quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO!!!

Receita de ano novo  - Carlos Drumond de Andrade



Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)


Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

O Blog Opinião deseja a todos os seus leitores, seguidores e amigos um 2011 de muita felicidade, paz, prosperidade, sonhos concretizados e realizações de novos sonhos...
Vamos continuar na luta por um mundo melhor!

LULA CHEGA AO FIM DO MANDATO COM 87% DE POPULARIDADE

por Robson Bonin

Pesquisa Sensus divulgada nesta quarta-feira (29) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descerá a rampa do Palácio do Planalto com popularidade recorde de 87%.

Ao fim de oito anos de mandato, Lula entregará à presidente eleita Dilma Rousseff um governo com 83,4% de aprovação. O percentual também é o mais alto já registrado pelo levantamento.
Entre 23 e 27 de dezembro, o Instituto Sensus ouviu 2 mil entrevistados em 136 municípios de 24 estados. Em setembro de 2010, a última rodada da pesquisa mostrava Lula com 80,7% de popularidade e o governo com 79,4%. A melhor avaliação de Lula na série histórica do levantamento é de 84%, em janeiro de 2009.

Dilma
O Sensus também mediu a expectativa dos entrevistados em relação ao governo de Dilma Rousseff. Para 27,7% dos pesquisados, a petista fará um “ótimo” governo. Já 41,5% apostam em um boa gestão e 17,6% acreditam em uma administração regular. O governo Dilma será ruim ou péssimo para 6,4%. Os que não responderam ou não souberam totalizaram 7%.

Desenvolvimento
A pesquisa perguntou ainda se, do ponto de vista econômico, o país havia se desenvolvido “muito, um pouco ou não havia se desenvolvido” durante os oito anos de governo do presidente Lula. 63,9% consideraram que o país se “desenvolveu muito”, 30,4% avaliaram que a economia evoluiu “um pouco” e 3,7% concluíram que o país não se desenvolveu economicamente durante os dois mandatos de Lula.
Na área social, a mesma pergunta foi realizada e 57,8% dos entrevistados afirmaram que as ações sociais se desenvolveram muito na gestão Lula. Já 35,6% consideraram que houve um pouco de desenvolvimento e 4,1% não observaram evolução nas políticas sociais.
O governo de Dilma Rousseff será uma continuidade do governo Lula para 65% dos entrevistados. Outros 8,5% acreditam que Dilma irá continuar a gestão Lula apenas em parte e 23% responderam acreditar que a administração da petista não representará continuidade.

Ministério
A equipe ministerial escolhida pela nova presidente também foi avaliada pelos entrevistados. 16,6% dos ouvidos pelo Instituto Sensus consideraram “ótimo” o grupo de 37 ministros indicados por Dilma. Já 28,9% consideraram “bom” o novo ministério e 23,5% consideraram “regular”. O percentual de entrevistados que não souberam avaliar ou preferiram não responder ficou em 24,2% e os que consideraram ruim ou péssimo o primeiro escalão de Dilma totalizaram 7%.
A maioria dos entrevistados – 27,5% - disse ainda acreditar que as indicações de ministros para o próximo foram apresentadas por Lula. 24,8% responderam que foi Dilma a responsável pelas escolhas e 18% apontaram os partidos da coligação como autores das designações de ministros. O PT também foi citado por 16,7% e os que não souberam ou não responderam somaram 13,1%.
Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, as denúncias envolvendo ministros do futuro governo acabaram não influenciando na avaliação da nova equipe. Um dos episódios noticiados envolveu o futuro titular do Ministério do Turismo, deputado Pedro Novais (PMDB-MA), que pediu reembolso à Câmara de uma nota de pouco mais de R$ 2 mil gastos em um motel de São Luis. Ele atribuiu o pagamento a um erro da assessoria e devolveu o dinheiro.

Reformas
Apesar de o presidente Lula já ter deixado claro, em pronunciamentos, que a reforma política será uma de suas prioridades ao deixar o Planalto, na pesquisa, os entrevistados avaliaram como mais prioritária a reforma trabalhista (28,7%), seguida das reformas política (20,9%), tributária (11,5%), previdenciária (10,1%), judiciária (9,4%) e agrária (7,4%).
Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, os números registrados pela pesquisa Sensus mostram que Lula seria o presidente, em final de mandato, mais bem avaliado do mundo. “A não ser que apareçam outros presidentes que nós ainda desconhecemos”, disse Andrade.

