o povo é completamente mal educado? Os próprios moradores que vivem falando que o lago ta sujo são os primeiros a jogar lixo dentro dele.A responsabilidade para limpeza urbana é de todos, não só da prefeitura. Acorda!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Quer dizer que porque vai sujar não vai limpar? Mentalidade!

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!