segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MUSEU DO PINTOR ELEZIER XAVIER

Pintor  triunfense Elezier Xavier renome nacional

Faz muito tempo que estamos defendendo que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, realize estudos para promover a implantação de um museu na Rua Olímpio Wanderley, Centro, em homenagem ao professor, desenhista e pintor triunfense Elezier Xavier. O grande apaixonado por Triunfo  falecido há cerca de 15 anos que jamais recebeu uma justa homenagem pela divulgação gratuita  sempre proporcionada à sua cidade, onde conviveu no século passado antes de seguir carreira em Recife,  na adolescência.

Essa reivindicação tem sido insistentemente cobrada em todas as administrações públicas municipais, sempre prometidas e nunca cumpridas pelos gestores desprovidos de sentimento nativista e visão empreendedora. Pouco se importam em  elastecer as nossas opções de turismo e lazer para os inúmeros visitantes que recebemos nas mais diversas temporadas, motivados pela fama de "Estação Climática" e "Estância Balneária".


O memorial Elezier Xavier seria instalado no casarão de arquitetura antiga onde nasceu e residiu o pintor – localizado nas centrais artérias urbanas da Rua Manoel Pereira Lima e Rua Isaias Lima -, ficando depois conhecido no estado, no país e no mundo.Estamos há anos propondo o justo tratamento, a fim de fazer jus a importância que o mesmo representa para o município triunfense.


Bastava adotar uma montagem museográfica, sem necessidade de haver extensa intervenção restauradora no espaço físico, apenas destacando com pintura específica a  fachada do prédio e providenciando internamente no museu uma área restrita a pequenas exposições temporárias e atividades diversas. Também poderia ser instalado  pequeno saguão para mostras definidas, rápidos eventos, alguns cursos e encontros relacionados para divulgação do Museu Elezier Xavier.

Existe bastante facilidade para realização desse plano, procurando o apoio dos órgãos relacionados, como Governo do Estado, Fundarpe, Empetur e Ministério da Cultura. Precisamos utilizar o grande potencial que possuímos com o mínimo de criatividade.Admitimos  não render votos igualmente à práticas nocivas utilizadas para conquistá-los a cada eleição, mas com certeza ganharia o "Oásis do Sertão", maior dimensão atrativa. Pensem nisso!

8 comentários:

  1. Isso não se realizará jamais, rapaz, sonhe não...pode esperar deitado que em pé cansa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solução esta que, com um pouco de eficiência e responsabilidade estaria resolvida.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. UMA MEDIDA SIMPLES RESOLVERIA A QUESTÃO, ACONTECE QUE NÃO EXISTE UMA ADMINISTRAÇÃO INTERESSADA EM TRIUNFO PARA TRATAR DESSES ASSUNTOS CULTURAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Justa homenagem ao grande pintor triunfense, cuja obra alcançou o mundo. Na próxima geração, já não será mais conhecido, posto que não conheço em Triunfo nenhum quadro do artista.
    A primeira providência seria resgatar com dinheiro público ou não, alguns quadros do Eliezer. Quem sabe receber, até mesmo por doação da família, algumas peças.
    Entendo porem que manter essas peças, se conseguidas, neste casarão cheio de goteiras e de cupim não tardaríamos a perder tudo.
    As peças conseguidas deveraão ser expostas permanentemente na Oficina de Obras do SESC, recém inaugurada, ou mesmo no Hotel do SESC. Por que não no museu? Por que não lançar a campanha para cada pousada adquirir e manter em exposição um quadro do Eliezer?
    Outro pintor que merece ter algumas obras resgatadas é o Carlos de SR. Moisés, irmão de Dorinha.
    Quem se lembra de Severino Araújo, que desenhava com carvão nas calçadas; e de Madre da Glória, ainda viva, quem tem alguma obra dela? A hora é de resgate. Não precisa muito dinheiro, precisa de ação e de vontade, sem envolver a Prefeitura. Vamos à luta, contem comigo.

    ResponderExcluir
  4. Incrivel, a falta de respeito com a cultura... Era amigo do Elezier e fiquei triste com esses comentários... Um pintor famoso, conhecido no mundo todo... Meu Deus, reina a ignorancia e a politicagem...

    ResponderExcluir
  5. Realmente é lamentável e muito triste a falta de respeito com a nossa cultura. E ao tão consagrado nacional e mundialmente, o artista plástico pernambucano, ELEZIER XAVIER, que foi também um arte-educador e dedicou a sua vida profisdional ao ensino de desenho das artes plásticas na rede oficial de ensino no Recife-PE.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!