quinta-feira, 31 de maio de 2012

ANIVERSÁRIO DE 102 ANOS DO NELSON CAMPOS


O senhor Nelson Campos, comerciante e agricultor aposentado e ex-político na cidade, representa hoje o maior símbolo vivo de Triunfo, conservando virtudes da mocidade, sem jamais perder a simpatia e o bom humor.

PARABÉNS!

ANIVERSÁRIO DA CENTENÁRIA BANDA MUSICAL ISAÍAS LIMA TRIUNFO/PE

Parabéns pra você! Orgulho Triunfense!

31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO

                                                                              


Apesar da grande redução no número de fumantes, tabagismo ainda é o responsável por cerca de 200 mil mortes por câncer. O mundo se mobiliza no próximo dia 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco – para lembrar a necessidade de combate ao tabagismo.

De acordo com Organização Mundial de Saúde, esse hábito responde pela incidência de mais de 50 tipos de doenças e por cerca de 5 milhões de mortes anuais no planeta. Isso equivale a uma morte a cada seis segundos e, ainda, 600 mil mortes a cada ano devido ao fumo passivo do tabaco.

 Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. Chamam a atenção no país os dados a respeito de câncer de pulmão, de boca, de laringe e de esôfago. Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), estima-se que cerca de 200 mil mortes/ano por câncer são causadas pelo tabagismo. Devido a estes números, diversas ações vêm sendo desenvolvidas com objetivo de diminuir os efeitos do vício

 Desde o ano 2000, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 10.167 em restrição à propaganda de cigarro, o Brasil iniciou uma grande campanha por um país menos doente e sem tabaco.

Para ao médico, as medidas ocasionaram também uma mudança nos valores da sociedade. “Quem se lembra do cinema antigo e do início da TV provavelmente terá em mente que o cigarro significava status, era glamouroso e compunha as cenas de diálogo como algo rotineiro. Hoje, graças a todas estas campanhas, ele é visto como o vilão e os números compravam a diminuição da aprovação do vício”, observa.

A previsão é de que, somente neste ano, o câncer de pulmão atinja 27.630 brasileiros: 17.800 homens e 9.830 mulheres. “Para diminuir os altos números e para que em um futuro próximo o tabagismo não seja um problema mundial, cada governo deve continuar a fechar o cerco, com campanhas de conscientização que evitem a existência de novos fumantes e, ainda, com o combate ao tabagismo entre os fumantes atuais, para que estes deixem o vício o quanto antes”, finaliza o médico.
Inúmeros dados científicos, que comprovam diversos malefícios do tabaco sobre o organismo humano e o meio ambiente, levaram a Organização Mundial da Saúde a atuar no controle do tabagismo.

Uma das medidas desta organização foi estabelecer, em 1987, o "DIA MUNDIAL SEM TABACO", idealizado para 31 de maio, que é comemorado anualmente em todos os continentes.

As comemorações do dia Mundial Sem Tabaco, visam chamar a atenção, informar, conscientizar governos e toda a comunidade sobre os danos que o Tabaco causa, não só a seu usuário, o fumante, como para todos os que convivem em ambientes poluídos pela fumaça do tabaco.

Não se trata de exagero: cigarro mata mesmo. No Brasil, estima-se que o cigarro mate 80 mil pessoas por ano, alerta o PrevFumo, projeto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina), que oferece tratamento para largar o vício.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.

FONTE: Instituto Nacional do Câncer/INCA e Centro Pedagógico Pé no Chão

ADIDO CULTURAL DA FRANÇA VISITA TRIUNFO/PE

Dr. Pierre Fernandez

Na semana passada estiveram visitando "Triunfo - a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco", o "Oásis do Sertão", a convite da triunfense Ana Mary Barbosa Acioli   o adido cultural do Consulado da França Dr. Pierre Fernandez, acompanhado pela esposa Aline e também francesa francesa Maria Alice.


Acompanhados da competente Ana Mary, secretária geral do IATEC, os ilustres visitantes estrangeiros ficaram deslumbrados com a beleza natural existente no município, destacaram a sua arquitetura neo-clássica com detalhes da engenharia francesa, o teleférico do Sesc, o Lago João Barbosa (genitor da anfitriã) e principalmente o Cine Theatro Guarany. 


Depois do rápido City Tur, experimentaram antes do retorno, um pouco da gastronomia local, saboreando do tradicional cardápio: rapadura, alfenim, sorvete de rapadura e a famosa Cachaça Triumpho.


