sexta-feira, 5 de abril de 2013

COBRANÇAS REVITALIZARÃO A PONTE MANOEL GASTÃO - POR CARLOS FERRAZ









COBRANÇAS FEITAS  E MATÉRIAS VEÍCULADAS PELO  BLOG OPINIÃO SOBRE A SITUAÇÃO DA PONTE MANOEL GASTÃO CARDOSO

AS PRIMEIRAS 50 COBRANÇAS - 05/01/2010
17- Cadê... A incrementação da Ponte Manoel Gastão?


UM RELATO PREOCUPANTE- 04/04/2010

Não basta a renovação da pintura da ponte que leva o nome do saudoso comerciante, agricultor, empresário e funcionário público Manoel Gastão Cardoso, na Avenida Laurindo Diniz, Bairro Guanabara, cortando o açude público, hoje denominado Lago João Barbosa- homenagem ao seu grande amigo fraterno e contemporâneo, natural do distrito de Jericó (Iraguaçú), ex-prefeito de Triunfo - devido a iniciativa de construir o acesso margeando a atual Avenida José Veríssimo dos Santos, antes do "arrombamento" do mesmo no início do anos 50.

Merece sim, análise minuciosa do estado físico estrutural e sua condição capacitada de suportar peso, uma ter sido construída há mais de 50 anos, jamais  recebendo qualquer tipo de manutenção, apesar do aumento significativo do trânsito e do tráfego. Hoje passam pelo local frequentemente: carretas, caminhonetas, caminhões, bi-trens, tri-trens, ônibus simples, ônibus tribus, diferente daquela época quando apenas poucos automóveis existentes circulavam; o transporte era movido a 'carroças de burro', 'charretes -de- cavalo, ' carros-de-boi', 'lombos de jumento'.A situação não deixa de ser preocupante, principalmente depois que alguns motoristas de ônibus e caminhoneiros nos alertaram sobre possíveis tremores constatados ao passarem na citada ponte com seus transportes pesados. 

Embora jamais tenha nossos pseudo-representantes públicos imaginado a possibilidade. Inclusive a  cabeceira direita apresente-se avariada e ameaçada, devido a ocorrência na batida de veículo desgovernado que subiu a calçada atingindo o guarda-corpo da mesma em cheio. A Secretaria Municipal de Obras nunca tomou conhecimento e nem  demonstrou preocupação para responsabilizar o culpado, obrigando-o  ressarcimento indenizatório relativo ao conserto. O espaço é patrimônio do povo (foi algum correligionário, porque a prática é do ajeitado), mesmo sendo cientificados pela OPINIÃO e pessoalmente. Talvez passem a tomar alguma iniciativa quando em breve desabar. Isso significa levar a administração com a barriga.
I

NOTÍCIAS DA CIDADE - PONTE AMEAÇADA  - 26/07/2010

Devido ás contantes reclamações por parte significativa da população triunfense, alertamos em várias oportunidades, o risco de desabamento  da Ponte Manoel Gastão, sobre o Lago João Barbosa Sitônio, situada na Avenida Laurindo Diniz, Bairro Guanabara, construção de 1956, quando não havia circulando veículos pesados, sem qualquer trabalho de manutenção da Prefeitura Municipal de Triunfo

A antiga ponte continua apresentando visíveis deficiências na estrutura física, como rachaduras, constatadas por várias pessoas que se disponibilizaram fazer significativas fotografias para nossos informativos. Além dos motoristas de ônibus, carretas e tri-trens, haverem registrado e transmitido abalos diferenciados  quando cruzam aquele setor. nas diferenciadas oportunidades.

No entanto o antenado triunfense Roberto Siqueira Nunes - " Seta", colaborador espontâneo - a pedido deste jornal desceu à sua parte inferior munido de câmara fotográfica para registrar o estrago (embora não seja engenheiro ou qualificado no assunto) e a princípio afirmou não ter visto qualquer grande irregularidade devido à distância. Mas quem sabe de fato ? É melhor prevenir...