Ações prioritárias
Em sua 110ª rodada, a pesquisa Sensus mostra que 46% dos entrevistados continuam apontando a área da saúde como a mais problemática da máquina federal, seguida das áreas da educação (19,5%), violência urbana (15,1%), geração de empregos (9,2%), habitação (3,1%), transporte (2,8%), estradas (1,5%) e saneamento (1,3%).
Em relação às ações na área de segurança pública, a pesquisa também questionou os entrevistados sobre as ações policiais no conjunto de favelas do Morro do Alemão. 90,6% aprovaram as operações articuladas em parceria pelos governos federal, estadual e municipal no Rio. 7,1% desaprovaram e 2,4% não responderam.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

SERVIR É NOSSA PALAVRA DE ORDEM


Em apenas sete anos de atuação em Triunfo, o jornal OPINIÃO já ocupa um espaço importante no seio da sociedade. Um dos motivos para alcançar a façanha é o programa determinado de fidelidade e as ações interativas junto aos leitores.
Queremos que o OPINIÃO seja um informativo agradável para os triunfenses que possam utilizá-lo como: instrumento de diversão, fiscalização, e que ao mesmo tempo, traga à tona os problemas diários sempre procurando soluções intermediárias palpáveis para um convívio municipal saudável; não se constituindo somente em um espaço de denúncias, mas que contribua com o bem viver da população.

VAMOS GANHAR O SAMU


O município de Triunfo está aguardando ansioso a chegada de uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU no início de 2011, segundo o relato do secretario de saúde Saulo Xavier.
O acordo com o governo federal prevê – igualmente a outros municípios pernambucanos beneficiados pelo programa a entrega do veículo para suporte básico e futuramente uma Unidade de Suporte Avançado mais conhecido como UTI.

SOCIEDADE TRIUNFENSE DE CULTURA – STC


Há exatos 80 anos começava a história do tradicional clube social da cidade, denominado Sociedade Triunfense de Cultura – STC, localizado à beira do açude no setor hoje chamado Lago João Barbosa Sitôneo, na Avenida José Veríssimo dos Santos, Bairro Guanabara, com o esforço de alguns conterrâneos da época, como: Napoleão Carvalho, Artur Diniz, José Veríssimo, Aluisio Rodrigues, Geraldo Diniz, Francisco Moises, entre outros que conduziram a formação da diretoria da instituição, e só depois conseguiram construir a sede social no local atual.
O funcionamento a princípio era apenas para sócios e convidados, acontecendo semanalmente palestras, leituras, jogos, reuniões e animadas festividades com conjuntos locais e orquestras de outras cidades no espaço modesto que contabilizava pouco mais de 20 mesas. Depois a sociedade tomou gosto se tornando em um ambiente movimentado bastante frequentado por moradores associados e visitantes de outros municípios previamente agendados.
No momento atual vem a STC com extrema dificuldade devido a falta de cooperação dos conterrâneos que não se dispõem frequentar aos eventos promovidos e nem tampouco saldar a mensalidades devidas.
Muito embora as últimas gestões de Murilo Simões e José Soares tenha deixado dentro do possível melhoramentos significativos no espaço físico da sua propriedade.

AGUARDAMOS MELHORIAS, PORÉM, ELAS NÃO VIERAM...


Esperamos com ansiedade na cidade a Prefeitura de Triunfo apresentar edital de licitação até o final do ano (pois é, e o ano acabou!) para elaboração de projetos de recuperação na área urbana centra com as seguintes providências: 1) retirada da inviável pista construída anexa ao calçadão, além da extensão do canteiro; 2) instalação eficiente pela Phillips de todo processo do Lago João Barbosa com troca dos postes constantes em cima do paredão por outros bem mais altos e com potentes luzes capazes de refletir com destaque as suas águas, além de outros recursos na iluminação; 3) a execução dos sonhados planos decorativos definitivos das belas fachadas do Cine Teatro Guarany e Igreja Matriz de N. S. das Dores; 4) abertura das vias: Rua Joaquim Timóteo de Lima a Praça da Bandeira e Avenida Frei Fernando a Rua Manoel Paiva dos Santos.