PRESTÍGIO RECONHECIDO DE TRIUNFO

Vista panorâmica contemplando o Lago João Barbosa, o Teatro Guarany e a Igreja Matriz


Depois de ouvir constantemente os ocupantes das caravanas diversas, que realizaram visitações na cidade, pode-se muito considerar Triunfo como um dos municípios mais bem avaliados e privilegiados do Estado de Pernambuco, graças à localização geográfica e às belezas naturais, que Deus nos ofereceu.

Sem dúvida alguma é o destino ideal para o turismo de lazer, podendo com certeza ser transformado em valoroso ponto de negócios e convenções, caso exista por parte dos pseudo- representantes e supostos administradores, o providencial e necessário investimento, adaptando a visão de modernidade com sentimento nativista.

O blog “Opinião Triunfo Digital”, jornais "A Verdade Escrita" e "Opinião", parceiros e defensores do turismo neste município desde 1978, assumiram e ainda prosseguem  durante todos esses anos, determinados em defender a  sua extensão, com o único propósito  de permanecer  contribuindo e reafirmando a importância turística triunfense, pois possui compromisso com a qualidade da notícia.

São esses principais informativos do setor, que chegam ao século 21 cientes da necessidade de acompanhar as mudanças tecnológicas impostas pelo mundo moderno, incentivar a qualificação e a formação de profissionais locais.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE COMBATE A DENGUE



A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental. Informa a população triunfense, que o carro fumacê, principal adesão para o combate contra o mosquito da Dengue e muriçocas, através do projeto (Sono Tranqüilo em Triunfo) entrará em funcionamento esta semana. Através deste comunicado, informamos a toda população triunfense algumas medidas a serem tomadas quando este estiver passando em sua residência.

• Deixe as portas e janelas abertas;
• Desliguem os fogões;
• Tampar bem as panelas que contenham alimentos;
• Lavar bem os legumes que foram expostos ao inseticida;
• Tampar os reservatórios de água;
• Cobrir e guardar copos e talheres;
• As pessoas devem se acomodar em um local isolado por no mínimo 10 minutos, como: um quarto ou quintal. Evitando assim o contato direto com o inseticida;
• Repetindo: Deixem as portas e janelas abertas, para que o produto atinja os mosquitos da Dengue e muriçocas dentro da residência, mas que as pessoas fiquem em um cômodo isolado por 10min para que n entrem em contato direto com o inseticida;
• As pessoas não devem circular no local, na hora em que estiver passando o carro fumacê;
• Trocar a água de todos os animais domésticos após a aplicação do produto.
• Este produto pode causar irritação nos olhos, boca, garganta, coceiras na pele, vômitos, falta de ar se em contato direto com ele.

CASO APAREÇAM ESSES SINAIS E SINTOMAS, PROCURAR UM MÉDICO!

O Carro atuará por localidades, estas serão avisadas antecipadamente e durante todo o período de atuação do projeto SONO TRANQUILO EM TRIUNFO.
O projeto acontecerá nos horários de 5h30 às 6h30 da manhã e de 17h00 da tarde às 19h00 da noite. 

Este combate não pode parar, contamos com todos para o sucesso do projeto e bem estar da população triunfense.

PREFEITURA DE TRIUNFO REALIZA LEILÃO


 ESTADO DE PERNAMBUCO
PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO
AVISO DE LICITAÇÃO - LEILÃO

A Prefeitura Municipal de Triunfo/PE, através da CPL, torna público o P.L nº 18/2012 na Modalidade LEILÃO nº 01/2012, Tendo por Objeto Alienação dos Veículos: FIAT/UNO – MILLE FIRE – MODELO-MILE FIRE– MOVIDO A COMBUSTIVEL GASOLINA – COR AZUL – ANO/MODELO 2005 e FIAT/UNO – MILLE FIRE – MODELO-MILE FIRE– FLEX MOVIDO A COMBUSTIVEL GASOLINA/ALCOOL – COR BRANCA – ANO/MODELO 2006. Abertura dia 31/05/2012 às 9:00 h. Os interessados deverão procurar a referida Prefeitura de segunda a sexta-feira das 8:00 as 13:00 horas ou pelo fone: (87) 3846- 1365.

