segunda-feira, 29 de abril de 2013

DIA DA EDUCAÇÃO - A ONIPRESENÇA DO PROCESSO EDUCATIVO

a58c2170881559f3ece9bd4929108a12.jpg
O processo educativo se estabelece em todos os lugares e não se restringe à escola
 
Embora a palavra educação remeta à maioria das pessoas ao universo escolar, ela se constitui num termo muito mais abrangente que envolve outros espaços sociais, como a casa, condomínio, templo religioso, clube ou academia, inclusive locais informais de interação entre os indivíduos, a exemplo de associação de moradores e organizações não governamentais. Àquela primeira noção de educação dá-se o nome de formal, pois é estabelecida em ambientes normatizados com regras e padrões comportamentais pré-definidos. No entanto, a educação, cuja data comemorou-se neste domingo (28), é bem mais dinâmica e extrapola as quatro paredes da sala de aula, estando presente em todos os lugares da dinâmica social.
 
 
Expressão da cultura de um povo, o processo educativo também é entendido como ato político (intencional ou não), quando se propõe a reproduzir ou transformar os padrões de uma sociedade. É um conceito complexo, o qual muitos estudiosos já o utilizam no plural em função da sua abrangência e multiplicidade, entendendo "várias educações" dentro da educação propriamente dita. Essa concepção é confirmada pelo professor e antropólogo, Carlos Rodrigues Brandão, ao afirmar que “não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante”.

"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda" (Paulo Freire)
 

Enquanto a finalidade principal da educação escolar é o ensino-aprendizagem de conteúdos sistematizados, a não formal pretende capacitar o indivíduo a ser cidadão do mundo, por meio de sua formação política. Embora não ocorra necessariamente na escola, este tipo de educação possui intencionalidade, planejamento e metodologia. Já a educação informal visa socializar e desenvolver hábitos de maneira espontânea. Confira outras diferenciações:
 
Não formalFormalInformal
 
Onde se educa?Locais informais  de interaçãoEscolasCasa, rua, clube, igreja
Quem educa?O outroProfessoresPais, amigos, vizinhos etc
Para quê?Trabalhar a cultura política de um grupoTitulação para avançar a séries superioresDesenvolvimento do senso-comum dos indivíduos

 
Para a professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Bruna Tarcília, um dos maiores desafios da educação contemporânea é como construir uma escola formal considerando os aprendizados informais e não formais. A fundadora da Casa de Passagem - Ana Vasconcelos, ONG que trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco social, Cristina Mendonça, corrobora com a professora. "As escolas devem compreender que o aluno é um ser humano integral e precisa desenvolver tanto as habilidades cognitivas quanto as emocionais, artísticas, esportivas, entre outras, a fim de abranger todo o seu potencial".
 
 
POR: Isabelle Figueirôa / NE10

5 comentários:

  1. Disso também ninguém comenta, por falta de competência. Vejo pouca coisa relativa aos assuntos importantes como esses. É somente anônimo.

    ResponderExcluir
  2. Educação é a base de tudo. Por isso os políticos preferem não investir para não esclarecer o eleitor, para continuar votando errado e elegendo os corruptos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Cada dia a juventude se distancia da Educação e o resultado são adultos alienados e preocupados apenas com bobagens.

    ResponderExcluir
  4. Neste país a educação estava falida e com o PT ficou pior ainda.Só tem ladrão dominando a pasta de suma importância.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!