sábado, 14 de abril de 2012

TUPARETAMA - 50 ANOS DE VERDADE

                                                        Joel Gomes Pessôa - Vereador

Nasci na época em que travava-se uma "guerra" política sobre a emancipação ou não da Vila de Bom Jesus, posteriormente elevada ao nome de Tupã e Tuparetama, Distrito de Tabira.

Pois é, nos idos de 1960, haviam dois grupos políticos que tentavam, cada um, trazer para si o feito da emancipação de Tuparetama. Alguns cargos ofertados politicamente a Othon Leite, Pedro Tunu, Abilio Leite, (chegou a ocupar cargo de destaque), Valfredo Leite, Francisco Perazzo e tantos outros que não me recordo. Será que professores à época também foram indicados por ambos os grupos?

São 50 anos de vida e não poderíamos esquecer os grandes destaques: João Tunu (prefeito indicado), Severino Souto (primeiro prefeito eleito e homem reconhecidamente probo), Elias Pessôa (Tilia, honesto e carismático), Abílio Leite (a juventude começando a mudar num mandato tampão), Antônio Bolinha (grande humanista), Pedro Tunu (o mais utópico), Vitalino Patriota (tri-campeão) e o atual Sávio Torres (o que mais sofreu processos contra sua administração pela má uso dos recursos públicos).

É natural e sublime para uma sociedade o efeito democrático em que políticos discordem da maneira como administra este ou aquele gestor. Como representante legal do povo não poderia deixar passar em "brancas nuvens" as festanças de aniversário de minha querida e amada cidade.

Porém, alguns aspectos são relevantes para o fator político: será que o povo recorda-se que em 2009 Tuparetama recebeu do Ministério do Turismo R$ 950.000,00(teve até Emenda do "Negão Abençoado" para realização de festas, inclusive uma denominada "Revivendo o São João" que nunca existiu e que se fiscalizadas descobrirão a "mutreta"?

Será que o povo recorda-se de que o prefeito do município juntamente com mais 09 (nove) membros da sua família falsificaram documentos públicos, praticaram falsidade ideológica, afrontaram o Decreto Lei 201/67, majoraram contra-cheques sem se quer serem funcionários da prefeitura para obterem empréstimos fraudulentos junto ao BANCO MATONE (já com a manifestação do Procurador Geral)?

Recorda-se a nossa gente de que houve uma denúncia (Representação junto ao MP/PE) de que vendera-se um terreno público pertencente a prefeitura e que, segundo oitiva no próprio MPPE do ex proprietário foi trocado por 'bois" sem a devida autorização?

Recordam-se os funcionários públicos do dinheiro do FUMPRETU que sumiu e, numa fiscalização do TCE/PE constatou-se uma fraude de mais de 1 milhões de reais?  E as licitações? coloque-se a Polícia Federal para periciar?

Recorda-se o povo de que o TCE/PE rejeitou por unanimidade as contas de 2008 e que foi aprovado na Câmara de Vereadores por um erro fatal de um vereador da oposição que, segundo o próprio, votou errado?

Sabe o nosso povo que o atual gestor, enquanto vivo seu Pai, nominou o pátio da feira livre de "Prefeito João Tunu" e pagou uma multa imputado pelo MPPE? 

Tuparetama merece uma festa à sua altura, mas, elevemos as mãos aos entes: UNIÃO e ESTADO que cobriram o município com obras e nos fazem sentirmo-nos verdadeiros cidadãos e o dinheiro é do povo. Estes deverão ser os beneficiados.

Comemore mais saiba da história política de sua cidade. Eu faço parte desta história e não comungo com nenhum dos escândalos praticados.

Parabéns Tuparetama 
Joel Gomes Pessôa - Vereador - PR Tuparema/PE

25 comentários:

  1. PARABÉNS,MEU AMIGO JOEL GOMES, VEREADOR DA MINHA TERRA NATAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser um alienado chamar esse senhor de grande vereador? Onde,em São José ou no Recife?

      Excluir
  2. Esse vereador tem banca de prefeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o sonho dele, mas nunca vai se realizar, pq o eleitor daqui tem juizo.

      Excluir
  3. É um absurdo não sermos recompensados pelo trabalho e pelo esforço vigilante do vereador Joel Gomes Pessoa colocando-o na Prefeitura de Tuparetama em substituição de Sávio Torres.Seu sogro Vitalino, três vezes eleito prefeito é o primeiro a não abonar sua candidatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, primeiramente Vitalino não tem nada haver com a questão de abonar a candidatura de Joel, até porque Vitalino é PSB e Joel é PR.

      fale quando souber falar...