TUDO EM TRIUNFO CONTINUA ERRADO - 22/10/2010
.."A ponte Manoel Gastão ameaçada;"


REQUALIFICAÇÃO DO LAGO JOÃO BARBOSA - 12/12/2010 

A Prefeitura não pode se esquivar dessa obra e investir também na Ponte Manoel Gastão Cardoso, localizada na Avenida Laurindo Diniz, Bairro Guanabara, que se encontra há muito ameaçada de desabamento, podendo com relativa criatividade e determinação se transformar em um dos principais atrativos urbanos, caso resolvam copiar a bela Ponte da Boa Vista, na Capital Recife, conjuntamente ao lago João Barbosa Sitônio se iluminado dentro do projeto apresentado pela PHILLIPS.


FIQUE BEM INFORMADO - PONTE MANOEL GASTÃO - 16/04/2011

Devido a solicitação dos informativos blog Opinião Triunfo e jornais A Verdade Escrita e Opinião no princípio de 2009, o nosso repórter "free-lance", Roberto Siqueira Nunes (Seta), desceu com sua máquina fotográfica e constatou a perigosa situação em que se encontrava a Ponte Manoel Gastão, que fica na Avenida Laurindo Diniz sobre o Lago João Barbosa Sitônio.

Alertamos sobre a necessidade urgente de recuperação daquela que tem quase 60 anos,  de construída e nunca passou por avaliação criteriosa. A ponte não foi programada para suportar veículos pesados como ônibus, carretas, caminhões, tribus, bi-trens e jamais passou por conservação. Nenhuma sinalização obtivemos. Agora segundo habitantes a ponte ameaça ruir , se continuar recebendo com intenso fluxo.

NOSSOS ALERTAS - 04/08/2011

Vemos que a rachadura da cabeça da Ponte Manoel Gastão está aumentando a cada dia que passa e representa um grave perigo especialmente para pedestres e motoristas de diferenciados veículos que circulam em nossa cidade durante o ano inteiro.

Outra preocupação é que as calçadas laterais da ponte também possam ser afetadas com o volumoso trânsito .Queremos saber quantas pessoas vão se acidentar para a Prefeitura Municipal de Triunfo resolver tomar as providências cabíveis.


SITUAÇÃO PONTE MANOEL GASTÃO - 09/08/2011


Com mais de 50 anos de uso e sem jamais ter recebido qualquer vistoria e conservação, a Ponte  Manoel Gastão, na Avenida Laurindo Diniz, Bairro Guanabara, apresenta visíveis sinais de desgaste e descaso, com o guarda-corpo quebrado, asfalto estragado e as subidas afundando cada vez mais

.Quem na época recebia apenas três ou quatro veículos existentes na cidade de Triunfo e tinha apenas, carroças e transporte em cavalos, burros e jumentos, agora convive com ônibus, tribus, caminhões, carretas. Não vai suportar muito tempo...


AMEAÇADA PONTE MANOEL GASTÃO RECEBE PALIATIVOS - 26/04/2012
(fotos "in loco")


MAIS UMA VEZ: SITUAÇÃO DA PONTE MANOEL GASTÃO - 28/11/2012

Insistimos e reeditamos a matéria anteriormente publicada sobre o estado estrutural da ponte Manoel Gastão: Não basta medidas paliativas na ponte que leva o nome do saudoso comerciante, agricultor, empresário e funcionário público Manoel Gastão Cardoso, na Avenida Laurindo Diniz, Bairro Guanabara. Passando pelo açude público hoje denominado Lago João Barbosa Sitônio, construída para facilitar o acesso pela margem nd atual Avenida José Veríssimo dos Santos, antes do imprevisto "arrombamento" do mesmo no início do anos 50.

Infelizmente a  prática agora aqui tem sido assim: mesmo sendo os gestores da Prefeitura Municipal de Triunfo, terem sido cientificados pelo OPINIÃO e pessoalmente por membros da população, nada foi até o presente momento providenciado. como medida de segurança e visando a preservação do patrimônio histórico triunfense bastante avariado por conta do desinteresse administrativo. Deverão se posicionar apenas quando a ponte desabar, porque ameaçada está faz tempo.

Até parece que essas figurinhas políticas carimbadas locais não dispõem de qualquer responsabilidade com os habitantes e odeiam Triunfo, de tanto mal que demonstram visivelmente fazer. Nada procuram executar de obras e ações públicas que não seja com interesses  próprios.Infelizmente a prática adotada com relativo sucesso tem sido utilizando de: paternalismo, assistencialismo e nepotismo.
E o povão gostando...


