sexta-feira, 19 de abril de 2013

HOJE É DIA DE ÍNDIO - 19 DE ABRIL



Prepare a tinta e os cocares. Há quase 70 anos comemora-se no Brasil o Dia do Índio. A data, celebrada todo 19 de abril, foi criada em 2 de junho de 1943 e festejada oficialmente pela primeira vez no ano seguinte. A homenagem – instituída pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, por meio do Decreto-Lei número 5.540 – baseou-se no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, e está registrada no Diário Oficial da União da época.

Os mais de 25 mil dias que se passaram desde a criação do dia dedicado aos povos indígenas representam apenas uma restrita parcela da rica história que os primeiros habitantes do território brasileiro têm para contar. Estudiosos afirmam que, quando os europeus chegaram ao Brasil, os índios já habitavam a América do Sul há mais de 10 mil anos.

De acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, no entanto, os atuais integrantes da população indígena estão longe de viver apenas nas ocas e tribos isoladas como antigamente. Dados mostram que, hoje, em 80,5% dos municípios brasileiros existe pelo menos um indígena.

A rica cultura e a aproximação cada vez maior com esses povos faz com que os hábitos indígenas estejam presentes em vários setores do dia-a-dia brasileiro. Afinal, quem é o curumin (menino na linguagem indígena) ou a cunhatã (menina) que não toma banho todos os dias?

Vários dos hábitos brasileiros, como o de tomar chás de ervas medicinais para curar doenças e o de usar redes para dormir, foram adquiridos da cultura dos povos indígenas. A influência vai além, chegando a muitos dos nomes de pessoas e lugares cotidianos. É o caso da praia de “Ipanema”, no Rio de Janeiro, batizada, justamente, com um típico sobrenome indígena. O mesmo acontece com o distrito de “Butantã”, em São Paulo. 

Veja lista com alguns exemplos de nomes indígenas:
 Apoena
    Cauã
    Cauê
    Guaraci
    Iara
    Iracema
    Jacir
    Janaína
    Jandira
    Juçara
    Maiara
    Maira
    Moacir
    Moema
    Murici
    Raoni
    Rudá
    Tainá
    Ubirajara
    Ubiratã

4 comentários:

  1. Todo dia é dia de ìndio...Mas parabéns a todos esses irmãos seres humanos.

    ResponderExcluir
  2. Dia do Índio é muito além de uma data. Que os indígenas não sejam lembrados só em 19 de abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Uma solenidade que co com a presença de 300 militares, entre homenageados e convidados, marcou ontem, o Dia Nacional do Exército, no Monte dos Guararapes. Quem te viu....

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!