Elma Pereira dos Santos
-Presidente CPL-

Fotos: Fiat/Uno branco e azul, respectivamente


Fiat Uno- Mile Fire Flex - Gas - Branco - 2006 - Placa KKH - 1489

Placa KKH -1489 ( Fiat Branco)

Fiat Branco - Placa KKH - 1489

Fiat Uno Mille Fire - Placa 1489 - Branco/ 2006

Fiar Uno - Mile Fire- Azul - Gas - Ano 2005 - Placa KJU - 4899

Fiat Uno Mille Fire Azul Gas 2005 - Placa 4899 

Fiat Uno Mile Fire Azul - 2005 - Placa 4899

CURIOSIDADE DO BLOG: SÓ TEM ARTISTA








GRUPO BAQUE DO RECIFE FAZ OFICINA E CORTEJO EM TRIUNFO





A oficina com instrumentos percussivos acontece às 15h na Sociedade Triunfense de Cultura e às 16h tem cortejo pela cidade  

Neste sábado-02 de junho, o Grupo Quebra Baque do Recife dentro do projeto de circulação com patrocínio do Funcultura faz oficina e apresentação na cidade de Triunfo. No projeto de circulação o grupo já passou pelas cidades de Palmares e Garanhuns.

Em cada cidade o coordenador do grupo, o percussionista Tarcisio Resende realiza oficina apresentando a história do grupo, o seu trabalho de pesquisa que resultou em publicação de livros sobre a percussão no maracatu de baque virado e os alunos tem aula prática utilizando alfaia, agbe, caixa e tarot. Após a oficina para um público acima de doze anos, o Grupo Quebra Baque faz apresentação com cortejo pela cidade de Triunfo.

Sobre o Quebra Baque – Com oito anos de existência o Quebra Baque foi criado pelo músico Tarcísio Resende, um dos atuais grandes mestres da percussão pernambucana. Resende escreveu dois livros “Batuque Book Maracatu” e “Batuque Book Caboclinho”. O trabalho do percussionista vai além de Pernambuco, todos os anos ele viaja para a Europa para dar aulas, além disso, através do Quebra Baque realiza um trabalho importante de inclusão social. Com pesquisa voltada aos ritmos percussivos de nosso estado, com foco no Maracatu e suas vertentes, o grupo Quebra Baque presta-se não apenas a inclusão sócio cultural através da música, mas também se mostra como importante instrumento de difusão dos ritmos pernambucanos no Brasil e no mundo.

Grupo Quebra Baque faz oficina e cortejo na cidade de Triunfo
Dia: 02/06/2012 (sábado)
Hora/Onde: 15h – Oficina gratuita de percussão para maiores de 12 anos na Sociedade Triunfense de Cultura (Av. José Veríssimo, 361 – Orla do Lago Barbosa) e a partir das 16h o Grupo faz cortejo pela cidade

Contatos para entrevista
Tarcísio Resende – coordenador (81) 8825-6782
Luciana Bispo – produtora (81) 8883-5385

MUITO ESTRANHO SILÊNCIO



Câmara de Vereadores de Triunfo - PE

 Em ano de eleição municipal, os componentes da Câmara de Triunfo costumavam nas épocas passadas transformar aquele recinto público no principal polo de debates ideológicos e partidários, envolvendo acirradas disputas políticas, mas desta vez alertados por algum conselheiro especial, resolveram adotar um sistema de atuação bastante diferenciado.


 Desde o discreto retorno das sessões após o recesso, procuraram utilizar sem qualquer alarde uma estrategia modificadora de perfil, primando não ficarem mal na fita perante os  desestimulados eleitores, que aguardavam um tipo de ação e  constaram outra.


Os vereadores, por incrível que pareça são na totalidade da base governista, demonstrando a ausência da prática democrática e a negativa do contraditório na Casa Diocleciano Pereira Lima, irão reforçar várias ações que poderão evitar maiores desgastes perante a opinião pública.


Respondem pelos continuados atos de omissão, como: fecharem os olhos às denúncias populares e aprovarem rapidamente, sem questionamento, todas as propostas polêmicas do Executivo, posicionamento gerador de beneficiamentos por tabela. Quem esperava desse legislativo um poder fiscalizador, dançou

terça-feira, 29 de maio de 2012

CARTAS À REDAÇÃO - DESABAFO DE LUIZ SAUL PEREIRA DA SILVA




Senhor redator,

Cada vez que visito Triunfo sofro freqüentes e justificadas crises de saudável saudosismo pela memória da referência cultural que já representou cidade, na minha quase longínqua infância.A forte influência cultural impregnada por religiosos estrangeiros na pequena população, ou em parte dela, deixou um legado que se percebia nas manifestações culturais, nos comportamentos pessoais, nos bancos escolares e em que neles se sentavam.O clima, por si só, influenciava o modismo, pois, como se sabe, o frio privilegia as pessoas elegantes. E ainda tinha aquele cheiro característico e inesquecível na época das moagens dos engenhos...

