terça-feira, 16 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DA VOZ É LEMBRADO COM PROGRAMAÇÃO PREVENTIVA E APRESENTAÇÃO DE CORAL

Comemorado nesta terça-feira (16), o Dia Mundial da Voz será lembrado na Região Metropolitana do Recife com uma programação especial durante a semana. Na terça-feira (16), o Conselho Regional de Fonoaudiologia irá promover uma ação de cuidados com a voz no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, a partir das 7h, quando também acontece a apresentação do coral de Laringectomizados no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP).

Com o tema “Em todos os ciclos da vida, Seja Amigo da sua Voz!”, profissionais e estudantes da área irão se reunir no parque para dar informações à população sobre a saúde vocal. No local serão distribuídos água, maçã e panfletos informativos sobre os cuidados com a voz.

O coral de pacientes que não possuem laringe e pregas vocais começará a se apresentar às 8h30 da terça-feira, no setor de fonoaudiologia do HCP. Seis integrantes do Coral Ressoar, que emitem som pelo esôfago e ensaiam há cinco semanas para o evento, irão apresentar músicas de Roberto Carlos. Haverá ainda uma palestra sobre a reabilitação vocal nos laringectomizados totais.

Além dessa ação, a partir desta segunda (15) até a sexta-feira (19) haverá triagem vocal nas clínicas dos cursos de fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Fundação do Ensino Superior de Olinda (Funeso).

Nessas triagens serão identificados sinais que ajudem no diagnóstico precoce de doenças como o câncer de laringe. Os profissionais recomendam atenção especial às pessoas que sentem rouquidão por mais de 15 dias, cansaço ou esforço para falar, pigarro constante, voz sumindo ou falhando e perda súbita da voz.

Integrando a campanha, a Sociedade Pernambucana de Otorrinolaringologia irá realizar gratuitamente videolaringoscopia no Hospital do Câncer, Hospital das Clínicas e IMIP O encaminhamento será dado pelos fonoaudiólogos durante a triagem da campanha. Confira abaixo os locais de atendimento.




» UFPE
Ambulatório de Voz do Curso de Fonoaudiologia
Rua Professor Artur de Sá, s/n, Cidade Universitária
segunda (15) a quarta (17), das 8h às 12h e das 13h às 17h
(81) 2126.8927

» Unicap
Clínica de Fonoaudiologia
Bloco B, 6º andar (rua do Príncipe, na Boa Vista)
terça (16) e quarta (17), das 14h às 18h
(81) 2119.4137

» Funeso
Clinica de Fonoaudiologia
Av. Getúlio Vargas, nº 653, Bairro Novo, Olinda/PE
terça-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e quinta, das14h às 17h
(81) 3493.0745

» Hospital do Câncer
Serviço de Fonoaudiologia do Ambulatório de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
terça-feira, das 8h às 12h
(81) 3217.8216 / 8093 / 8047


Um comentário:

  1. Betânia Rêgo Barros19 de abril de 2013 às 15:24

    Importante a população valorizar os cuidados do profissional fonoaudiólogo para preservação da voz.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!