terça-feira, 16 de abril de 2013

BLOG SAÚDE - VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA EM TODO BRASIL

9745bce4ab91832e67a304414d9a86c4.jpg
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (15) em todo o país. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.

Uma das novidades é a inclusão de mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação. Outra mudança vai possibilitar que pessoas com doenças crônicas tenham acesso à vacina por meio de postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da imunização.

A campanha segue até o dia 26 de abril. No próximo sábado (20), todos os 65 mil postos de saúde do país vão funcionar para um dia de mobilização. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e só é contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo. A dose, segundo a pasta, contém o vírus em sua forma inativa, e não há risco de uma pessoa contrair gripe em razão da imunização.
Com mais de cem pontos de vacinação no Recife,  a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste ano, as mulheres que estão no puerpério (período de até 45 dias após o parto) e pacientes de doenças crônicas foram inclusas nos grupos prioritários.

A campanha também irá atender  os pacientes de doenças crônicas, os quais não serão atendidos apenas nos centros de referência, podendo receber a dose nos postos de saúde apresentando apenas a prescrição médica. Os outros grupos prioritários da campanha são idosos, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, índios, população carcerária e profissionais de saúde.

No Recife, além dos 162 postos de saúde e hospitais, a rede municipal vai oferecer mais 30 postos volantes localizados em supermercados, shoppings e associações. Para mais informações sobre os locais de vacinação da cidade, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria de Saúde através do telefone 0800.281.1520.

Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, a imunização está sendo feita em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de segunda a sexta, das 8h às 17h. A cidade também receberá no próximo sábado (20), dia da mobilização nacional contra a gripe, pontos de vacinação itinerantes em associações de moradores, centros comunitários, creches, estações de metrôs, por exemplo. Para mais informações, o contato da rede municipal de saúde é o (81) 3476.2866.
Fonte: Saúde/ Agencia Brasil e NE10 PE

Um comentário:

  1. O blog que com sua presteza cuida de todos nós, um verdadeiro comunicador social de utilidade pública. Muito bom!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!