APOSTANDO NOS PONTOS

Saúde
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) pelo projeto estruturador determinado deve funcionar toda a semana com atendimentos agendados, com: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. Além disso, exige uma equipe multidisciplinar composta com profissionais de assistência social, apoio administrativo, farmácia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Cada equipe deve atender a 30 pacientes mensalmente, tem como benefícios outros, diminuir os riscos de infecções hospitalares.


Obras
Está a cidade de Triunfo, precisando de um projeto de ação ousado para recapear ruas, praças, avenidas, travessas e outros logradouros públicos urbanos da sede e bairros periféricos, um investimento esperado há longos anos pela população, visitante e turistas, principalmente motoristas e transeuntes que circulam diariamente em verdadeira tábua de pirulitos.


Turismo
Apesar de várias conquistas ao longo dos anos – graças a uma luta de pessoas comprometidas com a terra que não descansam em reivindicar melhorias – não vemos uma discussão de integração regional de todos os setores sociais locais e nem dos municípios que compreendem o Estado, porque os órgãos fomentadores do turismo ainda não entenderam que a interiorização se constitui no grande saída para a venda do município como produto qualificado. A receita de sucesso seria uma integração entre o poder público, a comunidade e a iniciativa privada.

FEIRA LITERÁRIA DE TRIUNFO


Temos recebido de uma conceituada leitora a interessante sugestão de neste espaço democrático cobrar a realização de uma Feira Literária, assim como em Porto de Galinhas a Fliporto, que também foi instalada em Olinda/PE e agrega grande público, reunindo muitos editores, fazendo assim um evento moderno e diferente, o que cabe muito bem na nossa cidade balneária.
A programação com palestras e debates pode acoplar uma Feira de Livros, podendo ambas funcionar no mesmo local e data nesta estância climática em homenagem a escritores nacionais mais conhecidos, como: Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Jorge Armando e Machado de Assis. Podemos nos contactar com o escritor Antonio Campos – para ser uma espécie de coordenador desta atividade cultural.
Nesse encontro de personagens com leitores a apresentação de filmes seria imprescindível, além de oficinas, teatro e danças para crianças.
Essa novidade poderia contar com destaque regional, nacional e internacional em termos de movimentação e divulgação, além de emprestar o charme da cidade aos visitantes participantes, se formando um momento anual consolidado.

AÇÃO PARA SER IMITADA


Assim como muito bem fez na recuperação da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, do Colégio Stella Maris e da Igreja do Rosário, a comunidade católica de Triunfo em conjunto com as autoridades constituídas locais e empresas privadas precisa fazer uma cobrança oficial ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), visando a realização das obras de recuperação e restauração da Igreja São Luiz Gonzaga, localizada na Rua Padre Ibiapina, Centro.

CAÇADA CONTRA RATO


Informe chega à redação do OPINIÃO que determinado político local está prestes a ser investigado e indiciado pela Polícia Federal por suspeita de fraudes e possível superfaturamento de obras públicas realizadas no município de Triunfo.
Inquérito da PF poderá concluir que houve má versão de valores causando prejuízos aos cofres públicos, porém segundo o informante bem relacionado e esperto que sempre está por perto, ainda não pode se pronunciar sobre o nome do sortudo marajá que acaba de ganhar esse bilhete premiado, sendo devidamente responsabilizado e autuado por muito que deve ter furtado. Coitado!!!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL AOS NOSSOS LEITORES E SEGUIDORES...


É Natal.

Tempo de fé.
Felicidade nos corações humanos.
Esperança de dias melhores.
Inspirações de amor.
Família reunida.
União cristã.
Encontros acontecendo.
Festa preparada.
Estrela brilhando,
Cristo nascendo.
Tempo preparado, para vê-lo chegar.
Céu aplaudindo.
Caminhos se abrindo.
Vida florindo.
Mundo sorrindo.
Fraternidade se manifestando.
Gente perdoando.
Mãos se juntando.
Humanidade agradecendo.
Tudo é prece.
E momento de paz.
Ele veio para nos salvar...
Por isto
É Natal!
Maria Neuza Kneip



PARABÉNS PADRE EDILBERTO BRASIL


O BLOG OPINIÃO PARABENIZA O PADRE EDILBERTO BRASIL PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO NO DIA 23 DE DEZEMBRO E REITERA OS VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM 2011 CHEIO DE REALIZAÇÕES PROFÍCUAS EM NOSSA COMUNIDADE RELIGIOSA. A COMEMORAÇÃO FOI EM GRANDE ESTILO! NOSSOS APLAUSOS...