80 COBRANÇAS FEITAS POR CARLOS FERRAZ GESTÃO MUNICIPAL - 11/12/2012
Cadê... a incrementação com arco de ferro e conserto da ponte Manoel Gastão? 

VEJAM... 

MINISTRO PROMETE SOCORRER TRIUNFO COM RAMAL DA ADUTORA DO PAJEÚ E REVITALIZAÇÃO DA PONTE MANOEL GASTÃO

O Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, recebeu em Petrolina o Secretário de Agricultura do município, Carlos Junior e uma comissão de empresários representando a Associação Comercial de Triunfo - ACMT. Na pauta da reunião a garantia do ramal da Adutora do Pajeú que vai abastecer a cidade de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, além da revitalização da Ponte do Lago João Barbosa Sitônio.

Sobre a Adutora o Ministro informou que a Presidenta Dilma assinou o Edital de Licitação da 2º Etapa, onde serão investidos R$ 163 milhões. Com 419 quilômetros o trecho contemplará um ramal até os municípios de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo, além de levar água de Afogados da Ingazeira até Taperoá, na Paraíba.


“O Ministro frisou que está obra esta sendo acompanhada de perto e que vai ser agilizada em tudo que for necessário, garantindo assim o fim do colapso do abastecimento de água do principal destino indutor do sertão do Nordeste”, disse o Secretário.

Sobre a Revitalização da Ponte do Lago João Barbosa Sitônio, FBC garantiu os recursos federais para execução do projeto. A proposta já foi lançada no sistema de convênios do Governo Federal - SICONV, pelos técnicos da prefeitura municipal, conforme orientação do Ministro.

 
Principal destino turístico do Pajeú e um dos principais do Nordeste, Triunfo tem sofrido pela escassez de água. A cidade vive um colapso e a atividade de hotéis e do comércio está prejudicada.

11 comentários:

  1. Saiba que você é o cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino abaixo da sua afirmativa Edna. Ele tem feito o possível, mas esse empenho parece ignorado pelos moradores.

      Excluir
    2. acho que todos esses apelos foram importantes e contribuíram para essa possível conquista

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Quanto ao ramal da Adutora do Pajeú que beneficiará Triunfo, pelo que vejo neste e em outros blogs informativos, temos a garantia do ramal do ramal, no entanto não há informações de quem vai fazer, quando começará,o seu trajeto, nem quando teremos esse precioso líquido sendo utilizado por nossa população que pacientemente espera esse dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. A população é conivente com com tudo isso senhor Francisco, pois vota sempre nos mesmos e acredita piamente no que voltam a dizer depois de enganarem outras vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Esse trabalho merecer ser reconhecido com louvores. Carlos Ferraz não só critica,não só alerta, não só xinga... Apresenta soluções,sugestões,insiste, persiste, não desiste e prova que a perseverança nas cobranças pode trazer os benefícios desejados e solicitados e sonhados. Querem maiores provas , apresenta fotos, monstra as cobranças escritas,documenta tudo e espera que os detentores do poder e da governabilidade resolvam, busque e encontre soluções, foram pra isso que foram eleitos pela escolha livre??? do povo, mesmo que equivocado muitas vezes. O péssimo é ser omisso, leviano, desonesto. Enquanto houver uma voz gritando, as possibilidades são reais. Que os triunfenses tenham essa consciêcia cidadã e legítima. Muitos parabéns pela coragem!!!

    ResponderExcluir
  5. Quero aqui deixar um registrado de parabéns sobre a sensacional matéria acima. A foto maravilhosa com a união de pessoas como o atual Secretário de Agricultura de Triunfo, Carlos Junior e membros da ACMT como Pedro Junior, Natanael Junior e demais triunfenses ladeando o Ministro Fernando bezerra Coelho. Todos estão de parabéns. Quero também lembrar a todos um fato interessante: conheci pessoalmente o Manoel Gastão (nome da ponte). Era uma pessoa alegre e participativa em tudo pelo bem de Triunfo e, se estivesse ainda conosco a Ponte já estava toda ajeitada. Seu Mané Gastão baixinho mas, de uma coragem sem limite, fazia com que o problema da ponte fosse resolvido de imediato. Não tenho à menor dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!