sexta-feira, 12 de abril de 2013

DESCARTADA TRANSFERÊNCIA DA FEIRA LIVRE

                      MATÉRIA PUBLICADA PELO BLOG OPINIÃO:

                               PÁTIO DA FEIRA LIVRE AGUARDADO ( 27/06/2011 ) 

UMA PERSPECTIVA NECESSÁRIA  E MODERNA...

Comenta-se que representantes da administração pública municipal, respaldados pelo Governo do Estado de Pernambuco e Sebrae, terão oportunidade de  poder qualificar a feira-livre  triunfense, providenciando a transferência do tradicional espaço desgastados - medida  acertada tomada pelos municípios circunvizinhos: Flores, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Serra Talhada, Custódia, São José do Belmonte e Tabira - investindo também na profissionalização dos feirantes que deverão passar por treinamento, reciclagem e ocuparão  local adequado para trabalhar.

A localização atual na Praça 15 de Novembro, Centro, em pleno Sítio Histórico de Triunfo, nas proximidades da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, do Fórum da Justiça Caeté de Medeiros e vários destacados casarões antigos, encontra-se completamente superada. No período de funcionamento, aos sábados, chega a prejudicar  a mobilidade urbana da cidade, possuidora  de inquestionável  vocação turística. Muitas são as reclamações relativas ao acesso dos visitantes, a maioria pretendendo realizar determinadas filmagens e fotografias do  valoroso espaço com estilo neoclássico, impedidos pelas desordenadas barracas.


Segundo a previsão amplamente divulgada - podendo deixar de ser aplicada na prática, como nas vezes anteriores - será instalar um ambiente de feira-livre similar no Loteamento São Vicente, no Bairro da Encruzilhada, com galpão projetado para 200 boxes e cerca de 600 metros quadrados de área construída. No entanto ainda inexiste certeza sobre a cobrança de alguma taxa de ocupação antecipada visando tornar-se locatário definitivo,  existe expectativa de nenhum ônus ser repassado, mas todos ocupantes dos boxes passarão a ser concessionados.


Depois de manter vários contatos  diretos chegamos à conclusão de outro fator decisivo,  para identificar as necessidades dos feirantes: dificuldades na administração dos negócios e no acesso ao crédito visando elaborar ações de capacitação. Eles estão cientes que a formalização ficará a cargo do Sebrae, que promoverá cursos, devendo ofertar aulas de gestão sobre estoque e custo. O comércio de Triunfo é focado na área de produtos alimentícios naturais, o que contribuirá. Portanto o espaço será um mercado livre comum, mas com  padrão que evite as chuvas.


                     ATUALMENTE PARECE SER  UMA PERSPECTIVA  REMOTA




Existe um forte movimento surdo por debaixo dos panos, defendendo a prefeitura desta cidade sertaneja, procurar recuperar dentro do mínimo espaço de tempo possível a estrutura física da Praça 15 Novembro, situada no Centro Histórico de Triunfo, onde funciona de forma precária há décadas as feiras-livres nos sábados e quartas-feira. Alegam provisória melhoria e posterior transferência para algum ambiente onde possa ser reativada a feira-de-gado, significativo reforço para a economia municipal. Mudança que faz necessário, porque a visível falta de organização é preocupante e afasta turistas e compradores.

Temos amplo conhecimento formal e documental que desde as  gestões passadas de outros membros do Poder Executivo e do grupo político estabelecido no controle da administração pública local, prometeram ser a feira instalada  definitivamente em localidade urbana sugestiva, dando preferência a algum terreno periférico onde o espaço fosse mais adequado, apontando-se a princípio nos bairros da Encruzilhada e do Bom Jesus, porém a intensa pressão dos comerciantes governistas, terminou contribuindo para a ideia ser completamente descartada logo no nascedouro.

Diante do lamentável impasse, a Prefeitura Municipal de Triunfo, deveria convocar junto às subordinadas secretarias , os diversos segmentos sociais triunfenses visando desenvolver ações em parceria e de forma permanente, não apenas pontual, mas fazendo um trabalho que possa envolver várias entidades, inclusive representantes do Ministério Público de Pernambuco - MPPE, visando definir providências como instalar câmeras em todas as entradas e saídas do pátio e estabelecer que tudo seja acompanhado por uma central de monitoramento, posicionamento adotado nos idênticos ambientes de compra, venda e troca.

Alguns comerciantes que preferem não ser identificados, denunciam a existência do grupo de privilegiados acostumados abortar todas as iniciativas progressistas reivindicadas no setor; mentalizando atrasado a possibilidade do movimento de vendas decair; preferindo a manutenção do atraso predominante, tipo: ausência de policiamento, falta de higiene, ocupação de boxes vazios do combalido Mercado Público  e principalmente a saída  para ponto estratégico. Tudo pensando no sentido individual e prejudicando a maioria que tenta sobreviver sem compactuar com os subservientes aliados da administração pública.



                       UMA NOVA PERSPECTIVA - REATIVAR A FEIRA DO GADO
Feira de Gado



11 comentários:

  1. Parabenizo ao blog pela excelente sugestão de retorno da feira do gado, que seria com certeza um impulso para essa feira e ganho da população economicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os grupos Natal e Johnson são um atraso, sabem que tudo está errado na administração dos Bonfim mas continuam do lado para receber vantagens esquecendo o compromisso com a cidade.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Ferraz só quem sairá lucrando com a mudança da feira para o bairro da Encruzilhada serão os donos de Supermercados, como Romildo, grupo Natal, Edivaldo, Danda; pois a maioria das pessoas que fazem a feira no centro da Cidade é composta por pessoas idosas e estas pessoas não tem transporte, e como nós sabemos da Encruzilhada para o centro e outros bairros tem muitas ladeiras.

      Excluir
    2. Francisco A. Rodrigues12 de abril de 2013 às 14:14

      A senhora Maria José da Silva tem uma parcela de razão, mas alguma alternativa melhor deve haver, a feira livre também não pode continuar onde está, se for pensar assim nada mais pode modificar.

      Excluir
    3. A matança de gado no Alto da Boa Vista, quando retirada chiaram e acostumaram, depois tavam reclamando saída do matadouro pra Santa Cruz.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Nunca acreditei que isse pudesse acontecer, é apenas um sonho e nada mais, a administração não se encontra qualificada para acompanhar atividades modernas e populares.

      Excluir
  3. Esse é um dos muitos problemas da administração desse município, falta de criatividade e vontade política, por mais que vcs mostrem o caminho correto a seguir, eles teimam fazer o contrário, assim nunca nada prosperar, procurem o entendimento.

    ResponderExcluir
  4. Mais de 5 anos se passaram da publicação desta matéria e a situação continua a mesma. Se a população se mobilizasse esse projeto seria concretizado. Acredito na força popular. No distrito de Canaã não se tinha feira-livre, graças a união da população o distrito hoje conta com uma feira bem diversificada, fortalecendo a economia local gerando trabalho, emprego e renda.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!