CANTATA DE NATAL 2010






OS NOSSOS SINCEROS PARABÉNS PELA BELÍSSIMA APRESENTAÇÃO DO MAESTRO E PASTOR WILLIAMS ZACARIAS COM SEU CORAL ILUMINADO.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PROGRAMAÇÃO NATAL EM TRIUNFO

DEZEMBRO 2010
PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE NATAL
17/12 – SEXTA
20h – LUNÁRIO – Espetáculo resultante do Programa Compassos de Aperfeiçoamento Profissional em Dança.
Coreografia concepção coletiva
Orientação Raimundo Branco
Local Theatro Cinema Guarany

18/12 – SÁBADO
19h – Serenata de Natal
19h - Concentração
Em frente à Fábrica de Criação Popular Rua da Cadeia
20h - Saída da Fábrica, percurso pelas ruas da cidade, finalizando no Coreto da Igreja Matriz.
21h - Apresentação do Conjunto de Choro Infanto-juvenil do SESC Santo Amaro.
21:30h – Grande Encontro na Cachaçaria – Só Triscando, Lucivaldo Ferreira, Ronivon

19/12 – DOMINGO
16h – Matinê, com o Maracatu Encanto da Alegria – Recife/PE e Maracatu Serra Grande do Pajeú – Triunfo/PE.
Local Estação Teleférico

20/12 – SEGUNDA
20h – Encontro de Corais do SESC
Participações
Coral do SESC Garanhuns (CD Modinha), Coral do SESC Santo Amaro, Coral infantil SESC Triunfo.
Local Igreja do Rosário

21/12 – TERÇA
Caravana Natalina no Bairro da Saudade
Participações
Coral infantil SESC Triunfo, Caretas de Triunfo, Orquestra Isaias Lima, Cabras de Lampião e Companhia de Danças Populares de Tuparetama.

22/12 – QUARTA
Encontro dos Grupos da Tradição
Participações
Cobra Literodramática Mezzo Carnavalesca da Bexiga Lixa/Arcoverde, Boi Maracatu/Arcoverde, Quadrilha Raio de Sol/Recife, Caboclinhos Tapirapés/Recife, Os Caretas de Triunfo, Banda de Pífanos de Jericó e Grupo João Moreno de Bacamarteiros de Triunfo.
Local Em frente à Igreja Matriz

23/12 – QUINTA
21h30 – Cantata Natalina
Coral da Igreja Batista de Triunfo e convidados.
Direção – Pastor Williams Zacarias.
Local Em frente à Igreja Matriz de N. Sª das Dores
23 a 26/12 – Trem de Triunfo
Horários
9h, 16h e 19h30 (retorno às 11h30, 18h30 e 21h30).
Local de saída SESC Triunfo
Parada de acesso – Estação teleférico
Percurso
Ruas da cidade e término no Museu do Cangaço, de onde retorna para o SESC Triunfo.

24/12 – SEXTA
22h – Concerto Natal Triunfo “A Jornada do Nascimento”
Orquestra, Solistas e Coro com repertório Natalino.
Regência – Maestro Sueudo Fernandes
Direção Cênica – Maria Rita Freire
Direção Artística – Mary Ruth Gomes
Dramaturgia – Alexsandro Silva
Iluminação – Saulo Uchôa e Sávio Uchôa
Local Palco Flutuante no Lago João Barbosa Sitônio

25/12 – SÁBADO
21h – Coral Vozes do Guarany
Local Sacada do Theatro Cinema Guarany
22h - Concerto Natal Triunfo
“A Festa”
Orquestra, Solistas e Coro com repertório variado.
Regência – Maestro Sueudo Fernandes
Direção Cênica – Maria Rita Freire
Direção Artística – Mary Ruth Gomes
Dramaturgia – Alexsandro Silva
Iluminação – Saulo Uchôa e Sávio Uchôa
Local  Palco Flutuante no Lago João Barbosa Sitônio