      Excluir
  4. PARABÉNS TUPARETAMA. PARABÉNS VEREADOR JOEL GOMES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Lourdinha Menezes não existe aqui.Será de Márter

      Excluir
  5. Tuparetama terra das famílias Perazo e Tunú

    ResponderExcluir
  6. Esse vereador, só sabe acusar, porque ele não mostra o que fez em tantas vezes que foi vereador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conversa é só uma: quem Sávio Torres apresentar é quem vai ganhar.E pronto!

      Excluir
  7. Esse Joel Gomes nem voto tem em Tuparetama e Sávio tem mais de 90% da aprovação popular. Sei que doi nele saber e não ter obraras para falar, enfim, faz o papel dele criticar que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que mentira pinóquio.Quer enganar a quem?

      Excluir
  8. Ele pode até não conseguir votos suficientes para ser eleito prefeito de Tuparetama, mas faz uma boa oposição e principalmente exerce o dever fiscalizador do cargo que ocupa. Denuncia mesmo! Enquanto a maioria dos outros veriadores da cidade são pau-mandados, não sabem nem os deveres que recaem sobre suas funções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem boca diz o que quer, mas ninguém ver isso em Tuparetama, é propaganda enganosa.

      Excluir
  9. Não Errou. A Familia Perazzo e Tunú não são filhos de Tuparetama-Pe, veja de onde eles vieram!!!

    ResponderExcluir
  10. Familia Perazzo e Tunú não são de Tuparetama-Pe...

    ResponderExcluir
  11. Ficou totalmente fora das festividades,porque nem historia tem para fazer parte de um momento como este,que quem tinha histiria participou,um zero a esquerda,uma vergonha para a historia,so sabe atirar para todo lado mas quando MORRER,nem lembrança deixa de benfeitoria(e nem falta).Ô dor de cotovelo!!!!!Estou falando do quase nada joel gomes,não consegue sair de 1%nas pesquisas Ô coitado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava rondando todo pronto mais ficou escanteado ninguém deu atenção.

      Excluir
  12. Se Joel mente, ataca a esmo e não faz nada, por que as pessoas (imagino que os anônimos pertençam a um mesmo IP) se dão ao trabalho de xingá-lo tanto?
    "Quem não deve, não teme" é o que dizem...
    Oposição bem fundamentada incomoda, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oposição bem fundamentada, onde? Incomoda, onde?Diga...

      Excluir
  13. Nem TORRES, nem TUNU, nem PATRIOTA MUITO MENOS PERAZZO!!!! Infelismente o que se ouve nos comentários dos tuparetamenses, em especial nos grupos jovens da cidade, é que: - Já que só tem esses(desqualificados dos grupos "politicamente dominantes"), vai qualquer um mesmo ou vota-se em branco. SERÁ MESMO QUE NÃO TEMOS OPÇÃO???? Tuparetama merece e precisa de mudança, de uma inovação no campo político. Estes "governos de poucos", trazem como conseqüências sérios problemas estruturais(nas escolas, no hospital, nos programas sociais... na administração municipal como um todo). A bronca é fazer com que a maioria do povo saia dessa alienação e passe a exigir e buscar melhorias! Enquanto isso, ao longo desses 50 anos, a política do pão e circo se perpetua.

    ResponderExcluir
  14. Eu como muitas pessoas de tuparetama.....não vamos mais nos alienar....então transferimos os votos para outro estado....pena vão perder muitos votos de uma mesma família....espero q isso faça falta na hora das contas de votos.....e merda pra todo mundo = eleições de tuparetama.....ABRAÇO!!!!

    ResponderExcluir
  15. Quem não serve para servir é melhor ir embora mesmo, já vai tarde.Joel Gomes ficará aqui de cabeça erguida porque tem compromisso com o povo de Tuparetama, nunca se baixou a Torres,Tunu,Perazzo e encontra-se em sua terra.Bajuladores atrelados ao prefeito, fora!A Paraiba lhes espera, bom proveito e fiquem por lá mesmo, não precisa voltar pra cá mais não.De gente dessa qualidade estamos cheios, queremos mudança e Joel é a ùnica trilha que vemos no momento.

    ResponderExcluir
  16. se nao fosse o vereador joel gomes ninguem descobria os podres da prefeitura, q eu pessoalmente não sei se é verdade mas ele com certeza tem provas pra poder falar.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!