Não era o Stella Maris que fazia a referência da cidade; não era também o ensino ministrado no Convento, ou mesmo nas escolas públicas como o antigo Grupo Escolar Alfredo de Carvalho; nem era a imponência do Guarany, um prédio de arquitetura improvável para a época e para as condições econômico-financeiras da região; não era também a singular arquitetura das residências ou da igreja matriz que, sozinhas, destacavam a cidade em relação às demais da região. Na verdade, somente o somatório dessas circunstâncias é que transformavam Triunfo em uma exceção comunitária.

Há anos, o seu calçamento era formado por pedras redondas e polidas pelo tempo que, é verdade, desequilibravam os passantes e sacolejavam os automóveis, mas, à parte disso, conferia à cidade, desde aquela época, a semente da exploração do turismo.

Outra coisa: os prosaicos nomes das ruas da cidade representavam algo extremamente intimista, como que “nosso”. Ao invés de Rua Dr. Fulano, Governador Sei Lá Quem, Deputado Deus Me Livre, Presidente de Plantão, havia a Rua do Fiado, Rua Grande, Rua da Caridade, o Quadro e tem outros, já devidamente rebatizados.

Pois bem, parece que quase tudo isso é apenas passado. Os religiosos se foram e sua influência diluiu-se; o Stella mudou o perfil e talvez a qualidade; as demais escolas, idem. Ah, o açude virou lago.... Os personagens viraram lendas, menos mal. Pior seria o esquecimento.

A explosão da exploração do turismo é benfazeja, na medida em que gera empregos e divisas, divulga a cidade, promove movimentos e atividades novas, e mais que isso, estimula a reaparição de manifestações culturais, algumas das quais se encontravam no limbo.

Portanto, nada contra o progresso, Senhor Redator.... também não disponho de meios para avaliar a evolução ao longo desses tempo das aspirações dos triunfenses em transformar a cidade no que é hoje.

Mas, o progresso melhorou a cidade? Melhorou muito? As escolas são boas? O comércio é intenso? A cultura é rica como antes? E os políticos, trabalham? A preservação da saúde é adequada? A memória da cidade é preservada? As edificações antigas são protegidas? As “vozes” da cidade dizem o quê?

Se não, é melhor egoisticamente “congelar” o bucolismo da cidade nas décadas de 1950/60... como na quase longínqua infância.

Luiz Saul Pereira da Silva
Brasília (DF)

PRODUTO TURISTICO JUNINO ESQUECIDO


Entre as delícias: pamonha, canjica, bolo de milho...

Em junho acontece a maior festa regional do Brasil: o São João, uma comemoração que movimenta todo o Estado. São 187 cidades em folguedos ao mesmo tempo, com muita comida típica, fogueiras, queima de fogos, concurso de quadrilhas, apresentações do forró, pé-de-serra aos grandes shows divulgados, alegrando as noitadas destinadas ao santo festeiro.

O ano passado aconteceu uma vergonhosa atitude que agora parece ter virado ato corriqueiro do Governo Municipal, revoltando moradores, visitantes e turistas,  que invadiram e lotaram a cidade – por conta também do feriadão do Corpus Christ – e simplesmente nada encontraram no período da tradicional festividade matuta, a não ser seguidos atropelos.

Todos os componentes dessa confusa administração (inclusive os apaniguados secretários, assessores, diretores e vereadores) sumiram para outros recantos deixando o badalado ponto turístico em situação de penúria, faltando o mínimo de infraestrutura física, sem bares e restaurantes suficientes para atender a demanda e até as luminárias das praças e do Lago João Barbosa todas apagadas.

Abandonaram  saúde,  turismo, segurança; esqueceram a contratação de artistas; evitaram as comemorações  juninas e ainda alegaram com total hipocrisia:  “a data nunca vigorou aqui ” e  “deixaremos para gastar na  Festa do Estudante"; exatamente  um mês depois.

 Imaginem que desculpa esfarrapada, mais ridícula daqueles que teimam enterrar Triunfo a todo custo. Temos aqui instalados verdadeiros malfeitores, com o hábito de esvaziar esses eventos em detrimento da vizinha cidade paraibana de Princesa Isabel. Isso é o que podemos chamar de compromisso administrativo  e representatividade popular. São assim as pseudo- autoridades.

Foi mais um produto turístico escanteado nesse paraíso com incontestável vocação festiva, antes assim procederam com: a Semana Santa, a Festa do Folclore, a Semana da Pátria todas desprezadas aos poucos e a oferecida Festa da Rapadura rejeitada, sendo logo muito bem adaptada em Santa Cruz da Baixa Verde.