26/12 – DOMINGO
8h – Alvorada com o Grupo João Moreno de Bacamarteiros de Triunfo.
Praça 15 de Novembro.
15h – Natal das Crianças
Atividades recreativas e culturais
Oficinas, maquiagem, brincadeiras, recreadores, festa.
Local Estação teleférico
16h – Desfile de Papai Noel
Trem do Natal, Cavaleiros, Orquestra Isaias Lima, Maracatu Serra Grande do Pajeú, com a Corte, Caretas de Triunfo, Grupo de Xaxado Luiz Pedro, Grupo Renascer do Sertão de Jericó e convidados.
17h – Vila de Natal/Parque infantil
Local Praça 15 de Novembro
20h30 – Concerto Canta Gonzaga
Orquestra, Solistas e Coro com repertório de Luiz Gonzaga.
Regência – Maestro Sueudo Fernandes
Participações
Cezinha do Acordeon, Bia Marinho e Coral de Aboios de Serrita
Direção Cênica – Maria Rita Freire
Direção Artística – Mary Ruth Gomes
Dramaturgia – Alexsandro Silva
Iluminação – Saulo Uchôa e Sávio Uchôa
Local Palco Flutuante no Lago João Barbosa Sitônio

27/12 – SEGUNDA
20h30 – Caravana Natalina Fábrica de Criação Popular
Participações Grupo Canto e Poesia, com Antônio, Greg e Miguel Marinho, Coral Infantil SESC Triunfo e Orquestra Isaias Lima.
Local Em frente à Antiga Cadeia

28/12 – TERÇA
20h30 - Caravana Natalina do Bairro do Rosário
Participações Coral infantil do SESC Triunfo, Maracatu Serra Grande do Pajeú, com a Corte, Cabras de Lampião e Quadrilha Mirim do Bairro do Rosário.
Local Igreja do Rosário

29/12 – QUARTA
20h – Lançamento do Livro “Confissões de Uma Camareira”, de Aparecida Flosi
Participação  Sinfônica Maestro Israel Gomes - Carnaíba
Local  CTL SESC Triunfo

30/12 – QUINTA
19h – Noite do SESC na Festa da Padroeira
Local Igreja Matriz
Participação Quarteto Romançal
ENTREGA DOS PRÊMIOS DOS CONCURSOS.

CANA – parafraseando Carlos Pena Filho.

Enviado pelo amigo Cristóvão Montalvão

Bem no meio da Rua Grande
Meu Triunfo vem se acabando
A antiga Rua do Fiado
tanto se foi transformando
que hoje no pingo do meio-dia
mas parece um “infernim”
No Beto's ou lá em Carlim
o muído tem sido assim:
são trinta copos de cana
são trinta bêbo tomando
trezentas mentiras rolando
e trinta mil besta escutando.


Ah mas se a gente tivesse
tudo aquilo que tem vontade
se vestir de la Ursa
ouvir do poder a verdade
e ter a cidade mais linda
não ficar só na saudade.
Enquanto isso não incomode
o bom é levar a vida
no meio desse “infernim”
Por isso no Beto's Bar ou lá em Carlim
O muído é sempre assim:
são trinta copos de cana
são trinta bêbo tomando
trezentas mentiras rolando
e trinta mil besta escutando.

DUAS ATITUDES BRILHANTES


1) Cursos de Informática – A Secretaria de Assistência Social deve conseguir parcerias para instalar em Triunfo um curso de informática básica com aulas nos períodos manhã, tarde e noite, nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras, no seu prédio anexo, com quatro meses de duração, sendo as inscrições feitas na unidade do CRAS, visando tentar uma melhor integração social.

2) Ornamentação Natalina – O mestre Abraão Alves de Almeida (Nino) pretende fazer com a sua competente equipe faz a decoração natalina da cidade em garrafas pet, transformando esse materiais recicláveis em sinos, guirlandas, anjos e árvores de natal de Triunfo, todas arrecadadas em campanhas geralmente realizada pelas escolas locais que participam de uma competição educativa anual promovida pelo SESC e terminam ganhando prêmios diversos, uma maneira de educar e conscientizar a juventude para à preservação do meio ambiente.

CAMPANHA DOS ALAGADOS


Conforme o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco, na ocasião, as chuvas que caíram acima da média no litoral são resultado do aquecimento da temperatura do oceano 1,5°C mais alta do que o normal. Isso e fortes ventos provocaram a alta incidência de chuvas.
Os fortes temporais provocaram estragos em pelo menos 34 municípios de Pernambuco e de Alagoas deixando mais de 30 mortos e quase 100 mil pessoas sem ter onde dormir. Destas, ao menos 45 mil perderam as casas em função das enchentes. Muitos tiveram que passar noites fora. Além de casas destruídas, várias cidades tiveram serviços públicos básicos comprometidos, como abastecimentos de água, junto com unidades de tratamento acabaram danificados em meio à enxurrada.
Para tentar minimizar o prejuízo e a tragédia, o Governo Federal anunciou que pretende liberar para os atingidos o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Foi decretado estado de calamidade pública na região atingida e os governos prometeram pacotes de ajuda financeira aos que ficaram sem casas. Até o presente, quase nada chegou dos órgãos oficiais além das emocionais promessas costumeiras. A sorte foi o empenho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e os voluntários recolhendo doações de todas as partes dos irmãos solidários. Inclusive o jornal OPINIÃO esteve lá contribuindo.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

FIQUE POR DENTRO...


