sábado, 13 de abril de 2013

ARENA PERNAMBUCANA É ENTREGUE NESSE DOMINGO - 14 DE ABRIL DE 2013

 
Finalmente chegou o dia. A partir do próximo domingo, 14 de abril, Pernambuco se juntará ao Ceará, à Bahia e a Minas Gerais na lista de estados com estádios da Copa do Mundo concluídos. Iniciada em outubro de  2010, a Arena Pernambuco será aberta oficialmente pelas autoridades pernambucanas. Foram 31 meses e muitas dores de cabeça até que esse dia chegasse. É verdade que o evento ainda não é uma partida oficial. No entanto, é o primeiro gostinho mais concreto (quase que literalmente) da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial do próximo ano.

Como nos outros estados, a entrega da Arena Pernambuco será apenas simbólica. A partir de 21 de abril, a arena estará aberta para visitações do público. O primeiro jogo ocorrerá somente no dia 14 de maio, com a presença dos operários do estádio. O tempo é suficiente para os ajustes finais da construção. Jogo oficial mesmo somente no dia 22 de maio com a obrigação da presença do Náutico, equipe que passará a mandar os seus jogos na arena depois da Copa das Confederações.
 
As dificuldades do início e o plano de aceleração

O clima com certeza será de festa no próximo domingo. O ambiente será bastante diferente dos meses iniciais da construção quando greves atrapalharam o andamento da obra. Como se não bastasse, as chuvas também prejudicaram a terraplenagem do terreno da arena. A obra pouco avançou visivelmente entre outubro de 2010 e junho de 2012 - não chegou nem aos 50%. A cidade que desejava sediar a Copa das Confederações foi colocada em xeque pelo secretário-geral da Fifa, Jêrome Valcke.
 
 
Com a aceleração, a Arena Pernambuco virou uma verdadeira cidade em obras. Mais de 4.500 funcionários chegaram a trabalhar na obra dia e noite sem parar. O som da construção civil só era interrompido por algumas horas para manutenção das máquinas. Tudo isso para que o estádio conseguisse atingir a meta da Fifa e entrar no quadro de sedes da Copa das Confederações.


A confirmação como sede da Copa das Confederações

O resultado veio em novembro de 2012 com a oficialização da Fifa. Recife irá receber três jogos da Copa das Confederações - Espanha x Uruguai, Itália x Japão e Uruguai x Taiti. O sinal de que tudo estava no caminho desejado veio em março deste ano, quando Valcke voltou ao Recife e encontrou a arena praticamente pronta, beirando aos 90%. "Estou muito satisfeito com o que estou vendo. Digo bravo e parabéns", afirmou o secretário-geral da Fifa na época.

Atualmente a Arena Pernambuco está praticamente concluída. Partes importantes como a cobertura e o gramado já foram feitas. Restam detalhes como o acabamento, por exemplo. Por conta disso, a data de 14 de abril, divulgada antes como o dia de inauguração do estádio, é encarada agora como apenas como mais uma visita para os jornalista.
 

 
 
O futuro

Após a Copa das Confederações, a Arena Pernambuco passará a receber os jogos do Náutico. O Timbu mandará suas partidas na arena durante os próximos 30 anos de acordo com contrato feito junto à Odebrecht, operadora do estádio. A antiga casa, os Aflitos, deverá ser explorada comercialmente. Além das partidas, a Arena Pernambuco tem tudo para ser mais um ponto de shows e eventos na Região Metropolitana do Recife. A grande expectativa após a conclusão fica por conta da mudança do cenário do entorno. Será o momento do investimento na Cidade da Copa.
 
 

Ficha técnica da Arena Pernambuco:

Área: 42 hectares
Área de construção: 130 mil m²
Área de coberta: 20 mil m²
Público total: 46.105 (1.600 assentos nos camarotes, 1.800 assentos business e 2.700 assentos premium).
Estacionamento: 4.720 vagas, sendo 800 cobertas.
Escadas rolantes: 13
Elevadores: 8
Rampa de acesso: 8
Entradas: 12
Bares: 42
Restaurantes: 4
Conjunto de banheiros: 71
Auditório: 400 pessoas
Pavimentos: 6
Camarotes: 102
Assentos Premium: 4.700
Telões: 2
Câmeras de segurança: 271
Custo da obra: R$ 530 milhões (números históricos ainda sem correção)


Fonte: Blog do Torcedor/NE 10 PE


4 comentários:

  1. Que os governantes mostrem os dados dos prejuízos da seca se são capazes. Providência zero!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Eu quero é água pra escapar dessa estiagem sem fim, negócio de arena é outro plano muitomais secundário, governador.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado governador Eduardo Campos, futuro presidente do Brasil.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!