Espera-se que nesse ano eleitoral desde antes o São João de Triunfo tenha sido providenciado, fugindo assim das improvisações  e evitando novo descontentamento aos triunfenses como da vez anterior. Que venham todos curtir as festas com muita paz, e alegria, aproveitando o clima e as atrações. Será o ritmo do forró ajudando a aumentar ainda mais, o ritmo da frequência espontânea a Triunfo.

NA NATUREZA É TÃO SIMPLES

 
Veja os horários... Estas fotos foram tiradas em Grand Cache, Alberta, Canadá, aproximadamente 1,5 horas ao sul de Grand Praire...

Veja a marcação do tempo no canto inferior direito de cada foto...















Levou aproximadamente 10 minutos para o macho pegar a fêmea, convidá-la para jantar, pagar a ela uma refeição fantástica e depois transar com ela. 
O ser humano e racional dificulta tudo mesmo!!!

MORADORES DOS LOTEAMENTOS REVOLTADOS


Loteamento São Vicente - Bairro da Encruzilhada
Loteamento Santo Antonio - Bairro da Liberdade
Moradores dos loteamentos Santo Antônio (Bairro da Liberdade) e São Vicente (Bairro da Encruzilhada) querem providencias, pois o prefeito prometeu há quatro anos, calçar as ruas e até agora nada. Foram pavimentadas ruas circunvizinhas e esqueceram as outras.

A desculpa é sempre a chuva. As vias se encontram esburacadas, com muito mato, causando transtornos e prejuízos aos moradores. Uma prova clara de que a Prefeitura Municipal não está nem aí para os triunfenses pode ser visto nas vias públicas dos bairros.
Cadê a chuva???

CARTAS À REDAÇÃO - WILLIAMS TERTO

                                                                        
Realmente, depois de exaustivas denúncias acerca da administração atual, com graves problemas em relação a saúde, habitação, infra-estrutura, cultura, educação, meio ambiente, segurança, além do inadmissível fechamento do matadouro público sem autorização da Cãmara dos Vereadores.Voltamos a cobrar providências contra outras deficiências administrativas.

Antes porém, não se pode  esquecer a total irresponsabilidade demonstrada na saúde pública em relação ao transporte da carne abatida no infecto matadouro de Santa Cruz da Baixa Verde. Antes condenado em suas instalações pelo perito da área,  veterinário Téo Rabelo que depois terminou aprovando e criticando o nosso considerado o melhor da região, para satisfazer o desejo do prefeito.

A atitude arbitrária dessa gestão, deixou  mais de cinquenta pessoas em suas atividades prejudicadas. Diante tantos desencontros comprovados, não é possível que existam ainda anônimos desrespeitando a  própria cidadania ao defender  desmandos notórios dessa administração, somente para agradar ao chefe que desrespeita a cidadania.

Apontamos outras irregularidades: Lago João Barbosa poluído. Falta de médico nos plantões na Unidade Mista Felinto Wanderley e PSFs. Desativação e demolição de várias escolas municipais.Lixo sendo despejado em locais indevidos. Veículos locados irregularmente. Prefeito assinando receituário médico e autorizando exames ( não  permitido por lei). Envolvimento em processos no Tribunal de Contas do Estado: por improbidade administrativa, formação de quadrilha, dano ao erário público.

Será que os anônimos defensores não ficam nem um pouco incomodados?  Não deveriam valorizar mais suas  contribuições com impostos? Por que não receberem  melhorias na cidade? Ainda dá para acreditar nessa gente indecente? Estão abusando da nossa boa vontade. Essa situação não merece continuar.



Chega de: promessas falsas;  abuso de poder;  voto de cabresto;  descaso com  menos favorecidos;  pobres  enganados por receituário médico com intenção de ser endeusado pela população. A cidade já sabe desses problemas e  começa a repudiar tais atos.

 Saiba que oposição está aqui para fazer a diferença. A verdade é tanto que incomoda principalmente aos anônimos. Procurem melhor refletir, ainda há tempo. Venha unir-se ao novo modelo de governo. Deixe essa corrente tacanha e imprestável e some com aqueles que desejam o desenvolvimento da Cidade.

Seja  feliz  na oposição que está no rumo certo.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

POSSE DE ARMA SINARM - DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA-





REQUERIMENTO Nº            , DE 2012.
(Do Sr. GONZAGA PATRIOTA)


Requer o envio de Indicação ao Senhor Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo, sugerindo a modificação do art. 37 do Decreto nº 5.123 de 01 de julho de 2004.