1) Um cão japonês de 25 anos pode ser reconhecido pelo “Livro dos Recordes” como o cachorro mais velho do mundo. A idade de “Pusuke” é equivalente a cerca de 120 anos para um ser humano. O animal sem raça definida vive com a sua dona, na cidade japonesa de Sakura;

2) Um pescador italiano chamado Roberto Godi, de 32 anos, pegou o maior peixe de água doce já visto: um bagre, com 2,5 metros e 113,45 quilos. A pescaria aconteceu em um rio da província de Mantova, no norte da Itália;

3) Um hotel acaba de ser inaugurado em Roma, na Itália, o primeiro do mundo montado exclusivamente com lixo. Com desenho do artista alemão HA Schult, conhecido por criar arte usando resíduos, o empreendimento foi feito como parte de uma campanha para conscientizar a população sobre a poluição; sendo gasto 12 mil quilos de objetos jogados nas areias da costa européia;

4) Um lugar inusitado para assistir a filmes, O Cemitério “Hollywood Forever”, em Los Angeles, nos Estados Unidos, foi o local escolhido para montar um cinema ao ar livre durante o verão. A organização do evento escolhe obras clássicas para serem mostradas como “Casablanca” (1942), de Michael Curtiz e “Intriga Internacional” (1959), de Alfred Hitchook. Evitam, no entanto filmes de terror.

DOIS ASSUNTOS DIVERSOS IMPORTANTES


1 – Estima a Organização Mundial da Saúde (OMS) existirem cerca de 1 milhão de gatos e 2 milhões de cães abandonados no Brasil. O fato, além de ser uma maldade indiscutível, ainda contribui essa prática com a transmissão de doenças aos seres humanos. Seria necessário um registro obrigatório desses animais em estabelecimentos veterinários ou órgãos credenciados pelo proprietário se exigindo a atualização das vacinas anti-rábicas e o controle produtivo. Nas regiões do Pajeú e Moxotó, particularmente, assim como outros é possível serem constatados esses animais vagando pelas artérias.

2 – Torcemos que tanto as políticas de preservação ambiental quanto o desenvolvimento ambiental sustentável sejam alcançados efetivamente com a participação de toda a sociedade. Nas próximas administrações públicas as níveis federal e estadual, garantindo aos produtores rurais familiares que aderirem voluntariamente ao programa benefícios como: pagamento por serviços ambientais sustentável, além de inserção em linhas de financiamento, crédito e fomento oficiais, entres outros auxílios previsto no regulamento do programa. Para isso se faz necessário mais empenho das lideranças sindicais da FETAPE (Federação dos Trabalhadores de Pernambuco) que ultimamente tem se posicionado com bastante discrição e acomodamento devido ser defensora do Governo do PT.

O PRAZER TRIUNFENSE


Estão chegando novamente as férias. E nada mais sugestivo que aproveitar uns dias de folga para fugir do agito do dia a dia e se refugiar em pequenos municípios urbanos aportados entre cachoeiras, trilhas ecológicas, fontes de água, grutas, bosques, flores, frutos e riachos de águas límpidas. Assim é a Serra da Baixa Verde – Triunfo, um verdadeiro paraíso ecológico.

A DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS


A boa notícia da semana e talvez a melhor do ano, foi de que 200 mil mudas de árvores nativas serão plantadas em todos os municípios pernambucanos. Esperamos que desta vez Triunfo não fique de fora, como assim tem sido nos benefícios oferecidos às cidades pelo Governo do Estado. É preciso haver mobilização desde já. A administração local deve ter consciência ambiental e futurista.

