domingo, 11 de setembro de 2011

MEU SONHO DE CONSUMO - FÁBIO MOZART




















Fábio Mozart

É conhecer Princesa Isabel, a terra do Coronel Zé Pereira, o homem que enfrentou João Pessoa e criou uma República Independente, experiência separatista que ficou para sempre nos anais da História do Brasil como a revolta de Princesa. Até hoje o coronel Zé Pereira tem representantes na política local. O grupo Pereira está no poder por mais de cem anos. Nem por ser o cenário dos romances geniais de Tião Lucena, uma espécie de arqueólogo contemporâneo de esquecidas histórias do nosso povo.

Mas Princesa Isabel me encanta e impressiona pelo seu casario que ainda resta, tudo bem desgastado pelo tempo, conforme testemunhou um amigo ao visitar a cidade, que tem história para contar em cada esquina. Poderia ser melhor conservada.No dia em que eu for a Princesa Isabel, dou um pulo em Triunfo, Pernambuco, a cidade mais alta e mais fria do meu Estado natal, que nasci na Zona da Mata Norte, num lugar chamado Timbaúba, conhecido como a Princesa Serrana.


O problema é que Princesa Isabel fica a 420 quilômetros de João Pessoa. Meu cururu não tem motor para suportar viagem tão longa. Apesar da riqueza do seu patrimônio histórico, não temos viagens turísticas para lá. É a velha tradição da gente não dar importância à riqueza cultural de nossa terra. Com a história que tem, Princesa Isabel poderia viver só de turismo cultural. A pequena cidade que se declarou território livre é um nicho turístico extraordinário, mas o paraibano prefere ir para Miami ou Paris. Os mais pobres se contentam com Gramado ou Foz do Iguaçu. Os que beiram à miséria, como o leão que vos fala, sonham com um passeio na terra de Canhoto da Paraíba, lugar que foi o estopim da bomba destruidora da República Velha.


Abaixo, o decreto de proclamação da independência do município de Princesa.


DECRETO Nº 1, DE 9 DE JUNHO DE 1930

Decreta e proclama provisoriamente a independência do Município de Princesa, separado do Estado da Paraíba e estabelece a forma pela qual deve ele se reger.

A administração provisória do Território de Princesa, instituída por aclamação popular, decreta e proclama a resolução seguinte:

Art.1º - Fica decretada e proclamada provisoriamente a independência do Município de Princesa, deixando o mesmo de fazer parte do Estado da Paraíba, do qual está separado, desde 28 de fevereiro do corrente ano.

Art.2º - Passa o Município de Princesa a constituir, com os seus limites atuais, um território livre, que terá a denominação de Território de Princesa.

Art.3º - O Território de Princesa, assim constituído, permanece subordinado politicamente aos poderes públicos federais, conforme se acham estabelecidos na Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil.

Art.4º - Enquanto, pelos meios populares, não se fizer a sua organização legal, será o território regido pela administração provisória do mesmo território.

Cidade de Princesa, 9 de junho de 1930.

- José Pereira Lima
Deputado estadual e coronel

18 comentários:

  1. Não conheço pessoalmente a cidade de Princesa Isabel-PB, mas sempre ouvi falar da sua rica história tomada por acontecimentos marcantes no princípio do século passado.

    Marta Freire
    Recife-PE.

    ResponderExcluir
  2. Acho Princesa Isabel um local bonito com casarões iguais aos daqui. Teca

    ResponderExcluir
  3. Ser prefeito agora neste lugar, precisa estágio em Princesa, na Lagoa da Fazenda.

    ResponderExcluir
  4. MEU SONHO DE CONSUMO É VOLTAR A OUVIR A LOCUÇÃO OFICIAL PERFEITA NOS EVENTOS DE TRIUNFO PELO DENIS CARLOS GOMES.QUEREMOS ELE NOVAMENTE, PORQUE BOM DEVE SER MANTIDO.

    ResponderExcluir
  5. Triunfo é um dos municípios pernambucanos que poderia investir mais no turismo ecológico, tem um bom potencial, possui muitas reservas, uma enorme área verde e uma belíssima vista panorâmica.
    A prática de realização de trilhas ecológicas tem sido muito comum e bastante procurada em todo o Brasil.
    Anderson Santos

    ResponderExcluir
  6. A demolida estrutura da Mini-Ceasa que foi construida e destruida sem nunca ter funcionado um dia se quer , continua abandonada, servindo de esconderijo para traficantes e ladrões. André

    ResponderExcluir
  7. COMO ROMA NÃO FOI FEITA EM UM DIA É POSSÍVEL QUE NO FUTURO OUTRAS PESSOAS DIGNAS VENHAM A GOVERNAR TRIUNFO. Silvia.

    ResponderExcluir
  8. MUDAM O TEMPO, O VENTO E A LUZ, SÓ NÃO MUDA A POLITICALHA DESSA CIDADE.CADA DIA PIOR.Silvia

    ResponderExcluir
  9. O sonho de consumo é repetir dois aviões daqueles que destruiram as torres gêmemas em 11 de setembro de 2010 no EUA, atingindo a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, quando só estiverem dentro todos corruptos.BUUUMMMMMMMMMMM!

    ResponderExcluir
  10. Esse tempo que eu julgava não retornar mais e que pode se iniciar como algo físico e real, mas que não podemos modificar. Suzete Lima

    ResponderExcluir
  11. MEU SONHO SERIA UMA CÂMARA DE VEREADORES FORMADA POR:
    Hérica Karla,Denis Gomes,Carlos Ferraz,Sargento Cesanildo,Ines Carvalho,Lucivaldo Ferreira,Ronaldo Vasconcelos, Seu Paiva,Diana Rodrigues.

    ResponderExcluir
  12. Eu quero apenas carinho, o mundo olhando prá mim, não quero viver mais sózinha, pois a vida assim é ruim.Jeane - Vila Jericó

    ResponderExcluir
  13. ANELIZA REPRESENTANTE DA VILA DE JERICÓ COMO NOSSA FUTURA VEREADORA 2012.EDILSON VICE-PREFEITO DE CARLOS FERRAZ OU PAULO ITÀLO.APOIO DR MANINHO E CABO VAVÁ.

    ResponderExcluir
  14. Corrigindo a falha do anônimo: Não é Aneliza, é a professora Anelita esposa de Edilson de Jericó.

    ResponderExcluir
  15. Meu sonho de consumo é colocar todos os ladrões da prefeitura e da câmara num paredão e mandar capitão Denis, tenente César e cabo Romão detonar uma rajada nessa turminha safada. Leo

    ResponderExcluir
  16. CABO VAVÁ.KKK TÁ COM NÓIS DENOVO JUNTO COM DR LUCIANO, DR OSAILDO,DR BATISTA E O POVO

    ResponderExcluir
  17. Levantamento recente mostra que mais uma vez o povo não é favorável colocar o avião naquele lugar. Prefeito foi desmentido que a FAB exigiu o aquele lugar.Beto

    ResponderExcluir
  18. CABO VAVÁ VOLTOU PARA O NINHO DOS ABUTRES? NINGUÉM PODE PREVER A CARA DE PAU DESSE RAPAZ.E O PIOR É QUEM VAI ATRÁS.kkk

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!