Senhor Presidente,

 Nos termos do art. 113, inciso I e §1º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, requeiro a Vossa Excelência seja encaminhada ao Senhor Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Indicação em anexo, sugerindo a modificação o art. 37 do Decreto nº 5.123 de 01 de julho de 2004.


Sala das Sessões, em 22 de maio de 2012.


Deputado GONZAGA PATRIOTA
PSB/PE


INDICAÇÃO Nº            , DE 2012.
(Do Sr. GONZAGA PATRIOTA)


Sugere o envio de Indicação ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo, sugerindo a modificação do art. 37 do Decreto nº 5.123 de 01 de julho de 2004.


Excelentíssimo Senhor Ministro da Justiça,


Venho através desta, solicitar a Vossa Excelência, modificação do Decreto nº 5.123 de 01 de julho de 2004, que Regulamenta a Lei nº 10.826 de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de arma de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – SINARM e define crimes. Sendo a sugestão de modificação em seu art. 37, aumentando o prazo do teste de avaliação psicológica para cinco anos, invés de três como está determinado.
Para Justificar o exposto acima, pedimos cordial atenção de Vossa Excelência, para aqueles que dedicaram suas vidas em prol da defesa da sociedade Brasileira, onde, após trinta anos de serviços o policial se aposenta em perfeitas condições combatendo a criminalidade neste País. Hoje há uma série de medidas e exigências expondo sua vida em risco e a sanha dos criminosos que por eles foram presos durante sua atividade funcional.


Sala das Sessões, em 22 de maio de 2012.


Deputado GONZAGA PATRIOTA
PSB/PE

CANETADAS ON-LINE - PESQUEIRA-PE

 

POR  JURANDIR  CARMELO

Participo neste Domingo (27/05/2012) da pré-convenção do PSB, que vai lançar o seu pré-candidato ao processo sucessório das eleições municipais de Pesqueira. O nome do pré-candidato recai na pessoa do pediatra pesqueirense, Dr. Evandro Chacon.

 Pensando Pesqueira nesse estágio de incredulidades e descrenças em que vive o pesqueirense e a pesqueirense, o homem e a mulher do campo, a mulher e o homem e da cidade, a nossa juventude e, especialmente, as nossas crianças, me deparei com uma pergunta:

POR QUE DR. EVANDRO? Porque se trata de um pesqueirense respeitado e sério em todos os sentidos. Aqui nasceu e daqui nunca saiu. De Pesqueira fez o seu grande amor, carregando nas veias a seiva da terra Mãe. Da medicina fez o seu sacerdócio de vida, dedicando-se a cuidar das nossas crianças. E porque é FICHA LIMPA!

Porque na política o Dr. Evandro tem participado ativamente, ao longo dos anos, sempre agindo com honestidade, ética e cidadania, tratando a todos com urbanidade e o respeito devido, inclusive aos adversários, demonstrando assim que é possível o exercício do princípio basilar que tão bem norteia a convivência dos contrários. E porque é FICHA LIMPA!

POR QUE DR. EVANDRO? Porque, como prefeito em dois momentos distintos cuidou da Cidade, fazendo o que deveria ser feito em benefício do povo, jamais levando o nome de Pesqueira aos tribunais pátrios, e em nenhum instante praticando atos de improbidade administrativa. E porque é FICHA LIMPA!

Porque como candidato subia nos palanques para discutir os problemas da Cidade, mostrando os caminhos que deveria percorrer para elevar o nome de Pesqueira e da sua gente, ordeira e serena, sem nunca baixar o nível para atacar quem quer que seja. E porque é FICHA LIMPA!

Porque como líder político sempre defendeu a bandeira dos seus ideais, tendo Pesqueira como a marca maior das suas ações, propondo mudanças, efetivando um novo modelo de se fazer política, esse calcado no mais sublime respeito aos postulados maiores da liberdade e da democracia. E porque é FICHA LIMPA!

POR QUE DR. EVANDRO? Porque no momento em que Pesqueira arde nas chamas da inconsequência, do desleixo, da incúria, da desídia, da improbidade administrativa, resurge Ele, tal qual uma fênix renascendo das cinzas, para ajudar a reerguer Pesqueira, colocando-a no seu lugar de destaque no cenário das grandes Cidades, que sempre ocupou. Porque é FICHA LIMPA!

Porque no momento atual é o nome mais forte para enfrentar os que buscam destruir a nossa terra, com ações nefastas, calamitosas, sinistras, aterrorizantes até. E porque é FICHA LIMPA!