ESTÁ TUDO DOMINADO

Ficou constatado por expertos políticos locais, que a dependência, a omissão e a indiferença da população triunfense em relação aos candidatos “Ficha Suja” apresentados para serem votados em troca de “dinheiro manjado” é tão grande que assusta qualquer carcereiro que deveriam lhes manter presos engradados.
Não estão nem aí os eleitores com quem roubou ou deixar de roubar, querem é sua grana ganhar para cotarem e depois irem farrar nas residências dos marajás.
Passa a ser um grande prenúncio de que na próxima eleição municipal qualquer elemento vagabundo que o atual prefeito apontar (já que não poderá – devido pendências judiciais – se candidatar) pode chegar a levar o pleito sem se aperrear para nada realmente mudar, continuando em um joguete politiqueiro que não dá mais para agüentar. A inversão de valores parece que se perpetuou apenas tem vez quem não tem valor ou irregularidades aprontou.
Aqueles que parecem ser mais independentes, apenas apresentam pose de oposição – só tecem comentários contrários quando estão cheios de bebidas até o talo – e nem ousam se movimentar para mudar.
Triunfo, não tem mesmo jeito...

A PRAÇA IMAGINÁRIA


A imaginária Praça Irmã Jerônima Zier, frente ao prédio do Colégio Stella Maris, no Bairro Horta, deixou faz muito tempo de ser uma opção de lazer daquela comunidade. O espaço não tem organização alguma, é apenas uma referência fantasiosa, faltam canteiros, bancos e iluminação. E se não fosse pelos moradores, estaria entregue ao mato e ao lixo. Que administração é essa?

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DESABAFO EM DEFESA DE UM POVO SEM VOZ E SEM VEZ E COM MEDO


A área de saúde que pregavam e prometiam na campanha de prefeito em 2008, seria maravilhosa, exemplar, colossal; parece ter dado o inverso, se encontra pavorosa, condenável e vergonhosa. O Hospital Felinto Wanderley vai de mal a pior, faltando remédios, material de limpeza, objetos, vestimentas, conservação, pessoal, veículos e principalmente médicos plantonistas que agora ficou reduzido a dois: Cristovão Jackson e Eduardo Melo cumprindo escala duas vezes por semana (os outros plantões ficarão por conta da própria sorte), o restante dos profissionais aborrecidos e decepcionados pegaram a estrada e tiraram o time de campo reclamando o pagamento de baixos salários e a falta de condições de trabalho. A maioria dos atendimentos são repassados para a Unidade de Saúde de Santa Cruz da Baixa Verde, nosso ex-distrito, que virou cidade e está sendo bem administrada. Quem te viu, quem te vê! Como pode isso acontecer? É bom todo mundo ficar de olho para outros falsos médicos não trazerem, visando substituírem os faltosos. Já está provado e comprovado que para manterem as aparências nossos pseudo-representantes políticos são capazes de tudo... Engraçado é que ninguém tem a hombridade, a ousadia, a cidadania, a coragem, de denunciar um absurdo desses; estão inertes, passivos, indolentes, omissos, como se nada de errado estivesse acontecendo. Todos sabem dos fatos ocorridos, mas fazem de conta estar desinformados para não desagradarem os titulares da administração pública local... Onde se encontra e para que serve a Câmara de Vereadores, eleita para fiscalizar o Executivo e não se posiciona em uma hora dessas? Existe muita covardia nesta cidade de ninguém, tudo por causa de algum vintém destinado a algum familiar ou benefício oficial recebido como favor. Que horror! Quando a parte viciada dessa gente irá tomar vergonha na cara e defender os seus sagrados direitos legais com altivez, sem precisar se curvar? As urnas demonstraram que a população (por causa da grande quantidade de dinheiro comprando voto e a pressão ou não) está satisfeita com a situação. O OPINIÃO não, por isso vem de público denunciar e cobrar um tratamento digno para todos, um direito legítimo nosso. Quem quiser que fique de cara-feia, incomodado ou se exploda. Não devemos a menor satisfação. Aguentar é que não dá mais.....

APONTANDO SOLUÇÕES PRÁTICAS


01- Que tal... se tomar a iniciativa de construir no Bairro São Cristovão (por trás da residência do senhor Francisco Félix de Oliveira - Chico Leite), no lajedo pertencente aos herdeiros da saudosa Lídia Feitosa, um santuário em homenagem a Frei Damião, Nossa Senhora das Dôres ou Padre Cícero, para servir de ponto de visitação dos devotos e turistas? A obra se destacaria no cenário local, de beleza natural e visão panorâmica, próximo ao Lago João Barbosa Sitôneo, na beira da via que liga parte do Bairro Guanabara ao Bairro São Cristovão, nas proximidades do trecho onde circula o charmoso e assediado teleférico do Sesc. Pensem nisso...

