domingo, 7 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - PREVENIR A HIPERTENSÃO É O MELHOR REMÉDIO

 
dia_saude
 
 
O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril, com o objetivo das pessoas se conscientizarem sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia, além de descobrirem formas de se cuidarem.Com um conjunto de atividades que promovem a consciencialização, promoção da saúde e da qualidade de vida de forma integrada e planeada, sensibilizando as pessoas para a importância da adoção de comportamentos individuais e coletivos saudáveis.
 
 
Origem do Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
 

“Hipertensão Arterial” (High Blood Pressure) é o tema escolhido para as comemorações em 2013 

A hipertensão arterial potencia o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, tais como a diabetes. No mundo, um em cada três adultos tem hipertensão arterial.
No entanto, a pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada. O risco de desenvolvimento de hipertensão arterial pode ser reduzido de várias formas:

  • Reduzir a ingestão de sal;
  • Optar por uma dieta equilibrada;
  • Evitar o uso nocivo do álcool;
  • Praticar atividade física de forma regular;
  • Manter um peso corporal saudável;
  • Evitar o uso de tabaco.
O objetivo final do Dia Mundial da Saúde 2013 é reduzir os ataques cardíacos e derrames cardiovasculares. Os objetivos específicos da campanha são:

  • Sensibilização para as causas e consequências da hipertensão arterial;
  • Fornecer informações sobre como prevenir a pressão alta e complicações relacionadas;
  • Encorajar os adultos a verificar a pressão arterial e seguir os conselhos de profissionais de saúde;
  • Encorajar o autocuidado para prevenir a hipertensão arterial;
  • Tornar a medição da pressão sanguínea acessível a todos;
  • Incitar as autoridades nacionais e locais a criar ambientes propícios a comportamentos saudáveis.
Em cada ano, a OMS aproveita a data comemorativa para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido.
 

Dia Mundial da Saúde será comemorado com evento no Pina - Recife PE

 
O Recife vai sediar um grande evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde neste domingo (7). A Prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo de Pernambuco, vai promover, na orla de Boa Viagem, uma ação para estimular a população às práticas de atividades físicas e alimentação saudável. O tema do evento será "Viver com Saúde é uma grande vitória".
A mesma ação será realizada, de forma simultânea, em outras 11 cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 (Fortaleza, Salvador, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Manaus, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília). O evento fará alusão ao contexto do Brasil nos grandes eventos esportivos e deverá contar com a presença de atletas amadores e profissionais, bem como de pessoas de todas as faixas etárias que poderão participar de diversas atividades educativas, recreativas e desportivas durante toda a manhã de domingo.

O evento terá início às 7h, com um "arrastão” e a "Corrida entre Amigos", que sairão, respectivamente, do Segundo Jardim e da Pracinha de Boa Viagem; seguindo em direção ao Pina (polo de concentração das atividades), onde estarão montados um palco e diversas tendas. O encerramento deverá acontecer às 13h.

A equipe das Academias das Cidades será deslocada em peso para participar do evento, através de 36 ônibus, com alunos e professores. Os projetos Praia Limpa, Ciclo-faixa de Turismo e Lazer e a Guarda Municipal do Recife também vão ajudar na infraestrutura do evento. As ações da Prefeitura do Recife estão sendo comandadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que vai trabalhar articulada com as secretarias de Esporte e Copa do Mundo, Mobilidade e Controle Urbano, Segurança Urbana, Turismo e Lazer, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Direitos Urbanos.

2 comentários:

  1. Por que nada foi realizado aqui pela Secretaria da Saúde?

    ResponderExcluir
  2. E saúde aqui nesta cidade existe? Só se for no nome! Adoeça pra sentir na pele a desgraceira num lugar onde prefeito é médico.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!