sexta-feira, 26 de abril de 2013

BLOG SAÚDE: DIAGNÓSTICO PRECOCE AJUDA NO TRATAMENTO DE JOVENS HIPERTENSOS

41f6c9f3d29eae2cfe74e63d5b55290b.jpg
Alerta pelo diagnóstico precoce e tratamento adequado também é direcionado aos jovens
Imagem: Bruno de Carvalho/ NE10



Silenciosa e de graves consequências se não for tratada, a hipertensão é uma doença vivida por mais da metade da população brasileira acima dos 60 anos. Os idosos não são, no entanto, as únicas vítimas da pressão arterial sistematicamente alta. Nesta sexta-feira (26), Dia Nacional de Combate à Hipertensão, o alerta pelo diagnóstico precoce e tratamento adequado também é direcionado aos que têm até 24 anos.
Seja por fatores genéticos ou maus hábitos, pessoas cada vez mais jovens começam a sofrer com a doença. Segundo Hilton Chaves, professor do Departamento de Cardiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o diagnóstico costuma ser tardio devido à falta de hábito das pessoas de aferir a pressão. "A pressão arterial tem que ser medida desde a infância, principalmente entre filhos de pais hipertensos", recomenda.
Como esse costume é pouco adotado pelos mais jovens, na maioria das vezes a doença só é identificada por acaso ou quando já está bastante desenvolvida. "Eu fazia acupuntura por causa de uma tendinite. Aí um dia o médico resolveu aferir a minha pressão. Estava 18 por 11", conta o fotógrafo Tiago Calazans, de 23 anos, que descobriu a doença aos 18.


Fumar, abusar de bebidas alcóolicas e se alimentar mal e com excesso de sal e ter uma vida sedentária pode fazer com que a pressão se eleve em pessoas cada vez mais jovens. "Hoje corro três vezes por semana e jogo bola toda quarta. Só bebo uma vez por semana", garante Renato que, mesmo sabendo dos riscos, admite que no dia reservado para a "farra" algumas vezes acaba exagerando na bebida. "No outro dia verifico logo minha pressão", se justifica.


Mesmo não praticando exercícios atualmente, Tiago se diz consciente quanto à sua alimentação. "Por causa do meu pai, sempre teve um controle de sal na comida de casa, me acostumei. Fora de casa é que é difícil de controlar", explica.
Hipertensos no Brasil

3 comentários:

  1. Essa é a providência mais recomendada hoje em dia e tem salvo muita gente acometida de patologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Solange Martins Diniz30 de abril de 2013 às 13:22

    É muito séria essa questão de saúde.Para um lado, o governo se preocupa em arranjar meios de prevenir e tratar das doenças. Do outro lado, os meios de comunicação estimulam o consumo "com moderação" sendo que a maioria das pessoas principalmente as mais jovens, não tem consciência desse limite.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!