02- Que tal... se for investido no turismo rural que está a cada dia mais em moda, devendo em breve passar a ser tema contínuo a ser discutido nas reuniões e palestras de Triunfo na organização estrutural do turismo? Esses assuntos abordados relacionados ao seguimento, pode se tornar com trabalho eficaz e dedicação integral, um destaque próximo para atrair o turista com ese perfil. Pensem nisso...

03- Que tal... se quando houver recursos para continuar o trabalho de restauração da Igrerja Matriz de N. Srª. das Dôres, resolverem descobrir as pinturas detalhadas desde o início da sua construção? Elas foram apagadas com simplória camada de tinta que descaracterizou significativa parte. Pensem nisso...

FATOS HISTÓRICOS NO MÊS DE DEZEMBRO


por Maria Carolina Cristianini

1530
Liderada pelo navegador Martim Afonso de Sousa, uma frota com cinco embarcações e mais de 400 pessoas parte de Lisboa rumo ao Brasil com algumas missões. Combater os navios franceses que cobiçavam o território, encontrar uma rota aberta anos antes por terra em direção ao rio da Prata e estabelecer núcleos de povoamento no litoral brasileiro eram as principais metas. Começava, de fato, a colonização. Em três anos, Martim Afonso lutou contra piratas franceses, enviou um aliado para explorar o litoral do Maranhão, chegou à baía de Guanabara, mandou 100 homens para encontrar a rota por terra para o rio da Prata (e eles foram mortos por índios carijós), sobreviveu a um naufrágio, fundou a cidade de São Vicente (em 1532) e, no planalto, a vila de Piratininga – no local em que depois se ergueria São Paulo.

1537
Sob o nome de Lucius Domitius Ahenobarbus, nasce o futuro imperador romano Nero. Filho adotivo do imperador Cláudio, assumiu o controle do Império em 54, iniciando um governo tirano. Nero ordenou assassinatos como o de sua mãe biológica e de seu meio-irmão e acusou os cristãos do incêndio de 64 em Roma. Quatro anos depois, foi deposto pelo Senado e suicidou-se.
Dia 15, na Itália

406
Após cruzarem sem dificuldades o rio Danúbio rumo ao Império Romano, os vândalos derrotam os francos, cruzam o rio Reno e partem para invadir a Gália, uma província romana localizada no atual território francês.
Dia 31, ao norte da Gália

1788
Alguns dos principais líderes da Inconfidência Mineira se reúnem na casa do tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade. Esse foi o último encontro conspiratório que definiu a revolta contra a Coroa, que pretendia cobrar um imposto extra, a derrama, a partir de fevereiro.
Dia 26, em Minas Gerais

1823
James Monroe, então presidente dos Estados Unidos, cria a Doutrina Monroe, princípios contra a intervenção européia no continente americano que se tornaram a base das relações daquele país com o mundo na época.
Dia 2, nos Estados Unidos

1865
Depois da Guerra Civil americana, seis veteranos sulistas organizam a Ku Klux Klan na cidade de Pulaski, estado do Tennessee. A sociedade se tornaria um dos maiores expoentes de intolerância racial do país.
Dia 24, nos Estados Unidos

1972
Após caminharem por dez dias pelas montanhas, sobreviventes do avião uruguaio Fairchild-F227, que havia caído 72 dias antes na Cordilheira dos Andes, são resgatados. Além de suportarem baixas temperaturas, as 16 pessoas que resistiram tiveram que se alimentar de carne humana. Estavam a bordo 40 passageiros, entre estudantes e jogadores de rúgbi, e cinco tripulantes.
Dia 22, na Cordilheira dos Andes

1983
A taça Jules Rimet é roubada da sede da Confederação Brasileira de Futebol. O troféu estava definitivamente aqui desde o tricampeonato mundial, em 1970.
Dia 19, no Rio de Janeiro

1988
Faltando poucos minutos para a virada do ano, o Bateau Mouche IV naufraga na entrada da baía da Guanabara. Das 150 pessoas que estavam a bordo, 55 morreram – entre elas, a atriz Yara Amaral.
Dia 31, no Rio de Janeiro.

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!