POR QUE DR. EVANDRO? Porque saiu das urnas de 2008 com a esplêndida votação de 14.271 votos dos pesqueirenses que, ainda, sonham que é possível soerguer Pesqueira, livrando-a de grupos ou bandos políticos que não têm compromisso com a seriedade, com a sensatez, com a honradez, com a nossa terra. E porque é FICHA LIMPA!

Porque não é candidato de si próprio, mas de um conjunto de pessoas que sufragaram o seu nome nas urnas, mais do que isso, porque tem experiência político-administrativa, condições precisas para repensar Pesqueira, projetando-a para o futuro que todos almejamos que é o desenvolvimento sustentável, no mesmo sentido pensado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente, ou seja, “...o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações...”. E porque é FICHA LIMPA!

Porque esse é o desenvolvimento que queremos, o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, tentando harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação do meio ambiente. E porque é FICHA LIMPA! (Eis aí o caso do açude dos Brittos, que hoje está a quem da sua capacidade, restando-lhe apenas em torno de 20% das suas águas, por desleixo dos administradores de plantão).

POR QUE DR. EVANDRO? Porque com a sua notória experiência, com a sua honestidade, com os seus bons propósitos, vai tirar Pesqueira da 115ª posição em que se encontra, quando o assunto é investimento público, como hoje se acha lá atrás, lá longe, das cidades circunvizinhas, a exemplo de Arcoverde, 1º lugar; São Caetano, 55º; São Bento do Una, 77º lugar; Venturosa, 83° lugar; Sanharó, 95º lugar; Poção, 106º lugar; Alagoinha, 116º lugar; Belo Jardim, 135º lugar. E porque é Ficha Limpa!

Porque é chegado o momento do pesqueirense se unir e dá uma basta nessas administrações desastrosas, dá um chega de ver o nome de Pesqueira sucumbido, fraquejado, ajoelhado, humilhado, submetido a todo tipo e vexame, porque os gestores de hoje não se apercebem de que muito mais importante do que as suas mesquinhas vaidades, os miseráveis interesses, está Pesqueira e o seu povo. E porque é FICHA LIMPA!

POR QUE DR. EVANDRO? Porque Pesqueira precisa sair desse estágio em que se encontra. Pesqueira está mergulhada em uma “cachoeira” de águas turvas, encharcadas por um lamaçal de improbidades e outros males promovidos pela gestão “gambiarra”, que tão bem caracteriza a nefasta ação do prefeito de ontem e da prefeita de hoje. E porque é FICHA LIMPA!
 Porque o pesqueirense precisa renovar as esperanças perdidas, resgatando a sua história, elevando a sua fé, o seu amor pela terra Mãe. E porque é FICHA LIMPA!

Porque aqui é o lugar dos nossos filhos e netos. Porque é aqui que devem nascer o pesqueirense e a pesqueirense. Quantas e quantas criancinhas deixaram de nascer em Pesqueira, deixaram de ser pesqueirenses, porque a nossa terra não tem mais nem mesmo uma maternidade. E porque é FICHA!

Porque não aguentamos mais ouvir o noticiário diário da Rádio Jornal de Pesqueira, programa do radialista Givanildo Silva, com o povo clamando por água, por segurança, pela mobilidade urbana, por casa para morar, por trabalho, por dignidade, pelo direito de nascer e morrer em Pesqueira, pois que o hospital Dr. Lídio Paraíba está no UTI do despropósito, do disparate, do absurdo, da imprudência, da leviandade, do descuido, do vacilo, dos administradores de plantão. E porque é FICHA LIMPA!

Porque, enquanto eles (os administradores de plantão) vivem nababescamente, luxuosamente, suntuosamente, ostentando riquezas mil, passeando em seus carrões à custa do dinheiro público, o povo da minha terra Pesqueira sofre o desemprego, a incerteza, a humilhação, o descaso. E porque é FICHA LIMPA

É chegada, portanto, a hora de nos unirmos em torno do nome do Dr. Evandro Chacon, para com Ele lutarmos e resgatarmos a história da nossa terra, da nossa gente.

POR QUE DR. EVANDRO?

Por tudo isso! E porque é FICHA LIMPA!

Vamos fazer deste domingo, 27 de maio de 2012, a arrancada da vitória de Pesqueira, do seu povo, da sua história. Venha com a gente! Venha com o Dr. Evandro. Ele é FICHA LIMPA!

OFICINA LITERÁRIA: PROGRAMAÇÃO DO LABORATÓRIO DE AUTORIA ASCENSO FERREIRA



 
Programação do mês de Junho

Contarolando Histórias: Recital com Vozes Femininas: “No Mundo do Lua” (com Cida Pedrosa (PE), Silvana Menezes (PB), Susana Morais (PE), Mariane Bigio (PE) e participação de Rita Marize (PE) e Causos, Poemas e Músicas no universo de Luiz Gonzaga. Ação da Biblioteca Francisco Meirelles em parceria com o Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
  • Data 12 | terça-feira
  • Horário das 14h às 17h
  • Local: Biblioteca Francisco Meirelles – Sesc Santa Rita
III Mostra SESC de Literatura Contemporânea | de 13 a 17

Oficina: Roteiro para cinema com Alice Gouveia (PE)
  • Data 13 | quarta a domingo
  • Horário das 09 às 12h
  • Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
Oficina: Os bastidores de Ribamar” com José Castello (PR)
  • Data 13 | quarta-feira
  • Horário das 14h30 às 17h30
  • Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
Oficina: para cinema com Alice Gouveia (PE)
  • Data 14 | quinta-feira
  • Horário de 09 às 12h
  • Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
Oficina: “Os bastidores de Ribamar” com José Castello (PR)
  • Data 14 | quinta-feira
  • Horário das 14h30 às 17h30
  • Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
Récita com Viviane Mosé (ES/RJ)
  • Data 14 | quinta-feira
  • Horário19h30
  • Local: Salão de eventos do Sesc Santa Rita
Uma conversa com Ignácio de Loyola Brandão (SP)
Mediação: Homero Fonseca (PE)
  • Data 14 | quinta-feira
  • Horário20h10
  • Local: Salão de eventos do Sesc Santa Rita
Oficina: Roteiro para cinema com Alice Gouveia (PE)
  • Data 15 | sexta-feira
  • Horário das 9h às 12h
  • Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
Oficina “Os bastidores de Ribamar” com José Castello (PR)
  • Data 15 | sexta-feira
  • Horário das 14h30 às 17h30
  • Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
Récita com Maria Rezende (RJ)
  • Data 15 | sexta-feira
  • Horário 19h30
  • Local: Salão de eventos do SESC Santa Rita
Uma conversa com Adriana Falcão (RJ)
Mediação: Cristiano Ramos (PE)
  • Data 15 | sexta-feira
  • Horário 20h10
  • Local: Salão de eventos do SESC Santa Rita
Récita com Chacal (RJ)
  • Data 16 | sábado
  • Horário 17h
  • Local: Livraria Cultura
Uma conversa entre Bráulio Tavares (PB/ SP), Wilson Freire (PE), Astier Basílio (PB) e Pedro Américo de Farias (PE)
  • Data 16 | sábado
  • Horário 17h40
  • Local: Livraria Cultura
Leitura Poética com Marcelino Freire (PE/SP)
  • Data 17 | domingo
  • Horário 17h
  • Local: Livraria Cultura
Uma conversa com Marcelo Rubens Paiva (SP)
Mediação: Samarone Lima (PE)
  • Data 17 | domingo
  • Horário 18h40
  • LocalLivraria Cultura
Deixa que eu conto Eros na literatura com Raimundo de Moraes (PE). Ação da Biblioteca Francisco Meirelles em parceria com o Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
  • Data 19 | terça-feira
  • Horário 15h
  • Local: Biblioteca Francisco Meirelles – SESC Santa Rita
Oficina Sobre ler e escrever para teatro – Uma introdução prática ao universo do texto teatral com Luís Felipe Botelho (PE)
  • Data 26 a 29
  • Horário: das 9h às 12h
  • Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
Meu Vizinho, o Escritor com Susana Morais (PE) e Jorge Filó (PE)
Provocação: Meca Moreno (PE)
  • Data 26 | terça-feira
  • Horário 15h
  • Local: Hall de entrada do SESC Santa Rita
Intervenção Poética com Valmir Jordão (PE), Ivan Marinho (PE), e Malungo (PE)
  • Data 27 | quarta-feira
  • Horário 12h
  • Local: Hall de entrada do SESC Santa Rita
A Barca do Encantado com Beatriz Brenner (PE) e Lúcia Moura(PE), visitando Geraldino Brasil
  • Data 28 | quinta-feira
  • Horário 15h
  • Local: Biblioteca Francisco Meirelles – SESC Santa Rita
Obs.:
1. Todas as ações serão oferecidas gratuitamente, mas obedecem ao limite de vagas dos espaços onde serão realizadas.
2. Para realizar as inscrições das oficinas, basta levar um livro de literatura (em bom estado para o uso da leitura) no Setor de Cultura do Sesc Santa Rita, no horário das 14h às 18h, de segunda a sexta. A partir do dia 27 de abril de 2012

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!